domingo, 2 de junho de 2019

Doce de tomate



Gosto que os meus domingos sejam cheios de nada. Inativos e preguiçosos, deixando os afazeres para amanhã. Ser mesmo preguiçosa é o que me sabe melhor, é o que faz do domingo, domingo.
Tal não invalida uma caminhada junto ao mar, pela manhã, mas isso, sendo puro prazer, equivale à preguiça. Junto-lhe um café, um monte de jornais e um imenso  pasmar olhando o infinito.
Às vezes, porém, os projetos saem furados, como hoje - na marginal realizava-se uma marcha / corrida; o trânsito automóvel fora cortado; resignei-me com um café estranho, espaço onde não encaixei - sou animal de hábitos, está provado. Havia barulho. Eram cadeiras a arrastar, louça que ao ser lavada quase se escaqueirava na banca e uma mãe, uma santa santa mãezinha, que sentada numa mesa junto à minha lia em voz sonante  uma história ao filho - e a todos os que se sentavam nas mesas  em volta. 
Reconheço que frequentemente sou incapaz de desligar e se algo me perturba ativo todas as minhas antenas e torno-me prisioneira do incómodo - ouvi a história toda.
Não foi pois a manhã perfeita.

Almocei em casa. Muito bem, com almoço previamente preparado. Coisa simples.
Então, prontinha para a absoluta preguiça que do sofá me acenava,  dei de caras com os tomates "Coração de Boi" que, ganhando cor numa taça me pareceram quase excessivamente maduros.
- Isso é que não! Deixar que se estragassem estava fora de questão!
Portanto ...

Passei à preparação dos mesmos - lavar, retirar a pele, cortar em pedaços e pesar ...
(Não, não retiro as pevides - dá demasiado trabalho e são tão poucas que não interferm!)

 Para 1 kg de tomate, 1/2 de açucar (gelificante).
Não tem que saber:
- Espera-se que ferva, baixa-se o lume, e mexe-se ocasionalmente até atingir o ponto e está feito.


Entretanto fervi frascos e funil com que os encho ...

Este funil foi uma descoberta fortuita na Alemanha 

Através dele encho frascos sem que a compota se derrame - invenção muito feliz!

E pronto!

Não é doce que "renda" - por isso é caro e raramente encontro um que me agrade.

À mistura juntei 2 paus de canela e um gomo de limão sem pele - dica de uma amiga muito entendida na arte.

Já que o sofá pode esperar, vim aqui escrevinhar este post, antes de me entregar finalmente ao divino momento da preguiça.

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. É perfeito quando
    A Paz e a Tranquilidade
    caminham de maos dadas
    especialmente aos
    domingos...
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  2. Umas torradinhas com doce já marchavam :))
    Hoje:-
    O que ontem foi amor, hoje é loucura...


    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Vim agradecer sua visita e por seguir nosso blog. Seja bem vinda! Abraços da família RH. Parabéns pelas deliciosas receitas.

    ResponderEliminar
  4. Domingos llenos de nada, qué delicioso lujo. Para mí, es el único día en que me levanto sin despertador. Hay que disfrutarlo al máximo y recargar baterías.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde de paz, querida amiga Fátima!
    Minha tia fazia um divino e aqui me bateu saudade de tal doce.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  6. Só gosto de doce de tomate e foi com muita alegria que li este texto. Fiquei com a receita, obrigada, querida! :)
    Quanto à preguicite dominical, adoro não ter de cumprir horários, mas não me aguento no sofá. Há um cadeirão que me espera, nos momentos de "relax"... ;)

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Até que foi boa esta mudança de planos ou o adiamento dos momentos de preguiça para um pouquinho mais tarde, não é mesmo?! Receita diferente! Nunca vi doce de tomate!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. De vez em quando também gosto de fazer nada aos domingos. Recompor a energia para poder iniciar a semana com o pique necessário.
    Nunca experimentei doce de tomate, na verdade eu nem sabia que se fazia doce com ele. Vivendo e aprendendo.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderEliminar
  9. O seu doce tem bom aspecto, Nina. E, quem sabe, retemperou o dia. Oxalá tenha gozado de um bom bocado de preguiça que a manhã foi para esquecer.
    Doce de tomate não aprecio grandemente. Mas, ao contrário dos muitos que faço, é apreciado cá por casa. E, pois, faço-o anualmente. Ainda resta algum num frasco do ano passado; ouvi dizer que ficou bom.
    Prefiro as compotas caseiras - minhas ou de amigos - a quaisquer outras. Se as compro, desiludo.
    Boa semana, Nina:)

    ResponderEliminar
  10. É o meu doce preferido!!!
    Há dias ofereceram_me um de tomate e laranja que está divinal!!!
    Boa semana Nina

    ResponderEliminar
  11. Adoro Domingos assim, sem horários!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  12. I even love tomato jam!And I could not do w/ out a jam funnel..or two:)

    ResponderEliminar
  13. Oi, Nina!

