quarta-feira, 15 de maio de 2019

Depois de um intervalo ...

Depois de um (longo) intervalo, eis-me que regresso numa pausa desta azáfama que me tem engolido as horas e os dias.

- Então, que tens feito, Nina? - perguntarão.
Assim, de repente, ocorre-me  perfumadíssimas compotas de morango  e alguma marmelada.
Jardinado!
 Não esquecer a jardinagem (que estou aqui que não posso com dores nas "cruzes", como por aqui se designa essa parte da coluna lombar.)

Vamos por partes começando pelas compotas. 
São incomparavelmente melhores as feitas em casa, sem truques económicos, sem poupanças lucrativas. 
São genuinamente verdadeiras - se no rótulo escrevo "morangos" são morangos que como. Eles, os morangos,agora abundam. Gordos, carnudos, muito vermelhos, mas, infelizmente, com pouco sabor. Dispenso-os como sobremesa. Já em compota, a coisa muda de figura. Sublimes!
Descobri um tipo de açúcar com gelificante (no Aldi) que simplifica absolutamente a tarefa. Nada de horas vigiando a fervura em fogo lento até ser atingido o ponto pretendido. Não! Com este açúcar, numa proporção de 1 kg de morangos para 1/2 de açúcar, a compota processa-se em minutos.
Faço assim:
- Lavo escrupulosamente os morangos em várias águas;
-Retiro os pés e , se excessivamente grandes, corto-os ao meio;
-Na panela (convém que seja alta porque a mistura tende a subir e a verter) disponho fruta e açúcar por camadas;
-Acrescento o sumo de 1 limão;
- Deixo que crie líquido, o que é rápido;
- Levo então ao fogo, mexendo até que levante fervura;
- Baixo  o lume e deixo que fervilhe por cerca de 5, 6 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Está pronta!
Pronta para ser enfrascada ou comida quase de imediato, que esta compota -garanto - não corre o risco de se estragar com o passar do tempo - muito antes desaparece - ao pequeno-almoço, à sobremesa, ao surgir da mais leve ameaça de fome - qualquer motivo é motivo para engolir uma colherada.
Dado que o tempo de cozimento é mínimo, os frutos não se desfazem o que acrescenta extra mais-valia ao que já era irresistível pelo perfume, pela cor e pelo sabor.

1 Kg de moragos rendeu quase 4 destes frascos - 2 ofereci, 1 comemos, resta 1





Já repeti a dose, tendo, portanto, mais 4 frascos - meus, muito meus, só meus!


Entretanto, já que estava em maré de compotas, virei-me para a marmelada, embora este  não seja tempo de marmelos. Acontece que tinha cerca 1 kg congelado pronto para ser utilizado. Libertei espaço no congelador- o que não deixa de ser uma vantagem -  e, sem dificuldade nem especial ciência, dei origem a duas grandes malgas de marmelada, limitando-me a pôr a Bimby a trabalhar. 


A receita estabelece 1kg de açúcar para 1 Kg de fruta, + 1 limão descascada sem pevides.
Roubei ao açúcar, neste caso branco, normalíssimo.

No peitoril da janela da cozinha, seca a marmelada, igualzinho ao que via em criança, na casa dos meus pais.

A jardinagem tem  vindo também a comer as minhas horas. Aproveitei os dias de sol para organizar, transplantar, podar, semear, limpar, regar, adubar e tudo o mais que, instintivamente me pareceu adequado.
Quase terminei.
Em suspenso tenho o sistema de rega automático que não trabalha. Espero que seja apenas uma questão de bateria. Vou aguardar sentença do especialista ... (o marido)


Numa janela com sol pleno, coloquei suculentas e aventurei-me na sua reprodução - coisa simples!

Basta espetar uma folha no solo e ...
 Oh! milagre!
A coisa funciona!
Três folhinhas espreitam, recém-nascidas!

Posta ordem na casa, e no decorrer das horas, estarei aqui de novo.
Que aqui é tão bom como a compota de morango, a marmelada e a agricultura.
Ou ainda melhor!

Beijo
Nina





28 comentários:

  1. Ah, que bom, Ninita, voltaste! Já tinha sentido a tua falta... :)
    Fizeste muito bem em aproveitar estes dias para o que precisavas de fazer. E fizeste tudo muito bem, com a mestria que tão bem te caracteriza. Esse doce de morango... hum... fiquei a salivar. Obrigada pela receita!
    Beijinho, querida, continuação de dias felizes!

