sábado, 2 de maio de 2020

Para adoçar os dias


Diria que a atividade mais importante nos dias que passam  é comer. Como comemos! Quanto comemos!
Suponho que passa pela lei das compensações - tiram-nos tudo, mas não nos tiram o prazer de comer.
Pessoalmente e para dizer a verdade, o princípio não se me aplica absolutamente. Tenho dias! Dias em que não como, em que debico, outros, não. É uma gula incontrolável. Aí, todo o cuidado é pouco. Depois, para agravar a situação, tenho saudades das minhas pessoas, das nossas situações e cumplicidades.
Foi assim que, de repente , me ocorreu o Pudim de Alperce que, lá muito atras, devorávamos em dias especiais.
No fundo, pouco difere do super banal Molottoff (será que escrevi corretamente?), mas difere. Leva alperces e faz uma enorme diferença.


A base, o corpo, o sustentáculo são claras

A cobertura, ovos moles

O resultado, indescritível - porque não sei descrever.
É mesmo imprescindível degustar


Então, é assim:

6 claras
12 c. sopa de açucar
100g de alperces
raspa da casca de 1 limão

Cobertura

6 gemas
200g de açúcar


Estes os ingredientes.

Faz-se assim:

Barra-se com abundante  manteiga uma forma de buraco que, a seguir, se polvilha com açucar.
Batem-se as claras em castelo firme e vai-se juntando o açúcar. Depois, a raspa da casca de limão.
Entretanto, fervem-se os alperces. Escorre-se bem a água e picam-se (no 1,2,3 , por exemplo)
Junta-se às claras.

Entretanto, liga-se o forno a 180 graus.
Coloca-se um tabuleiro com água onde caiba a forma.
A mistura irá assar durante cerca de 1 hora em banho maria.

Para a cobertura:
Cobre-se o açúcar com água (sem exagerar na quantidade) e ferve até ponto de pasta. Quando arrfecer, juntam-se a s gemas, mexendo continuam,ente, em lume brando, até engrossar, sem deixar ferver (se ferver, talha!)

Depois de desenformado o pudim, cobre-se com os ovos moles.

Será que fui clara?
Qualquer dúvida, é só dizer. Esclareço imediatamente.
Este pudim é um milagre, uma nuvem que se derrete na boca. A doçura é quebrada pela acidez do limão e dos alperces.
É bom mesmo.
Melhor, bem frio.
 Façam para sobremesa no Dia da Mãe.

Beijo
Nina

23 comentários:

  1. Delícia de pudim e tua receita muito boa! Valeu! Ainda bem pelo menos podemos comer! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Querida Nina, isso deve ser muito bom... muito docinho!
    Não tenho alperces. Só tenho passas, arandos, ameixas e tâmaras. Vou experimentar com o que tenho agora em casa e depois digo. Só vou cortar um pouquinho no açúcar, porque coisas muito doces arrepiam-me os dentes!!! Mas, imagina, adoro suspiros! Vá a gente entender!
    Beijinhos e feliz dia da mãe.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Nina. Pode ser que um dia o faça. O molotof não é um dos meus doces e comê-lo sozinha seria mesmo difícil.

    ResponderEliminar
  4. Anche quì non facciamo altro che mangiare.
    Il coronavirus ha tirato fuori da noi provetti cuochi nascosti, ma non sò come la maggior parte sono paticcieri.
    Sarà che a causa dell'amarezza che ci lascia il covid un bel dolce sulla tavola serve per tirare su il morale.

    Grazie per la ricetta, sicuramente da provare.

    ResponderEliminar
  5. Aqui acabamos de comer a pensar no que vamos comer a seguir. 😊 Nunca experimentei fazer molotoff, mas gosto dessa ideia dos alperces 😊

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Para el Día de la Madre, o para cualquier día.

