quinta-feira, 30 de maio de 2019

As minhas pernas brancas ...

Quando escrevi este estranho título lembrei-me do poema de Almeida Garrett ...

"Eu tinha umas asas brancas
Asas que um anjo me deu ...
(...)
Eram brancas, brancas, brancas ...
(...)
Por isso voava ao céu

Pois que não, pois que eu não me orgulho de tanta brancura,  pois que as minhas pernas, brancas, brancas, brancas não me permitem exibi-las, quanto mais voar ao céu.
São brancas, brancas, brancas e hoje, dia de verdadeira canícula, atrevi-me com  um vestido sem mangas, pernas ao léu e achei-me ridícula.
É que estão mesmo brancas, brancas, brancas...

Vestido escolhido, dele não desisti, antes procurando contornar a alvura.
Apliquei-lhes uma loção de autobronzeamento e atenuou-se o esplendor imaculado. Ganharam uma tonalidade ligeiramente bronzeada. Sairá com o banho. Acho. Espero. (logo eu, manienta, que insisto em toalhas brancas, só brancas, nada mais que brancas. Correm sério risco depois de nelas me enxugar).

A palma da mão que procedeu à aplicação, apesar de escrupulosamente lavada, ensaboada e esfregada, apresenta o mesmo tom levemente bronzeado. Muito, muito estranho. Sugere doença de pele. Desconfio que para contornar um "problema"criei outro(s).
Se calhar ...
Não seria mais simples vestir calças ou saia comprida?
Ou estender as pernas ao sol?
Ou assumir a brancura?
Brancura que as asiáticas perseguem ferozmente. Tapam-se da cabeça aos pés e até as mãos são cobertas com luvas, enquanto nós, ocidentais, é o que se vê.

Ponto da situação - apresento pernas levemente bronzeadas, só do joelho para baixo - um must!;
- A palma da mão direita mostra-se ligeiramente tisnada;
- Toalhas e lençóis correm sério risco de destruição;

Amanhã visto calças.

Beijo
Nina





35 comentários:

  1. ahahah!!! Estás laranjinha como o Bétis

    ResponderEliminar
  2. Temos que exibir com orgulho as nossas pernas brancas, isto dito por alguém que também tem umas pernas brancas, brancas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Há muitos anos atrás usei uma loção dessas e jurei que nunca m,ais. É provável que tantos anos volvidos tenham mais qualidade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ah, ah... a Nina passa por cada situação do arco da velha!
    E depois revela-nos estas flagrantes da vida real com uma leveza e uma graça absolutas. Se diz que está um must, eu não duvido. Mas falta a foto para se poder comprovar. Isso é que era um must.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joaquim e, de novo, obrigada pelo seu comentário.
      Logo que possível tratarei de exibir uma foto a corpo inteiro ( sem cabeça, salvo seja) e poderá ajuizar acerca de tão pertinente assunto.Bom domingo.

      Eliminar
  5. Mejor es exibir nuestras piernas blancas que tener un posible cáncer de piel causado por la exajerada exposición al sol.
    Te cuento que acabo de llegar de Portugal: Porto, Lisboa, Sentra, Cascais me encantaron. Si quieres conocer"mi lugar" pasa por mi blog
    Besos Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Norma! Gostaria de saber as tuas impressões acerca do meu país. Espero fotos.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Oi Nina... as minhas também estão, só pegam uma corzinha quando vou a praia... e uso saias e shorts tranquilamente, o importante é ter pernas, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  7. Ninita, também sinto o mesmo. Sou muito branca e tenho alguma vergonha de, no verão, mostrar a brancura das pernas. Acresce outro problema, detesto praia e por isso a brancura vai continuar. Já pensei nesses autobronzeadores, mas vieste tirar as minhas dúvidas... com toda a graça e cheia de bom humor! Obrigada pelo momento de boa disposição. :)

