quarta-feira, 10 de junho de 2020

Doce de tomate


Tinha comprado 2 quilos de tomate coração de boi, de cultivo biológico, na minha vendedora que mora ali para os lados da Apúlia e me abastece quase todas as semanas  com toda a variedade de verduras. É a D. Fátima que se dedica à agricultura e tem imensa clientela. A propósito, confesso que admiro muito esta mulher que, com fracos recursos,  educa três filhos, sendo que todos frequentam a universidade. O seu elevador social foi mesmo o trabalho no campo.

Sempre que posso, lá vou eu abastecer-me e, para além das hortícolas trago uns ovos fenomenais, todos, garantidamente, com duas  gemas.

Voltando aos tomates, comprei-os ainda verdes e deixei-os fora do frigorífico durante uma semana, até ficarem bem madurinhos próprios para o doce de tomate, sabor que carrego entranhado na minha memória, desde a minha infância.

Então, limitava-me a comer, mas lembro que o dia da confecção do dito, era um acontecimento demorado trabalhoso e minucioso que enchia a cozinha de azáfama e a casa de odores.

Os tomates eram escaldados para se lhes retirar a pele e depois examinados quase com lupa para que nenhuma semente se imiscuísse no preparado, composto por açúcar, canela, casca de limão e a polpa do fruto que, muito lentamente fervia até atingir o ponto perfeito - colocava-se uma colherada num prato frio, abria-se  uma estrada com uma colher e, se esta se mantivesse estava pronto, no ponto.

Hoje simplifico:
- Não retiro a pele;
- Não me preocupo com as sementes;

Lavo os frutos, parto-os e lá vão para a panela com os restantes ingredientes até atingirem o dito ponto.

Aconselho lume brando logo que levante fervura, caso contrário pode queimar. A colher de pau é ferramente indispensável. Portanto, até começar a ferver, mexer, mexer sempre. 


Atenção que a mistura tende a salpicar e não é agradável - admito que apanhei com um pingo na mão direita que doeu, fez bolha e agora que a bolha rebentou, surgiu uma feia ferida que embarra em tudo e dói que se farta. Para a próxima uso luvas



Os frascos onde será guardado o doce devem, obrigatoriamente, ser esterelizados. Fervo-os com as respetivas tampas durante 15 minutos. Coloco-os invertidos sobre uma tolha limpa e, logo que o doce esteja pronto, transfiro-o para os frascos.



Deixo que arrefeçam assim, de cabeça para baixo, para que se forme vácuo.
Há quem volte a fervê-los, mas eu dispenso esse passo, até porque o doce é comido tão rapidamente que não se corre o menor risco de que se estrague.

Já comprei mais tomates. Sempre coração de boi. Espero que fiquem no ponto, isto é, bem maduros, e prepararei outra dose.

Costumamos comê-o ao pequeno almoço, com torradas, mas é fantástico como sobremesa, acompanhando queijo.
E assim, quase perdi o hábito de comprar compotas no supermercado. Até porque os meus comensais, com gosto gourmet, protestam se faço batota.


Bons feriados.

Beijo
Nina






20 comentários:

  1. Boa noite Nina,
    Adoro doce de tomate e já tenho feito da forma como a Nina fez desta vez.
    Na verdade não há nada como comer doces feitos por nós. O ano passado fiz bastante marmelada que já desapareceu...
    Sobre Sintra, pois temos mesmo que ter muitos cuidados, porque a situação agudizou-se, apesar de neste momento não ser o concelho com mais infeções. Obrigada pelo seu cuidado.
    Um beijinho e fique bem.
    Continuação de boa semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Um dia destes pensei que ando distraída das compotas. Como não me existe uma senhora dessas que vende os frescos da horta, acho melhor esperar até que o tomate esteja maduro, ainda não é época dele. Bom, se os ovos que compra têm todos duas gemas, garanto-lhe que isso é óptimo para a Nina e mau para as galinhas. Não gosto muito do doce de tomate com pele e nem com muita semente embora não use esses cuidados de as retirar todas; espremo sempre o tomate para retirar a maior parte e não criar tanta água. E primeiro cozo-o um bocado para largar a aguada maior; só depois acrescento o açúcar e um pau de canela. É um doce demorado e não é o meu preferido. Mas um dos meus filhos gosta bastante e recomecei a fazê-lo. Era o doce que minha mãe fazia anualmente, talvez porque cultivávamos sempre tomate e era da sua preferência.
    E é verdade que respinga, o palerma do doce. Nada má ideia mexê-lo de luvas:)
    Bom apetite!

