quarta-feira, 10 de abril de 2019

Iris da praia



Não é que saiba muito acerca de plantas e de jardinagem - acho que os meus conhecimentos são apenas moderados e fortemente intuitivos - nem água a mais nem a menos, sol direto a evitar, claridade quanto mais melhor, adubo ocasional, cortar folhas secas e ramos velhos sempre que aparecem.
A meu favor, disponho de um espaço envidraçado, amplo e arejado, onde tudo cresce, cresce desmesuradamente, em alguns casos, cresce até atingir o teto.
Portanto, este é meio caminho andado para ter sucesso.
O outro meio é o meu sincero afeto face às plantinhas.

Daí que, sempre que posso, acho graça em surripiar um raminho, uma haste, uma folha - se vier com raíz, melhor, se não, trato de as colocar num copinho com água e, tendo sorte, as raízes surgirão, transferindo então a planta para terra.
Nada de muito científico e até com o seu quê de proibido, censurável e ilegal ...

Às vezes, muitas vezes, compro na feira ou no Lidl (com preço comprovadamente baixo) especimenes a que não resisto, como é o caso das roseiras e dos limoeiros, as únicas árvores de fruto  que envasadas, dão realmente fruto.

Acresce que também vou recebendo algumas plantinhas novas,  prenda que considero magnífica para receber ou oferecer.

Feita que foi esta introdução, no conjunto das recebidas como presente, inclui-se esta:


Uma maravilha com carinha de bicho.

Foi-me oferecida por uma amiga que a trouxe do Brasil.
Seguindo o seu conselho, deixei-a no exterior, numa varanda onde apanhou chuva, frio e sol escaldante.
Aí permaneceu um ano, com este aspeto:

Folhas verdes, muitas, mas flores, nada.

Seguindo o meu instinto, trouxe-a para dentro de casa para o tal espaço envidraçado e, um belo dia, floriu.
Feliz, procurei registar o milagre, mas, 24 horas volvidas, a flor desaparecera.
Eu não sonhara, não imaginara coisas, não!
A flor tinha existido mesmo.
Continuei a regar uma vez por semana, a eliminar as folhas secas até que se repetiu o milagre - a flor que hoje mesmo fotografei e que acima publiquei. Mais ... entre as folhas várias flores espreitam, saindo diretamente da cada haste.

Tinha para mim que estava perante uma orquídea. Porém este relâmpago de floração era absolutamente atípico - nas orquídeas verdadeiras as flores perduram durante semanas, meses, até.

Então, na minha página do INSTAGRAM, publiquei a foto e pedi ajuda na identificação. A ajuda chegou. Trata-se de uma Íris.
A seguir pesquisei e cheguei AQUI.

Fiquei, então, informada - chama-se ÍRIS DA PRAIA e floresce, efetivamente durante 24 horas.
Pena que dure tão pouco, porque a planta em si não é particularmente bonita.
 A seu favor conta a expectativa do quase permanente parto iminente que em mim cria uma ansiedade boa - agora mesmo estão prestes a nascer três ou quatro novas crias!

Beijo
Nina

31 comentários:

  1. QUE PRECIOSIDD!!!
    CLARO BRASIL TIENE OTRO CLIMA Y MILES DE PLANTAS DIVINAS.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  2. Olá Nina! Eu acho lindíssima um caminho inteiro com íris. Lá na escola que trabalho,tem vários caminhos. O professor de horticultura,sabendo que amo plantas,logo ofereceu-me algumas. Já plantei-as. Vamos ver se terei a tua sorte em ve-las em flor! Espero que estejas melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ó Nina! Adorei a tua florzinha efémera... com carinha linda de bicho! Tão mimosa!
    Desde as obras de impermeabilização da minha varanda, acabaram as plantinhas cá em casa. Passo temporadas fora e já não tenho quem mas regue😌🙄😏 Conservo apenas duas ou três dentro de casa. As sementes que tinha aqui guardadas foram todas entregues à minha ajudante, que tem um amplo quintal.
    Já estás recomposta da queda?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tudo tem a sua contrapartida. Uma flor de 24 horas é milagre de aproveitar. E essa é bonita e exótica. As suas receitas de cultivo floral parecem-me muito bem. Era ainda jovenzinha, disseram-me que as flores, como as pessoas, crescem melhor havendo quem as goste.

