terça-feira, 31 de março de 2020

Revolução




Na minha vida tudo isto é uma revolução. Revoluciono hábitos e horários e, de repente tudo muda.
O meu lazer transformou-se em frenética atividade doméstica. Passei a executar atividades que me eram alheias há muitos anos. Por exemplo, (até) limpo janelas. E descobri que não é nada do outro mundo. A coisa faz-se. Sem pressa, faz-se.  Mantenho a casa organizada com as tarefas de todos os dias - a cama é feita, as casas de banho são limpas, um aspirador leve e sem fios garante a ausência de poeira..


Por exemplo, a minha cozinha que, como todas as cozinhas de todas as casas do mundo, tende para uma certa desarrumção. Pois, é falso!
A minha cozinha nunca esteve tão arrumada como nos dias que correm.

Na cozinha preparo refeições. Na lavandaria trato das roupas, tendo descoberto a quase inutilidade do ferro de passar - da secadora as roupas saem quase impecáveis.
Encaro toda esta atividade como ida ao ginásio.
Desço as escadas até à garagem onde é depositado o lixo, de dois em dois dias. Nada de elevador.
As compras são feitas on-line.
Dei por mim a adaptar-me sem complicação a uma ou outra falha, esperando pacientemente que o produto seja reposto.
E assim se vive.
Se escaparmos à pandemia, todas as restrições valeram a pena e delas consegui até extrair ensinamentos ... de repente , por exemplo, descobri o prazer imenso de viver sem empregada.
Sou bem capaz de, no futuro, manter este esquema.

Tenham um bom dia - embora, assim de repente, não saiba em que dia da semana estou.

Beijo
Nina

28 comentários:

  1. Temos mesmo que nos ocupar o mais possível e confesso que não estou com vontade de limpezas fazer,afff... Mas é preciso e faço! E refaço, E refaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço no sai seguinte,Haja! beijos, em casa,te cuida! chica

    ResponderEliminar
  2. Oi Nina... por aqui há 4 anos não tenho empregada, eu mesma e a Família nos viramos muito bem. Eu também estou com os afazeres da casa, mas coloco uma rotina, hoje vou ver as roupas para lavar e cuidar da poeira da casa. Amanhã faço uma vistoria na geladeira e despensa pois é dia de mercado (aqui estão abertos e só entram algumas pessoas por vez!).
    Estamos levando bem e meu mantra é sempre o mesmo: "vai passar"!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  3. Não haja dúvida que aprendemos que com e na simplicidade do nosso viver... somos bem felizes!
    Eu iniciei hoje uma dieta pois nesta quarentena engordei e não posso!!!
    Infelizmente não posso fazer grandes limpezas por causa da falta de força no meu ombro, uma vez que ainda não estou a 100.° da rotura de ligamentos!
    Bj Nina

    ResponderEliminar
  4. Olá, boa tarde:- Estar em casa fechado não é fácil. Mais difícil ainda quando é voluntário à força. Por isso, deve-se puxar pela imaginação e inventar coisas para nos entretermos. É sempre elogiável a criatividade.
    .
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  5. Pensar que hay gente que en estos días se aburre! A mi no me alcanza el tiempo, hay que buscar tareas que siempre en la casa hay que hacer.
    Besos Nina y cuídate!

    ResponderEliminar
  6. Claro que passamos sem empregada. Mas no meu caso,mesmo a casa sendo pequena, há coisas que me custam fazer (as minhas costas). Por outro lado tenho uma pessoa a quem recorrer em caso de necessidade. Enfim há vantagens e desvantagens.
    De todos os modos ela só vinha uma vez por semana o que quer dizer que nos restantes dias havia que manter a casa limpa e arrumada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Ciao Nina,
    questa rivoluzione che stiamo vivendo alle nostre abitudini con il tempo diventerà abitudine anche lei e quando oramai tutto sarà diventato routine potremo riappropiarci delle nostre vecchi vite che abbiamo lasciate in sospeso.

    Abbi cura di te Nina.
    Un abbraccio.

    ResponderEliminar
  8. O ser humano é adaptável por natureza e nestes momentos encontra forças onde julgava inexistentes.