    Este doce de tomate deve estar delicioso!
    Gosto de ler suas postagens... Escreve muito bem, consigo imaginar o cenário todo...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  14. O meu doce preferido, ao qual costumo juntar também maça ( já a minha mãe fazia assim). Adorei o funil! Que ideia maravilhosa. Pena que por cá nunca tenha visto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Nina,
    Posso imaginar a sua manhã de domingo.
    Também tenho uns ouvidos muitos sensíveis...
    Haja paciência.
    Ora tudo resultou na confeção dum magnifico doce de tomate. (Que adoro, o meu preferido).
    Bem aproveitado esse tempo para depois poder desfrutar do seu domingo em beleza.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  16. Olá!

    Também gosto de uns domingos de preguiça... e muitas vezes caseiros.

    A polpa de tomate caseira é ótima, de sabor e de saúde! Também faço a minha religiosamente.

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. ME ENCANTA EL DULCE DE TOMATE !!!!
    MAMA LO HACIA RIQUISIMO.
    HACE UNOS AÑOS COMPRE UN APARATO QUE LE QUITA LA PIEL Y LAS SEMILLAS Y PREPARO SALSA Y DULCE.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  18. Adoro doce de tomate. Infelizmente não posso (ou não devo) comer. Então é melhor nem fazer. A filha e as netas não são grandes apreciadoras.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. é o doce perferido do meu marido ele adora hai hai agora vou ter que fazer pois ao ver o teu me deu vontade de fazer hehheh o teu ficou com cor mt bonita bjs

    ResponderEliminar
  20. Óptima forma de aproveitar os tomates, eu adoro doce de tomate! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  21. Oi Nina... você é muito disposta, rsrsrs
    Sabe que nunca comi doce de tomate??? Deve ser uma delícia!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  22. Nunca fiz doces ou compotas, mas quero muito experimentar. Agora uma coisa é certa, estou com uma inveja (branca) desse funil!!! Que coisa maravilhosa! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  23. Já há um tempão, que não como doce de tomate...
    Aqui por casa, vou evitando os doces... a minha mãe, anda sempre com os diabetes no limite, por causa das medicações... pelo que assim... mantenho-a afastada das tentações...
    Mas uma vez mais, a sua tarefa, Nina... foi concluída com todo o mérito e distinção!
    O doce, está com uma cor bem apelativa e tentadora!
    Foi impossível não sorrir perante a sua manhã... com os planos alterados... e adornada pelo som melodioso... de uma irritante historinha... que não nos deixa apreciar uns instantes de paz e sossego, à beira de uma chávena de café... mesmo estranho, que seja... :-)
    Um beijinho grande! Hoje parece um dia de Inverno, por estes lados... e eu continuo com a minha tarefa hercúlea por concluir, após o meu regresso da Ericeira, de colocar as roupas de Verão... bem à mão... (a tarefa tinha ficado a meio), mas com o tempo assim... perde-se todo o entusiasmo... :-)
    Ana

    ResponderEliminar
  24. Também gosto de preguiçar aos domingos...
    O doce parece bom.
    Nina, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  25. Eu também gosto de um domingo preguiçoso. Nunca tinha visto doce de tomate. Fiquei com vontade de experimentar. Vou fazer aqui em casa e depois te conto se deu certo.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderEliminar
  26. Nunca comi Doce de Tomate.
    E que açúcar é esse que você usa? Não conheço com esse nome.

    ResponderEliminar
  27. Olá amiga!
    Passando para apreciar sua deliciosa postagem e desejar-lhe um final de semana com muita saúde, paz, amor e felicidade. Abraços da família RH.

    ResponderEliminar
  28. Adoro doce de tomate. Tão bom :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Pois é, domingo eu também não gosto de nada de trabalho, raramente cozinho, só quando tenho inspiração. Domingo gosto de sair de casa, de parques, de caminhar, de tomar café da manhã nas deliciosas padarias de São Paulo, são verdadeiras joias, para toda a hora do dia. Algumas funcionam 24 horas.
    Mas, também gosto do meu sofá e de navegar pela netflix, onde tenho assistido filmes argentinos espetaculares.
    Acho que já provei de tomate uma única vez e tem um ótimo aspecto.

    ResponderEliminar