quinta-feira, 7 de maio de 2020

Absurdo

Orquídeas. São fascinantes. Tão fascinantes que, à primeira vista sugerem profundos conhecimentos para delas tratar com sucesso.
Não é assim.
São simples, simples e agradecem não ser incomodadas.

Sabia também que uma das regras que exigiam (coitadas!) era viverem apertadas, sem luxos nem espaços excessivos - preferindo vasinhos modestos de exíguas dimensões.
Porém, dada a quantidade de exemplares que fui acumulando, pareceu-me aconselhável alojar algumas espécies num vaso grande, só para ver o que acontecia.
Aconteceu isto:



Um absurdo de flores

Cada uma da sua espécie ...

Todas poderosas, luxuriantes!
Gostaram da casa nova o que me leva a concluir que o "vasinho pequenino, apertadinho" mais não é que um mito urbano - mais um!



A própria folhagem adquiriu dimensão nunca vista, são folhas enormes se comparadas com as habituais

De modo que não hesitarei - logo que termine a floração - em agrupá-las



Porque são inquestionavelmente mais espetaculares se ocupando habitação condigna. Esta - pobrezinha - tenta agorar dar um ar da sua graça

Tem sido um consolo para os meus olhos, nestes tempos de reclusão.
Acredito até que os meus seres verdes apreciam a companhia humana, a minha em particular, que sou quem com eles priva de mais perto.

Os ingleses vivendo no seu clima agreste e tendo predileção pela jardinagem, mantêm em casa, num espaço envidraçado a que chamam Conservatory ou Green House ( quase uma estufa), as plantas que não suportam a intempérie. É um espaço magnífico.
Tenho a sorte de dispor em minha casa de algo similar. É aí que crescem as minhas orquídeas, as plantas de interior, onde me refugio quando prefiro estar só e também onde costuro.
É o meu espaço preferido.
É neste espaço que ocorrem os absurdos florais.

Beijo
Nina


30 comentários:

  1. Ó Nina, que lindas orquídeas! São as minhas flores preferidas e só tenho uma, que este ano nem floriu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. São realmente lindas e encantadoras, as tuas orquídeas! Adoro plantas dentro de casa, mas sei que exigem tempo, mimos e cuidados. Já tive muitas, agora só tenho uma, um antúrio, está sempre lindo, sempre florido. Limpo-lhe o pó das folhas, ficam novas, luzidias, e é assim que gosto de o ver. Se tivesse muitas, não fazia outra vida. :)
    Beijinho, querida, parabéns pelo teu jardim encantado!

    ResponderEliminar
  3. Lindas orquídeas,gosto muito tenho várias entre elas uma rosa muito clarinha as flores estão muito lindas mas as folhas estão a ficar moles,é muito estranho,será que vai secar?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro mexer com plantas e as orquídeas, como as demais flores, gostam de ser em acarinhadas, afofadas, bem tratadas! Lindas! bjs, chica

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelas orquídeas, Nina, estão portentosas. E é verdade, não dão trabalho. E gostam de estar apertadas, sim. Um ano plantei uma num vaso largo e perdi-a. E essas suas, que são três num vaso, afinal, parece-me a mim, têm espaço apertado na mesma. Pois é, elas apenas gostam de luz, pouca rega, e detestam sol directo e forte.
    Com que então tem um espaço como o dos ingleses...não é bem, eles não costuram por lá, aquilo é mesmo só estufa, quando visitei uma, achei linda e até passava um regatozinho por ali dentro que vinha até ao quintal e seguia para qualquer lado. E achei piada porque eles têm sempre trabalho em mãos, lembro-me de uma mesa com vasos e terra e plantas e de haver também uns apetrechos de jardinagem. São outros hábitos.
    Bom. Mas sempre lhe digo que tenho duas orquídeas igualinhas às suas (de certeza com menos viço, um bocadinho mais apagadas), a branca - resolvi dar uma prenda a mim mesma no dia da mãe - e essa raiada (de que gosto menos, mas a minha estreou exuberante floração); e tenho ainda outra num tom rosa escuro bem aveludado e que me parece ir morrer depois de florir. Logo se vê. Para já são um encanto, pois claro.

