sexta-feira, 28 de junho de 2019

Virei-me para o crochê

Terminei uma camisola/ blusa, em algodão, azul-marinho. Um clássico apenas com três riscas em branco e vermelho no canelado do início do corpo e mangas e a mesma fantasia no decote. Como disse é um clássico que espero vestir nas noites mais frescas de Verão, combinando com calças e camisa brancas. Sendo simples não passa de moda e tenciono usá-la por muitas estações.


Já a experimentei e gostei.

Sempre a direito com mangas raglan - o modelo de cava em que me sinto mais à vontade e cujo resultado me agrada.

Acho que chegou a altura de por um ponto final no tricô, muito embora seja o meu entretenimento preferido, mas com calor, eu que tricoto com o fio à volta do pescoço - o único processo que domino -  deixa de ser agradável. Impossível tricotar.

Acontece que preciso desesperadamente de algo que me ocupe as mãos quando, depois de jantar, me sento em frente à tv. Se não é soneca garantida.
Ponderei possibilidades e decidi aumentar uma manta que, desde que nasceu, se mostrou pequenina, acanhada, insignificante. O problema era arranjar fio na mesma cor.
Fui à loja onde geralmente me abasteço e, depois de muito comparar, ver à luz natural, hesitar, voltar a comparar, decidi-me.
Trouxe os fios e já comecei a empreitada que ocupa o meu serão. É coisa para levar o seu tempo, mas não tenho pressa e desta vez ficará com tamanho decente.

Não sei se existe algum nome próprio para este efeito. Eu chamo-lhe ziguezague.
As cores são as mesmas das almofadas, cores suaves como me parece adequado para um quarto.

Sendo extremamente simples, sem exigência de contagem e atenção apurada, é muito indicado para ser tecido com um olho na tv, outro no trabalho. E, no final, é bonito. Muito bonito.

Bom fim de semana com o calor que finalmente se anuncia. Se calhar bem, ainda vou à praia trabalhar para o bronze.

Beijo
Nina

27 comentários:

  1. Ficou linda e certamente será muito bem aproveitada! Bom uso! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Eu até sei tricotar os pontos mais simples mas o pior são as cavas!
    Ficou linda!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ninita, a camisola é muito linda! Deve ter um cair perfeito. Tens de a vestir para nós. :)
    Sendo um modelo intemporal, nunca cansa. Gosto imenso da combinação das três cores clássicas do verão, azul, branco e vermelho.
    Quanto à manntinha, adoro o modelo e as cores, delicadas, amorosas... estou desejosa de ver o andamento, já que as riscas onduladas são as minhas preferidas neste tipo de peça. Menina, estás de parabéns, tinha muitas saudades das tuas artes!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de paz, querida amiga Nina!
    A segunda blusa eu conheço o ponto chamado por "pavão", lá em Montevideo se chama assim. Acho-o lindo*
    Ja fiz muito tricô. Com manga ragla...
    Gosto do seu capricho.
    Tenha dias cheios de bênçãos!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Fficou mt bonita gostei mt parabens bjs bfds

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Nina,
    Adoro azul marinho e a camisola ficou linda com esse detalhe vermelho e branco.
    Quanto à manta faz muito bem em acrescentá-la.
    É linda!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. O pensamento da Nina viaja, mas as mãos essas trabalham que nos deixa a todos envergonhados (a mim por acaso não que sou de venetas e com muita honra); a blusa está bem gira. E a manta então...um encanto.
    E vamos lá curtir o verão que é poucochinho, esqueça a manta por uns dias.

    ResponderEliminar
  8. Ficou espectacular a camisola de malha!... E fica lindamente, com calças ou saia em branco, por exemplo...
    E gosto imenso dos tons mimosos da mantinha!
    Já o Verão... continuo a procurar por ele... nuvens hoje de manhã, por estes lados... e ontem à noite, uma ventania fria... que nem soube catalogar a que estação pertence... este tempo anda mesmo estranho!... :-(
    Beijinhos, Nina! Bom fim de semana!... Pelo menos, o tempo convida a usar estas malhas... há que aproveitar... pois de repente ainda nos chegam aqueles calores tórridos, que vemos acontecer... até já mesmo aqui ao lado em Espanha!...
    Enfim! Valha-me o anti-ciclone dos Açores, e o micro-clima da Serra de Sintra, por estes lados... que para calores tão abrasadores, assim como alternativa... já começo a achar que estará bom, assim mesmo...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, entre o calorão abrasador, eu prefiro o fresquinho do mar que me impede de veranear. Mas, mesmo assim, prefiro.
      Beijo

      Eliminar
  9. A mim não me deixa envergonhado, deixa-me é encantado com o seu bom gosto. Estou com a Lete quando diz que a camisola é muito linda e agora tem de a vestir para nós. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joaquim.
      Tratarei de exibir a camisola, esperando a sua crítica sempre exigente.

      Eliminar
  10. Que trabalho lindo e interessante:))

    Hoje:-Inconsciência Desmedida

    Bjos
    Votos de bom sábado e um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  11. Nina, que camisola tão gira. Adoro essas cores juntas e vai ficar lindamente com calças azuis e brancas.
    A manta e as cores também são bem bonitas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Belíssimo trabalho! A camisola ficou linda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Me encanta el detalle de las líneas rojas y blancas, le da vida a la prenda.

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    A camisola ficou muito bonita! Parabéns!

    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  15. Oi Nina... amei a blusa, você é perfeita no tricô e no crochê também!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  16. A camisola ficou mesmo muito bonita. Gostei muito do pormenor nas mangas e no cós. A manta também é lindíssima. Adoro as cores e o feitio. Há que manter sempre as mãos ocupadas. Compreendo-te muito bem.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. PRECIOSO ESE ZIG ZAG!!!!
    Y ESOS TONOS ME ENCANTAN.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  18. As duas peças são maravilhosas!
    Espero ver em belo look!!!
    Eu não tenho disposição para dar aos dedos e muito menos para bronzear!
    Prefiro caminhar e passear 🤗... Bj

    ResponderEliminar
  19. Linda a tua camisola! Tive uma parecida nos anos 60, feita pela minha mãe. Eram as minhas cores preferidas!
    Na mesma altura fez-me também um casaco de croché com as mesmas cores.
    Linda, também, a mantinha, com cores doces! E está perfeita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. "Graçasaosceus" me livrei do calor quando aí estive.
    Andei sempre de mangas compridas, de malha leve.

    Não sei como consegue vê TV e tricotar.
    É a prática.

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito de roupa tricotada ou crochetada pelas próprias utilizadoras. Sabe bem vestir o que fizemos. A camisola está muito bonita e intemporal. Que posso dizer da manta? Lindona... o jogo de cores é muito bom!

    ResponderEliminar
  22. O zigue-zague faz-me lembrar o "rabo de pavão" feito em tricot. Bjs

    ResponderEliminar
  23. As cores me agradam muito e o efeito é belo!

    ResponderEliminar