    ResponderEliminar
  3. A mi también me trae recuerdo de infancia: Pan crujiente con mantequilla y dulce de tomate.Yo le agrego, además 1 ó 2 clavos de olor segun la cantidad que prepare, le dan un sabor muy particular.
    Cariños Nina

    ResponderEliminar
  4. Olá. Obrigado por fazer sua geléia de tomate. Isso lembra minha mãe, que também conseguiu. Aran de você vira o recipiente durante o processo de resfriamento. Obrigado por isso. Saudações de nós na Indonésia.

    ResponderEliminar
  5. Adoro doce de tomate ( faço sempre juntando maçã). Gostei muito desta receita que é com a pele e as sementes. Trituras tudo depois? Ficou com uma cor linda!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina: costumo por 2 ou 3 maçãs até perfazer 1 kg com o restante tomate. A maçã tem muita pectina o que ajuda no "ponto" do doce.
      Bjn

      Eliminar
  6. o meu marido ele é fan e este ano vou ter mesmo que fazer pois nao fiz no ano passado o teu ficou com uma cor linda bjs

    ResponderEliminar
  7. Mermelada de tomate, no sé si me atreva a hacerla. Hace poco hice mermelada de mango, y me quedó deliciosa.

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me dessa trabalheira da minha mãe mas nunca gostei de doce de tomate.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. E ficou com um óptimo aspecto!...
    No momento... tive de abolir, alguns destes pequenos grandes prazeres... as roupitas estavam a encolher... e isto de comprar calças sem as experimentar... para mais em tempos de pandemia... para mim não funciona... pão, doces, batatas, massas... vão ficar um tempo em stand by...
    Devia considerar em arranjar uns aloés, para o seu terraço, Nina... E também dão flor!... Para queimaduras e cortes, nos pequenos acidentes domésticos dão um jeitão! Para alem de com eles se fazer também um xarope, com propriedades e benefícios, que nunca mais acabam... faça uma pesquisa na Net pelas propriedades de tal xarope...
    Beijinhos! Bom feriado!
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Adoro doce de tomate. Por vezes sou um bocadinho - mas só um bocadinho - guloso, lol
    Tem um aspecto de fazer crescer água na boca
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Adoro doce de tomate. Tão bom numa torrada com chá a acompanhar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina, também o faço como tu, mas tiro-lhe a pele.
    De resto sigo os mesmos paços.
    Também me lembro de a minha mãe fazer doce de tomate, e acho que ficavam mais apurados, com mais açucar e mais escuros.
    É sem duvida um dos meus preferidos, aliás os que mais gosto são os dos frutos vermelhos: morango, cereja, amora e framboesa, entre outros.
    Tenho várias qualidades de tomate, então às vezes misturo e também fica bem.
    O teu tem um excelente aspeto e concerteza uma delicia.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. Olá querida Nina!
    Parece bastante apetitoso!
    Bom proveito!
    Um doce beijinho!☀️
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto de doce de tomate! Aliás, só gosto de doce de tomate. Gostava de me aventurar, mas só sobrava para mim, já que infelizmente sou a única a apreciar. Obrigada pela deliciosa receita, minha querida. Continuação de dias saudáveis e tranquilos!

    ResponderEliminar
  15. Adorooooo , mas náo tenho pachorra para tanta maçada....

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  16. Qué rica mermelada te ha quedado!!! Me encanta untada en oan tostado.
    Besitos

    ResponderEliminar
  17. Olá Nina. Nunca comi doce de tomate. Agora fiquei com vontade de provar! Beijinhos

    ResponderEliminar