    ResponderEliminar
  6. Qué preciosas tus orquídeas, las tienes maravillosas, to tuve en su tiempo pero se me perdieron.
    Besos y a seguir cuidándonos.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite de esperança, querida Nina!
    Valeu a pena o sacrifício da obra!
    Ficou lindo o mostrado e as orquídeas unidas jamais serão vencidas.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  8. Muito bonitas. Sou terrível a cuidar de plantas, não conseguem sobreviver.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Até parece que estavam em confinamento e de repente chegaram ao desconfinamento e deram largas à sua alegria de viver. As flores têm vida...
    .
    Cumprimentos Poéticos
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  10. Estão muito bonitas as tuas orquídeas.Gosto muito principalmente das que são plantadas no exterior.
    Beijinhos. Tem uma boa noite.

    ResponderEliminar
  11. woaunh mas que lindas eu sou fan adoro tb tenho mas as minha ja nao tem flor mas as tuas estam 5* parabns bjs saude

    ResponderEliminar
  12. Uma flor que só tive uma vez em casa!
    Gosto de as ver... e as suas estão maravilhosas!!!
    Bom fim_de_semana 🙏

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, N ina. Também amo orquídeas, e as suas estão belíssimas!
    Tenho a sorte de morar bem pertinho de um orquidário lindo, e de vez em quando, eu vou passear por lá, entre as flores, tiro fotografias, me sento para descansar no jardim. É como lavar a alma.

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina... são um absurdo de lindas, por aqui na minha casa elas estão tristinhas, nenhuma florou este ano.
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Nina,
    Muito belas as suas orquídeas, muito bem tratadas.
    Uma flor que logo que vá a uma grande superfície tenciono comprar.
    Beijinhos e continue a jardinar pois é uma ótima terapia.
    Ailime

    ResponderEliminar
  16. Preciosas tus orquídeas, se ve que están muy a gusto.

    ResponderEliminar
  17. Adorei o vaso com a variedade de orquídeas. Lindíssimo. Por aqui as minhas continuam a florir no seu aquário ( sem terra nenhuma).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Nina querida, eu quase já fui para cirurgia de cálculo renal.
    Não acredito em medicação homeopáticas (Calculina deve ser).
    Estou bem medicada para não ter dores ou náuseas. Torcendo para não voltar as dores.

    Não gosto de orquídeas.

    Conhece Crista de Galo?
    Estou postando hoje sobre as minhas.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  19. Nina que lindas principalmente a branca de que gosto mais.
    Tive uma que me morreu no inverno, mas ainda durou 4 anos.
    Fica bem, bom domingo, beijinho

    ResponderEliminar
  20. Tantas e lindas!
    Eu só tenho uma.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Tão bonitas. Comigo as flores não sobrevivem...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Nina,
    Não tenho a certeza de já ter comentado este post, mas não resisti a olhar de novo as suas belas orquídeas.
    Nota-se que gostaram dos novos vasos mais amplos. São mesmo lindas e esse recanto é maravilhoso. Tem muito bom gosto.
    Beijinhos e uma boa semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Não há dúvida, as orquídeas são uns absurdos extraordinários:).
    Bom dia, Nina. Boa semana.

    ResponderEliminar
  24. Acha que aí tem Crista de Galo?
    Veja que parece mesmo uma crista de galo.

    Estou há 3 dias sem dores. Uma maravilha, não é?
    Bjs,

    ResponderEliminar
  25. Que mix fantástico, e que resultou tão bem!!!!
    Estão lindas!... Lindas!... Lindas!...
    Aqui em casa, não as consigo manter! A sala e a casa de jantar são demasiado quentes!... E na cozinha... o espaço não é muito, para as ter, mas foi onde se conseguiram aguentar mais tempo... ainda mantenho o vaso, onde tive as últimas... mas tive de comprar uma artificial... pois para florirem... também era uma dificuldade...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Nina, mas que absurdo é isso? Maravilhosa. Amo as orquídeas, mas ainda não consegui cuidar com sucesso. Também tenho uma certa estuda em minha cobertura, cercada de vidros. Agora ocorreu-me cuidar das orquídeas lá naquele espaço. Será? Beijos aqui do Brasil, ao meio essa pandemia, essa confusão absurda que metemos nesse palácio. Ou seria palhaço?

    ResponderEliminar