    ResponderEliminar
  9. Realmente conseguimos adaptar-nos a (quase) tudo.Tal como tu, só os dias todos iguais, me fazem esquecer em que dia da semana estamos, rsrs.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Boa noite de paz e saúde, querida amiga Nina!
    Exatamente, pode sim e como há tempo de sobra, fazer o que uma tia me disse há muito: um cômodo a cada dia, com calma. Muito tempo antes da Pandemia.
    Linda sua cozinha!
    Estou lendo na varanda e a máquina tá cumprindo sua missão no outro cômodo.
    Tenha dias abençoados na proteção contra o vírus impiedoso!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  11. Lo bueno de trabajar en casa es que mi rutina se ha visto mínimamente afectada por las medidas en tiempos de coronavirus. Espero que pronto pase y que volvamos a la "normalidad", que será distinta, sin duda alguna.

    ResponderEliminar
  12. Que dona de casa salutar que a Nina auto descobriu:). Faço tudo em casa incluindo pintar paredes, lavá-las com lexívia, lavar janelas e persianas (as últimas ajudada pela empregada tem que ser uma dentro e outra fora). E o mais. Mas, de quinze em quinze dias, gosto bastante que a empregada venha; e por mim viria de oito em oito, mas a casa não é só minha. Nunca me passaria pela cabeça mandá-la embora. Ainda que admire o seu à vontade e savoir faire.
    A sua abertura à adaptação é louvável. E que seja assim enquanto necessário e consiga manobrar para não sair de casa:). O bicho não há-de entrar.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  13. Felizmente estou a trabalhar, embora em casa. Acredito que ao fim de umas semanas saturemos todos. Mas estamos com saúde. é o mais importante!

    ResponderEliminar
  14. E assim vamos vivendo e descobrindo que somos capazes de se adaptar a qualquer situação!
    Se cuida! bj

    ResponderEliminar
  15. ficou mt bem arumada temos que ter paciencia e tudo vai correr bem bjs coragem saude

    ResponderEliminar
  16. Olá Nina, depois da confusão de comentários ... :) dizia eu que se te dão limões, faz limonada! e estás a desempenhar bem a função! :) Continua com esse ânimo! Tudo de bom!! Beijinhos Teresa

    ResponderEliminar
  17. Quarta feira!... :-) Tenho a certeza, porque ontem não me tinha apercebido que ainda só íamos, na terça feira!...
    Eu confesso que no momento... as limpezas da casa, ficaram um bocadinho para segundo plano... no momento a minha maior preocupação, é limpar/desinfectar tudo o que trago da rua, ou seja dos supermercados, por causa da minha mãe.
    Antes borrifava muitas coisas com uma solução feita de álcool, mas agora que o álcool, não se vê em lado nenhum... recorri a uma solução alternativa, para poupar as reservas, para o que for mesmo essencial... assim, tudo o que não vá para o frigorífico é lavado com gel de banho, item por item... desde a peça de fruta, aos enlatados, garrafões de água... tudo... tudo!... Pelo menos... ela continua viva e de boa saúde... sem eu me chegar muito próximo dela... ao contrário dos velhotes nos lares... que estão a embarcar todos, para o andar de cima, em grande ritmo... No momento... só o que me entra pela casa dentro, é que me preocupa mesmo a sério... pois não sei quem tossiu, espirrou, ou falou, para cima das coisas que são compradas... podendo libertar alguma virusice. E tudo feito muito devagar... fiz compras na quinta feira passada... ainda tenho dois sacos cheios de coisas... para ir arrumando/desinfectando muito devagar... arrumar tudo de uma vez, pode originar uma carga viral preocupante dentro de casa, com algo que inadvertidamente se traga de fora...
    Tenho uma marquise de casa, fechada, com as roupas que levei à rua da última vez que saí... para ficarem de quarentena, uma série de dias... e são estes cuidados, que dão conta da minha cabeça e do meu tempo... por isso no momento... nem me animo a grandes limpezas e arrumações... ando a arranjar coragem, para arrumar papeladas... vamos a ver se o faço...
    Beijinhos, Nina! Cuide-se bem!
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Ninita, ainda bem que te habituaste à nova rotina, que no fundo, tem sido a minha. Não tenho, nunca tive empregada porque não preciso. A casa é pequena e minimalista (não tenho muitos móveis, nem objetos decorativos) e como as tarefas de limpeza são partilhadas, não fica ninguém sobrecarregado. :)
    Vejo ainda outra vantagem: voltaste a ter tempo para escrever aqueles textinhos que, de tão bem escritos, me prenderam ao teu blog.
    Beijinho muito grande, até breve, minha querida!