    ResponderEliminar
  8. As minhas também estão mas obrigo_me a vestir vestidos... se bem que adoro calças!
    Tenho alguma dificuldade em tostar_me por isso vou ficando cada vez mais branca! 🤔😊
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Também sou muito clara, tenho de ter cuidados especiais :)) Gostei de ler :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderEliminar
  10. Eu sou branca como a cal da parede e as primeiras vezes que ponho as pernas ao léu tb não me sinto nada bem, mas correndo o risco de nunca andar de saias ou calções ou vestido lá vou arriscando e acaba por ser uma questão de hábito. Autobronzeador nunca usei por já ter visto amigas ficarem às manchas :-)
    Este ano já pensei na hipótese de me sentar uns dias na varanda com as pernas ao sol, mas falta-me tempo para isso...
    Bjs e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  11. Nina, coloque umas meias de licra!
    Dá logo outro charme, aquela "cor" na perna e dá para usar com vestido que fica bem, seja de inverno ou de verão. Além de que a pressão pode ajudar a circulação.

    Não é preciso "modernices" aha. Depois fica 2h a esfregar a mão com tudo o que é produto para tirar o ar laranja Kkkk

    PS: Obrigada pelo link!

    ResponderEliminar
  12. Detesto essa brancura em mim.
    Aliás, como vi sempre na praia, nem sabia que era branca, quando fui morar em Brasília onde não tinha praia.
    Também uso auto bronzeador.

    ResponderEliminar
  13. Olá Nina, um grande beijo :)
    Fartei-me de rir ao imaginar-te assim.
    Enfim, nós mulheres somos assim.
    Adorei o teu post.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Conceição! Isto são problemas do arco da velha!
      Gostei muito de ter notícias tuas.
      Um beijinho

      Eliminar
  14. Amiga, irmã "de pernas" !!!!!!! Sou verdadeiramente "bife de perú"! Uso todos os anos o autobronzeador nem sempre com resultados fantásticos. Este ano arranjei um em spray (Bioderma) e parece-me que os resultados são francamente melhores... Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luís e Xum, sou realmente deslavada, mas nunca me surgira a metáfora do "bife de peru", que achei supimpa! Obrigada pela dica do spray. Com franqueza, depois de ter deixado os lençóis e as toalhas tingidas de cor de laranja, acho que prefiro assumir o "bife de peru".

      Eliminar
  15. Olá,

    Brancas ou morenas, as pernas querem-se ao léu, está um calor que não aguenta calças!

    Um beijinho
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Eu assumo a brancura...mas poucas vezes! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. A Nina é sempre uma surpresa boa. Cultiva uns pequenos problemas interessantes e dá-lhes resposta sem mais. Tenho uma amiga que também não consegue bronzear as pernas; fazíamos quinze dias de praia juntas, eu regressava irreconhecível, mulata quase, e ela bronzeada e de pernas brancas. Há pernas assim:) A solução melhor era aceitá-las como são, é o que a dita amiga faz hoje. Mas se prefere a trabalheira de as pintar...quem somos nós que nem sequer as vemos, mas nos divertimos com o que sobre elas escreve. Gosto imenso de toalhas brancas, mas não para pôr a uso que se sujam logo. E como toalhas são objecto de uso, não as compro. Por mais bonitas que as encontre.
    Quanto ao seu título, também por associação me lembrou algo, o título de um livro de Rentes de Carvalho "Os lindos braços da Júlia da Farmácia".
    E que tal, sujou as toalhas ou nem por isso?
    BFS, Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, depois de ter deixado lençóis e toalhas às riscas cor de laranja, acho que vou assumir a minha bela tonalidade deslavada, que há coisas bem piores!

      Eliminar
  18. Boa noite Nina,
    Ah como me identifico com o problema da brancura das pernas.
    Quando trabalhava usava meias finíssimas até à época das férias.
    Claro que era motivo de chacota por parte das minhas colegas.
    Atualmente uso calças, mas mini meias para não se ver o contraste quando as calças são curtas.
    Lembrei - me do velho óleo de coco e acho que vou começar a besuntar as pernas.
    O autobronseador já em tempos me deixava marcas... Desisti.
    A Nina morando próximo do mar com uns calções resolve o assunto durante as suas caminhadas.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Nina,
    Que vergonha... Retifico autobronzeador. A noite já ia longa e a minha pobre cabeça ditou asneira...;))!! (Eu que detesto erros ortográficos).
    Bjs e bom sábado com muito sol.

