quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Prendas

Prendas preciosas as que ontem e hoje recebi. Inesperadamente que é quando melhor sabem.
Ontem um saco enorme, pesadíssimo repleto de chuchus, que repousavam sobre enorme abóbora.
Recém apanhados, fresquinhos, como me foi garantido pela doce criatura que mos ofereceu.
A abóbora espera na garagem. Será descascada, cortada em cubos e congelada.
Os chuchus aguardam igual tratamento.
Costumo usá-los em sopas, substituindo as batatas, conseguindo um caldo extraordinariamente aveludado.
Disseram-me que, meramente cozidos, acompanhando peixe ou carne, são igualmente deliciosos. Vou experimentar.

Hoje, desloquei-me para os arredores do Porto a fim de tratar de inadiáveis problemas burocráticos.
Inesperadamente recebi um cabaz enorme, repleto de todo o tipo de verduras e ainda castanhas e feijão. Uma maravilha.

Comecei por lavar tudo, guardando no frio, devidamente empacotado, mas não resisti e já preparei uma bela sopa de legumes que será o jantar desta noite, seguramente uma das mais deliciosas sopas da história da minha cozinha. Porque a origem dos legumes e a carga de afeto que os acompanha é determinante e faz toda a diferença.

Beijo
Nina



20 comentários:

  1. É certo. Tudo que é criado com amor tem cheiro e sabor mais apurado. Acredito nessa sopa.

    ResponderEliminar
  2. Só usei chuchus uam vez, e foi para sopa! Acho que foram esses que achei difíceis de descascar! Gosto muito de abóbora! De todas as maneiras possíveis. Tenho é saudades das broinhas de abóbora e frutos secos que a minha avó fazia. Não tenho paciência para amassar e o meu forno também é pequeno. Também adoro sopas!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nina,
    Presentes maravilhosos.
    Legumes frescos, biológicos, quem não aprecia?
    Volta e meia também tenho essa sorte;).
    Beijinhos e Noite descansada
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Oi Nina...que delícia, tudo natural, tudo fresquinho... e dado com carinho melhor ainda!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Venho só aqui deixar-lhe uma das interpretações do Rufus de que mais gosto. Na minha opinião tem uma voz muito particular. https://www.youtube.com/watch?v=xPK2qK-ToA4

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha e sem contar, que bem que sabe!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho uma abóbora oferecida no quintal à espera de entrar na garagem!
    Bela solução para tanta oferta!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Nina. Lá no Brasil comemos muito chuchu. 14 anos que vivo na Europa e n sabia que encontrava por cá. Minha faz cozido com carne e ovo. Usa na sopa,no cozido Brasileiro,no bife com caldo. No ensopado de peixe e leite de cocô. Há inúmeras formas de utilização. Chuchu é excelente para controlar a pressão alta. Tão bom ganhar estas prendas tão saudáveis! Marido trouxe do trabalho muitas nozes e castanhas. Bom fim de semana amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Esa sopita debe haber quedado deliciosa.

    ResponderEliminar
  10. Que belas prendas! Já experimentaste o pudim de chuchu? Cá na terra, chamam-se "caiotas" e fazem um pudim delicioso!Caso queiras experimentar, tenho a receita no meu blog. É o pudim de caiota.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Ninita, adoro este tipo de prendas, aliás são as minhas favoritas! E sopas! Ai o que eu gosto de sopas! De legumes! Normalmente não uso batata, e sim chuchu, courgette, feijão ou grão, cenoura ou abóbora e claro as verduras a boiar. :)
    Desejosa de ver essa sopa, depois mostra.
    Beijinho, querida, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi chuchu, mas com a abóbora adoro fazer panquecas de abóbora, bolo com abóbora, abóbora assada para acompanhar proteínas. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  13. Que delícia de presente. Que transforma das em sopas tudo de bom. Bjs querida bom domingo pra você

    ResponderEliminar
  14. Sim o chuchu é um bom acompanhamento para peixe. E também gosto muito nas sopas.
    Que bom receber todos esses produtos. Sem dúvida que são muito mais saborosos.
    Tem uma boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. No hay nada como una buena comida, preparada con cariño y esmero y con verduras y productos de temporada.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  16. Não é sempre, mas ás vezes também me calham prendas desse género. Gosto tanto!!

    ResponderEliminar
  17. Adoro sopa de legumes, sou vegetariano e para mim uma sopa de legumes é sempre bem-vinda. Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Eu amo sopas.
    Tomo todas as noites.
    Geralmente de legumes que eu mesma faço.

    Congelei abóboras em pedaços.
    Vamos vê quando irei usar.

    ResponderEliminar
  19. A natureza quando posta à mesa, acompanhada de afeto, é cura! Mas cura nas profundezas, nas diversas camadas da nossa vida, do nosso ser, vai até os nossos ancestrais. Então, quando estiveres diante desta oportunidade, tens que fazer o tempo parar e da um ritmo às colheradas, digo que elas tem que fazer cadência com a nossa respiração, assim como se respirássemos em harmonia com o planeta. É cura, é saúde, é amor, é vida bem vivida, é plenitude! Que máximo, minha querida Nina!
    Lembrei da minha mãe preparando suflê de chuchu; de uma querida amiga, que a mãe considerava com filha, que adorava comer chuchu com camarão e lembro de comer salada de chuchu com ovos cozidos, sendo o azeite o formador desta união. Agora nunca fiz sopa e se faz um caldo aveludado, eu vou provar, certamente.

    ResponderEliminar