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina... deve ser daquelas sobremesas de comer rezando,rsrsrs
    A gente come mesmo, dei um tempo por aqui nos bolos pois o ponteiro da balança começou a subir.
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  8. Riquisimo!!! Yo lo hago tambien, de esta pandemia vamos a salir redondas.
    Besitos

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de molotof mas nunca fiz com creme de ovos.
    Belissima partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/05/bolo-de-limao-e-chocolate-branco.html

    ResponderEliminar
  10. Fiquei para aqui a salivar! Deve estar uma delícia, avaliando pelo aspecto! De alperce nunca fiz!... Fantástica ideia!
    Eu... ando para aqui, numa neura sem fim!... Faz mesmo falta sair, distrair as vistas... mas depois começo a pensar em tudo o que tenho que fazer, para chegar a casa com segurança... que me desmotivo, e lá vou continuando a evitar as saídas desnecessárias...
    Pois é! Estes períodos mais parados, trazem o reverso da medalha... a roupita a encolher! E agora que desgraça!... Se se for a uma loja, comprar alguma coisa, nem se deve poder experimentar nada, com o à vontade de antes... :-(
    Para fazer uma espécie de compensação, nos açucares... agora deixei de por açúcar no café... agora junto mel, para as imunidades, e um pózito de canela... também para o mesmo efeito...
    Estimo que tenha passado o Dia da Mãe, o melhor possível, Nina, dadas as restrições do momento... mas haja saúde! E se Deus quiser, o próximo será bem melhor, já com as suas pessoas por perto!...
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Oh Nina, os teus doces encantam-me.
    Já engordei uns quilinhos, mas precisamos de comer, não é ;)
    Ainda não fiz o arroz doce, está para breve, obrigada amiga, um beijinho, e fica bem.

    ResponderEliminar
  12. Adoro!!!
    Pena estar em dieta... isto é, sem doces há mais de um mês!!!
    Espero que esteja bem Nina! Bj

    ResponderEliminar
  13. Ninita, eu gosto dos doces, mas não me perco por aí além. Há outras coisas que gosto mais de fazer na cozinha, como por exemplo, sopa e pão. Deixei de ir à padaria, tornou-se um vício esta cozedura, mas antes pão que bolos! Seja como for, esta sobremesa deve ter ficado deliciosa e era menina para dar umas valentes colheradas... :)
    Ficou-me no olho essa toalha de croché, foi feita por ti? Que linda! Adoro, amo! Beijinho, querida, cheio de coragem e de muita paciência.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Nina,
    Entrando pela madrugada e vendo esta delícia...
    Adoro molotoff! O seu tem ótimo aspeto e com alperce deve ser uma delícia.
    Evito doces e para compensar como frutos secos (alperces acabei), mas tenho ameixas e tâmaras... Mel uso um pouco nos chás.
    Eu gosto de comer, mas ultimamrnte deixeu praticamente os hidratos de carbono e acompanho peixe ou carne com todo o tipo de legumes.
    Como faço menos exercício tenho tentado pelo menos não aumentar de peso...
    Já tenho saudades de almoçar fora...
    Tenho esperança que daqui a algum tempo possamos retomar a nossa vida quase normal.
    Beijinhos e fique bem.
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Precisamos mesmo de dias mais doces!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Nada como um docinho para nós confortar. Aqui tenho feito muito, muito bolo e pão, nem tanto pela gula, mas pelo simples prazer. Tento comida no freezer para sobreviver muitas semanas. Até comprei um só para esticar. Ando meio paranóica. Bjs

    ResponderEliminar
  17. Ola Nina, não ha nada melhor por estes tempo, do que o tempo em que podemos fazer nossos pratos preferidos, passar um tempo na cozinha fazendo algo que gostamos, isso pra quem gosta de cozinhar ne, penso ser mesmo uma boa terapia, mesmo que o custo seja uns quilinhos extras que podemos resolver nos contendo vez ou outra ne... bjus

    ResponderEliminar
  18. Para desanuviar:) ouvi há pouco tempo que "os pandas comem 12 horas por dia, em quarentena comemos que nem pandas, por isso se chama pandemia" :)) BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  19. Até as minhas filhas que são umas piscas para comer andam sempre a perguntar: Oh mãe o que há para comer agora? Bjs

    ResponderEliminar
  20. kkkk ando desencravando receitas, meu Deus
    a ansiedade de não poder sair faz-nos abrir a apetite, mas logo ai passar e tudo voltará ao normal bjss

    ResponderEliminar