    ResponderEliminar
  2. Mas que doçura de publicação. nhanm nham :))

    Hoje :- Sinto o perfume no ar numa distância atroz

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  3. Hmmmm,Nina! Babei aqui! Que compotas lindas e como é bom fazer em casa e também a jardinagem. Acabei de plantar e mexer nos vasos aqui! beijos, lindo resto de semana! chicfa

    ResponderEliminar
  4. Engraçado que estive hoje com um pacote de açúcar gelificante no Aldi a pensar nas compotas, mas como não sabia se resultava e neste momento também por causa do olho o médico disse-me para me manter o mais afastada possível do fogão, acabei por não comprar.
    Ainda bem que me diz que resulta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Que bom, constatar que a Nina, tem andado super ocupada, com actividades, que lhe dão prazer!
    A marmelada e as compotas... estão uma verdadeira tentação... apenas um conselho... que também me foi dado, por um antigo produtor de morangos... nunca os compre muito grandes... não serão os mais saudáveis, nos tempos que correm... embora assim o pareçam... funcionam como esponjas de aditivos... para crescerem às pressas... e por isso, notamos, que mesmo apesar de serem maiores... nem por isso eles terão mais sabor... logo os menores... cresceram e avermelharam... sem terem tido tempo de absorver muitos químicos...
    Por isso, actualmente, quando vou comprar morangos, sigo o precioso conselho que também me deram... quanto menores... melhores!... :-)
    Eu também vou andar a meio gás nos próximos dias... ando em limpezas de Primavera aqui por casa... aproveitando também para fazer mais uma selecção nas roupas... para arranjar espaço, para entrar o novo... costumo levar uma porção de peças lá para a Ericeira, quando vou de férias, no Verão... e lá acabo por fazer uma nova triagem... (o desapego dos meus trapinhos custa-me sempre imenso) em roupas que ainda ficarão pela casa de lá, e serão apenas lá usadas... roupas que darei para Instituições de caridade em bom estado... e algumas que ainda me renderão meia dúzia de cobres... para ajudar a encher o armário de novo... :-)) lá na Ericeira, as casas com roupas em segunda mão, nos últimos anos, tem sido um negócio em expansão... e são uma fonte de escoamento de peças de roupa... com uma rentabilidade reduzida... mas deliciosa... pois nessas casas... descubro artigos por estrear, a preços de morrer de rir... que ainda vêm com as etiquetas de origem... absolutamente novos... desde relógios... a malas e sapatos :-P Há dois anos, por exemplo, comprei uns sapatos da Geox... ao preço da chuva... lindos de morrer... que nesse ano... constavam nas modelos, que surgiam nos catálogos do Punto Roma... :-)) só bem mais recentemente, a Punto Roma, tem vindo a investir mais em acessórios próprios...
    Beijinhos, Nina! Continuação de uma óptima semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, adoro essas lojas de artigos em segunda mão. Aqui não são bem cotadas, mas, em Inglaterra, tenho comprado verdadeiras raridades em artigos para casa, livros e roupas para casa. Às vezes tenho vontade de fazer uma espécie de venda de garagem para destralhar os meus armários. Qualquer dia ainda faço!
      Beijo

      Eliminar
  6. Nina querida, tão encantada estou com as cidades, vilas e aldeias que tenho conhecido por aqui que nem tenho reclamado da falta de conexão nos hotéis e pousadas onde tenho me hospedado.
    Sai do Moov Hotel em Évora e estou numa Pousada em Marvão.
    Ainda não comi os morangos que tenho encontrado pelo caminho.

    Minha rega tem sido uma garrafa de refrigerante com água, de cabeça para baixo, no jarro. Funciona muito bem.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite de paz, querida amiga Nina!
    Uma maravilha é a jardinagem e já me dediquei muito às plantas de um modo em geral num apto... sempre dá espaço quando se ama flores e plantas.
    A geleia deve ter ficado muito boa pela aparência!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  8. Esta compota de morango está lindíssima! Que cor maravilhosa! Imagino o sabor, sem corantes nem conservantes.A marmelada também ficou ótima!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. A Nina é uma pessoa muito activa:). Mas também é verdade que, entretanto, também fiz compota de laranja, acho que não ficou má e a receita tirei-a da net e leva laranja e casca. Por aqui não há o Aldi, portanto, esteve umas horitas a apurar que é como quem diz até eu me fartar de vigiar. Fiz quatro frasquinhos pequenos - uns mais que outros - dois para dar e dois para gasto caseiro. Gastei metade da quantidade de açúcar indicada e ainda acho bem doce. Como sou a única a comê-la demora a gastar; além de que um doce de laranja feito com a casca fica com um travo que me agrada, mas é menos guloso que o doce de morango que também faço, normalmente com os congelados do lidl e é rápido mesmo sem o gelificante. Este ano, antes que acabem, vou tentar um licor que nunca fiz e, feito agora, só pode beber-se no Natal. Tenho de procurar a receita que está num dos meus cadernos de outras coisas.
    Também jardino, mas pouco tempo, de modos que o jardim precisa de cuidados eternos; a coluna vertebral queixa-se por inteiro.
    A marmelada, muito ciosa da sua identidade, é marmelada a sério e tem bom aspecto. Se a faço, uso panela de pressão e boto-lhe a varinha mágica e já está. Também a ponho a secar como não vi a ninguém da minha família, cuja não é vocacionada para compotas. Mas, em tempos, fiz um doce de marmelo com os frutos aos quartos. Primeiro cozia as pevides com as cascas, coava a água e depois de cozer os marmelos deitava-os com o açúcar nessa calda cheia de gelificante natural e saía um doce de que toda a gente gostava e que era espécie de geleia mas mais liquida com os quartos de marmelo bem escurinhos e a boiar, dava prazer ao olhar e caía em gotas grossas, pegajosas e brilhantes. Será assim o seu doce de morango.
    Chega :). Boa noite

    ResponderEliminar
  10. Fazer essas coisas em casa, com ingredientes frescos, é muito diferente de qualquer outro produto que a gente possa comprar em um supermercado. Tudo fica muito superior em sabor, qualidade, saúde. Aqui em casa até mesmo as verduras de uma simples salada parecem mais gostosas!