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Nina,
    Ainda bem que se está adaptar a fazer as suas coisas sem a ajuda da empregada.
    Só tive ajuda quando os meus filhos eram crianças, já há muitos anos e, neste momento, praticamente as minhas rotinas não mudaram, porque faço uma limpeza mais profunda uma vez por semana e diariamente manutenção, acrescentando agora desinfeções nas maçanetas das portas e outros apêndices;))!!. A roupa alguma dobro-a simplesmente e a restante tenho quem a passe a ferro fora de casa, mas tudo pacífico.
    Lavo é imensas vezes as mãos e desinfeto-as, mas ontem tivemos que ir ao hiper Sonae fazer compras, mas com bastantes cuidados e desinfeções.
    Os trabalhos em casa como alguém disse, é também uma forma de fazer exercício.
    Nina, desejo que continue bem, assim como os seus.
    Tenha um bom dia com muita saúde.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. Tenemos que tener la mente distraida ante tanta desgracia que estamos viviendo, a todas nos da por hacer algo y no paramos en todo el día.
    Resistiremos y vendrán tiempo mejores.
    Besitos y cuidate mucho

    ResponderEliminar
  21. Há uma certa dificuldade em saber a que dia da semana estamos, isso é certo 😊

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Estar em casa obrigada é um muito desagradável,as horas demoram a passar,todos os dias se faz a mesma coisa, até já voltei a fazer ponto de cruz que não fazia há muito tempo.
    Bjs e boa saúde

    ResponderEliminar
  23. Dias difíceis todos nós estamos vivendo. Novos valores muitos vão adquirir. Aprender o segredo do ficar em casa como faziam nossos antepassados. Vidinha simples e corriqueira. O importante nisso tudo é olhar para o alto e saber que tem um Deus nos chamando para perto dEle. Ele quer ter um relacionamento conosco. Fique bem amiga. Desejo dias melhores pra todos nós. Encerrei dois blogs. Mas ainda tenho dois abertos. Bjs querida Amo vc e Deus ainda mais

    ResponderEliminar
  24. Somos um ser que se adapta às situações. Eu também agora virei fada do lar sem a minha empregada e até me vou safando.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Eu só consigo saber em que dia estou porque estou em teletrabalho e uso uma agenda para registar algumas tarefas diárias que tenho de fazer, ah e convém também saber quando é fim de semana para não trabalhar nesses dias :-)

    ResponderEliminar
  26. Olá Nina, acabei por seguir o teu conselho e regressei ao blog :) estou animada, apesar de ter pouca matéria de interesse para publicar ... a ver vamos o que dá.
    beijinhos Teresa

    ResponderEliminar
  27. Oi Nina do lado de ca do oceando no Brasil as coisas não andam tão diferentes, ando a trabalhar de casa então entre um e-mail e outro, lavo uma louça estendo uma roupa, faço um arroz uma salada para as refeições, e assim multitarefas o dia passa sem que eu nem sinta, de diferente mesmo é que por aqui me recuso a ficar de pijama o dia todo, mas fico de chinelos e posso trabalhar com minha filhotinha de 4 patas no colo todos os dias, também dei por mim a fazer coisas que adiei por tempos e que nunca tive coragem de pedir a minha faxineira que o fizesse que era dar uma lavada na cozinha daquelas que a limpeza chega a reluzir nos azulejos, eu mesmo fiz, sem pressa, nada de querer atropelar as coisas, e saiu muito bem, as roupas aqui aprendi um processo na minha laca e seca, chamasse secagem a ferro, tiro da maquina estendo por algumas horinhas e qdo recolho basta dobrar com jeitinho, ficam melhores que passadas, assim o ferro ja nao uso a muito tempo, e por aqui vamos confiantes que muitas das coisas que vieram vão permanecer, não porque seremos obrigados mas porque veremos que foi boas !!! bju

    ResponderEliminar