    ResponderEliminar
  20. As minhas tb estam brancas ms obraço esses ja estam com core mas as pernas nao pous ando sempre d calças hehe nao faz mal vai virar moda haha bjs bfs

    ResponderEliminar
  21. Oi Nina!

    Eu diria: Coloque o vestido e assuma a brancura! e E saia por aí cheia de charme! Cada um com a sua cor de pele!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  22. Nina, se eu fosse você (é, mas não sou), sairia sim com as pernas brancas à mostra. Se estão depiladas e hidratadas, oras, por que não? Eu só ficava incomodada quando tinha algumas varizes, mas depois que operei, não me importo. Como diz uma leitora "melhor ter pernas " kkkk
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Oi Nina!
    Eu tenho o mesmo problema, as minhas pernas são quase transparentes...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Me pasa lo mismo, pero nunca es mi afán tenerlas descubiertas. Le temo al daño que causa el sol. Por eso, cuanto más lejos estén del sol, mejor para mi salud.

    ResponderEliminar
  25. Já eu... fui nestes dias até à Ericeira, bronzear-me dos cotovelos... às mãos... pois estava uma ventania, que não dava senão para usar meias mangas... agora quando vestir blusas de manga curta, ou manga à cava... vai ser tão linda... a tal brancura... do cotovelo para cima... :-) é que nem quero imaginar...
    Para o problema da brancura das pernas... arranjei umas culottes... para disfarçar o problema... tem de se começar a "morenar" as pernitas por algum lado... começando-se... por um bocadinho de perna... sempre é melhor, que nada... :-D e depois... são tendência este ano... há que tirar partido, de tal...
    Sempre bom, ter um jogo de toalhas em tons de cinza... para quando precisamos de fazer estas experiências químicas... como também pinto imensas vezes o cabelo em casa... com as cores da Garnier... que de vez em quando, precisam de um retoque nas raízes... aprecio imenso esta cor nas toalhas... o meu cabelo, tem esta particularidade... finito... mas cresce que se farta... e com um volume... que parece desmentir a sua finura... armado em fino... é o que ele é... :-))
    Beijinhos, Nina! Bom domingo! E uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Também "sofro" dessa brancura. Não perco o sono por isso e nem sou obcecada com pele (excessivamente) bronzeada, mas nos primeiros dias de saias, quando a vista ainda não recuperou do esplendor do branco - depois vai habituando e não nota tanto - decidi este ano usar um creme BB bronzer para corpo e passar nas pernas. Ganham um ligeiro tom, agradável e não excessivo, as palmas das mãos ficam muito cortadas, mas apenas por momentos, porque assim que as lavo com sabonete é ver a cor derramar-se pela água que escorre pelo ralo. E sim, por muito que se esfregue à noite, no banho, a toalha tinge-se. Mas depois de lavada sai tudinho!

    ResponderEliminar
  27. Oi Nina,
    Tb uso autobronzeador, mas lavo bem as mãos o quanto antes, pois o tom pega rapinho se bobear. Minhas pernas, sem o tal autobronzeador têm um lindo tom de palmito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  28. No fim de semana passado tratei do "problema" Ganhei uma "corzita" e já não serei escolhida para a campanha "branco mais branco não há". Entretanto o tempo já não está muito bom. Não chove mas o vento é muito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Ri com o texto. Minhas pernas também estão assim, de um branco de dar vergonha. E agora vamos entrar no inverno, então tomar sol não será uma opção pelo menos pelos próximos meses. Às vezes coloco um vestido e também acho que não cai bem por causa da falta de um bronzeado.

    ResponderEliminar
  30. A brancura de pele sou eu, porque não suporto o sol na minha pele, termina em demasiada coceira. Assumi a brancura e faz muito tempo.

    ResponderEliminar