    ResponderEliminar
  11. Longas horas tem o dia!
    Trate lá da doçaria e da jardinagem à vontade mas não descure os seus seguidores que por aqui peregrinam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joaquim! Muito obrigada pelo comentário e pelo afago -é sempre bom descobrir um leitor que ainda não se tinha manifestado.
      Tratarei de me obrigar a cumprir com os meus rituais aqui no blog.

      Eliminar
  12. Olá Nina:)
    Parabéns, estão com um aspeto delicioso, até apetece comer.
    Bom fim de semana.

    Beijinhos
    Tina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tina! Aconselho a que experimente o tal açúcar, porque não tem como dar errado. As compotas ficam mesmo excelentes.
      Bom fim de semana.
      Beijo

      Eliminar
  13. Não sabia que existia gelificante no Aldi,...vou provar,....imagino como ficaram ricas e deliciosas essas compotas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  14. Este ano não tive maças nem ameixas nem marmelos para me dedicar à doçaria.
    Estes que apresentas têm óptimo aspecto.
    Eu que não era a jardineira cá de casa comecei a dedicar-me a isso, traz-me paz de espírito!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Querida, já tinha dado pela tua falta. Felizmente foi por bons motivos. Esses doces parecem muito bons. Infelizmente não podem fazer parte da minha alimentação diária.
    Tenho comido morangos muito bons. Compro-os no Mercado Municipal e vêm de uma exploração de Tavira.
    Beijinhos e continuação de dias felizes.

    ResponderEliminar
  16. As compotas caseiras podem ser muito melhores do que as que se vendem nos supermercados... Mas dão algum trabalho.
    Mas a jardinagem dá muito mais trabalho (e dores nas cruzes, por vezes...).
    Nina, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Que delícias essas compotas. Um ótimo motivo para ficar ausente.
    E a jardinagem? Tá relaxante e gratificante. É lindo ver as plantas crescerem e florescerem.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderEliminar
  18. Nina, as tuas compotas estão lindas! A marmelada encantou-me!
    Já não pratico jardinagem! Esvaziei a minha varanda! A orquídea de interior agora ficou nua! No parapeito da janela, na varanda fechada, está um vaso com umas florinhas brancas que comprei há meses no Lidl.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde Nina,
    Eu já estava a estranhar a sua falta de posts!|
    Muito bem entretida andou fazendo compotas maravilhosas de morango e marmelada, que adoro, e tratando do seu jardim!
    Ótimas ocupações para passar o tempo.
    As flores que tinha na minha varanda fechada, tive que as retirar (aliás foi o meu marido), porque não se davam bem (ou não eram apropriadas) e sujavam imenso a varanda. Fiquei só com três catos e uma bromélia e dei novo visual à varanda.
    Um beijinho e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. Nina... também ando super ocupada mas tenho tantas pastas para partilhar que diariamente coloco algo no "ar"!!!
    ...
    Não como doces há já algum tempo e não sou muito apreciadora mas o doce de morango, tomate e cereja são uma perdição para acompanhar requeijão!
    ...
    Nesta altura, na horta temos muito que fazer, e eu passo muitas horas ginasticando no quintal!
    ...
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  21. Nina... também ando super ocupada mas tenho tantas pastas para partilhar que diariamente coloco algo no "ar"!!!
    ...
    Não como doces há já algum tempo e não sou muito apreciadora mas o doce de morango, tomate e cereja são uma perdição para acompanhar requeijão!
    ...
    Nesta altura, na horta temos muito que fazer, e eu passo muitas horas ginasticando no quintal!
    ...
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  22. Gosto muito de compotas feitas em casa. Além de muito mais saudáveis e verdadeiras - como diz - não se compara o sabor e o bem que sabe confeccioná-las. Ainda assim, há três doces que gosto muito de fazer e comer - abóbora, gila, tomate - quanto aos outros já tenho feito de outras frutas, mas parece que não me sabem ao mesmo... ao gosto de as fazer, claro. Isto para dizer que um dia destes testarei esse açucar de que fala e se calha com uma fruta diferente. Essa marmelada tem belissimo aspeto e deve ser macia, como eu gosto. Não gosto de marmelada de cortar à fatia.

    ResponderEliminar
  23. Oi Nina... essa compota de morangos já me encheu a boca de água, quero um pouquinho, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  24. Lembrei de quando fazia geleia de amora, que nascia no meu jardim. Forte concorrência com os passarinhos, mas resultavam 3 potes com néctar delicioso.
    Este ano comprei no mercado, uma marca de geleia francesa, sabor laranja com a casca e gengibre. Uma joia de geleia, junto com a de amora selvagem, são as nossas preferidas.

    ResponderEliminar