    ResponderEliminar
  5. Wow these are cute plants I love them,Thanks for sharing.

    ResponderEliminar
  6. Sou terrível com plantas, esqueço-me de regar e depois não há nada que as salve. Muito bonita essa flor :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. This is a wonderful iris. I really love flowers

    ResponderEliminar
  8. O problema é a ansiedade que cria, porque a jardinagem é mesmo para descontrair...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, esta é uma ansiedade boa, a ansiedade de quem espera um nascimento. Sem sombra de angústia.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. It looks like a little animal face. It lives only for 24 hours. Isn’ t it amazing?

      Eliminar
  10. Cuidar de uma planta e ver as flores aparecendo é uma alegria sem tamanho (mesmo que durem pouco)!

    ResponderEliminar
  11. Uma planta interessante, que nunca tinha ouvido falar. Mas a flor é bonita, ainda que só dure 24 horas.
    Nina, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Nunca ouvi falar nessa planta.
    mas não sou expert no assunto.
    Até porque acho que as flores mudaram de nomes no decorrer do tempo.
    Certamente os nomes das flores de minha infância não são os nomes de agora.

    ResponderEliminar
  13. A veces, la intuición es sabia y nos guía por los caminos correctos.

    ResponderEliminar
  14. Que linda! Gostava tanto de ter mais jeito com as plantas, as minhas costumam morrer por excesso de amor (de rega).

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  15. Oi Nina... não conheço esta for, mas é muito bonita!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  16. É realmente maravilhosa!
    Tenho um cato com umas flores tão belas e só mostram o seu encanto 24h!
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Querida Nina: é uma verdadeira beleza e o facto de ser tão efémera só a torna ainda mais preciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Daí que, sempre que posso, acho graça em surripiar um raminho, uma haste, uma folha - se vier com raíz, melhor, se não, trato de as colocar num copinho com água e, tendo sorte, as raízes surgirão, transferindo então a planta para terra.

    Nota-se que gosta do que faz, eu não tenho jeito para plantas...

    Mesmo desanimada,
    pois não me conformo com o que aconteceu
    hoje fiz 2 posts novos
    aqui:


    http://tempolivremundo.blogspot.com/

    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    caso queira espreitar!

    eu perdi dias, semanas da minha vida
    a pesquisar para deixar toda a informação
    a escolher as fotos adequadas para o texto e para VÓS
    pessoas que talvez nunca consigam ir àqueles lugares
    e
    agora resta um buraco negro na minha alma

    Beijinho da Tulipa

    ResponderEliminar
  19. Las fotos son geniales! Espero verte pronto por mi blog! Feliz domingo! 🌼🌼🌼

    ResponderEliminar
  20. Uma variedade que não conhecia!...
    Pena que a flor dure tão pouco... mas talvez no novo ambiente... a quantidade supere a sua pouca durabilidade... pois a flor, até é bem bonita!
    Aguarde-se pois com expectativa, como a planta irá reagir nos próximos meses...
    Beijinhos! Bom final de domingo, Nina, estimando que já se tenha restabelecido por completo!...
    Ana

    ResponderEliminar
  21. Sim, uma flor tão linda e fugaz...
    Me impressiona seus cuidados com plantas!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Nina,
    Que flor tão linda! Na minha santa ignorância diria que era um lírio. Não sabia da existência da íris da praia que é lindíssima.
    Um beijinho e uma ótima tarde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Sou apaixonada pelas Íris da praia! Meu vaso esta cheio e quanto mais ofereco às amigas,mais crescem mudas❤❤❤

    ResponderEliminar
  24. Na casa em morava, meu marido (que ama jardins) plantou alguns caminhos de íris e eu havia me esquecido completamente da folhagem, que acho bonita.

    ResponderEliminar