sábado, 7 de agosto de 2021

Talvez de volta

 Foi no fim de Abril que publiquei o último post, quase em jeito de despedida. Fechei para mudar de ares. Andei por outras paragens, encantei- me com o Instagram, com a variedade de temas, com o imediatismo da interação, com a aparente economia de tempo, onde os comentários se reduzem a um toque no ❤️, quando muito, a um sucinto comentário. São inegáveis vantagens do Instagram. Mas, falta-lhe conteúdo, calor humano, alma. 

Bem sei que o mesmo pode ocorrer com os blogues, que também eles podem  pecar iguais pecados, são porém excepções. Quem se dispõe a cumprir o ritual da escrita, verte na página em branco muito de si, sentimentos, experiências, ensinamentos e, se tivermos sorte, poderemos descobrir textos admiráveis, deleite  estético em forma de escrita.

Temos portanto a situação em que me apetece voltar. Não surgiu de repente. Anda a atazanar-me há tempos. Dou por mim com vontade de escrever. Flagro-me a espreitar escritas alheias. São muitos sinais. Sinais que aprendi a não ignorar.

Agora deveria estar profundamente adormecida,mas, como é evidente, não estou. Cansada, sim, mas inquieta. Coisas que escolhem a noite para ganharem forma e uma força que na verdade não têm. Quando assim é, aprendi que perderei a luta se insistir permanecer na cama, no escuro. Toca a levantar e ocupar a mente, toca a cansar os irresolúveis problemas, seja lá como for. Normalmente com a leitura. Hoje, com a escrita. Eis-me pois aqui.

Pretendo que este texto seja apenas um toc-toc nas vossas portas, um olá, um estou aqui. Estou bem. Com saudades. Com vontade de voltar. Com assuntos para partilhar. Assuntos aos montes. A vida mudou tanto! Temos que conversar.

Se ninguém me ler, não estranho, não me ofendo, na verdade, não me importo. De momento escrevo essencialmente para mim. Treino-me, exercito-me, até ficar minimamente em forma. Quase vítima do clima Olímpico. Ter sentido vontade, necessidade foi o primeiro passo. Estou certa que regressei.


Beijo

Nina

18 comentários:

  1. Olá Nina, bem vinda de volta!!!
    Eu não me cheguei a desconectar contigo, via e comentava as tuas postagens do Instagram.
    E, como tu, prefiro o blogue, é mais aconchegado, é a nossa casinha. Mas dou comigo a postar mais coisas no Instagram, pelo imediato.
    Por aqui, ou por lá espero que continemos a encontar-nos.
    Beijinhos,
    Guida

    ResponderEliminar
  2. Nina, coisa boa te ver aqui de volta!O Insta é rápido,mas frio...bem mais frio ,sem emoção do que oa blogs. Que boa essa vontade, esse cutuco que tiveste pra voltar! Te esperamos sempre,tá? beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Toc, toc, ouvi a batida: será chuva, será gente? Não! É a Ninita a voltar aqui! :)
    Mas que boa nova!
    Minha querida, tantas saudades que tenho tuas. Já aqui tinha dito que não me identifico com o Insta. Fiz lá conta só para seguir as amigas, mas como nunca publiquei nada, fecharam-mo. Não me importei, cachopa admiradora de texto, de conteúdo, de emoção, tenho muito com que me entreter e sigo os blogs como sempre fiz.
    Sabia que ias voltar, vim aqui muitas vezes... os teus textos são únicos, foi desde sempre o que me encantou e emocionou (algumas vezes). Percebo que quem gosta de comunicar e de escrever e fá-lo com mestria (como tu) sente essa necessidade e nós ávidos leitores, consumidores desses encantos cá estaremos para os admirar. Beijinho, minha querida, aguardo com carinho, todas as novidades que é como quem diz, espero pelas tuas insónias, rs. :):):)

    ResponderEliminar
  4. Hola Nina! aquí estoy yo!. Yo también pasé por Instagram y lo cerré. No tiene la calidez que tienen los blogs.
    Seguramente seguiremos visitándonos
    Besos desde Argentina

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Nina,
    Finalmente ei-la de volta! Que alegria me deu!
    A Nina tem um jeito tão particular de comunicar que faz muito falta aos seus seguidores. Falo por mim e decerto por quem a seguia fielmente.
    Seja bem-vinda!
    Beijinhos e um agradável fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Nina... que bom vê_la por aqui!
    Neste momento só tenho o blog dos olhares activo pois sempre que posso vou conhecer ou revisitar e é uma forma de dar a conhecer a beleza do nosso país!!!
    Boa semana e bj

    ResponderEliminar
  7. O bom filho à casa torna. No que me toca, tenho sempre vindo dar uma espreitadela. Gosto de a ler e encontro quase sempre gostos comuns. Estou contente que tenha voltado.

    ResponderEliminar
  8. Volte sempre que precisar, cá a receberei de braços abertos e com vontade de conhecer as suas histórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joaquim, obrigada pela entusiástica recepção. Voltarei, seguramente. Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá, Maria, obrigada por me fazer sentir bem vinda. Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que bom que é voltar a lê-la. Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Que boa notícia. Fiquei mesmo contente. Senti falta do teu blog.
    Beijinhos minha querida.

    ResponderEliminar
  12. Bom tê-la de volta, Nina! Eu confesso que não arranjei ainda paciência para as redes sociais... os blogues são mais recatados, e habituamo-nos com quem nos segue e vai interagindo... nas redes... falta calor humano, como muito bem diz... pelo que para mim... podem ser poucos... mas bons, os que vão chegando até ao meu canto, e se vão mantendo por lá...
    Super contente, com a sua volta! A vida... mudou imenso!!!
    Continuo atolada em mil precauções diárias... mas a minha mãe não tem tido problemas... e isso basta-me para continuar a praticá-las... por isso, agora sou eu que ando um pouquinho mais ausente... e também porque tenho de acompanhar as reparações por lá na Ericeira, de uns estragos que a obra do condomínio deixou nos meus tectos, com a reparação dos terraços em 2019... 3 martelos automáticos para retirar o material antigo... e muitas estaladelas no estuque de várias divisões... que foi uma beleza, como resultado... :-(
    Calculo que as mesmas, comecem em Setembro ou Outubro... pois o empreiteiro, também vai ter de responder perante outros condóminos, pelos problemas que já se estão a detectar no exterior do prédio, ao fim de menos de 2 anos... que é o período de garantia da obra...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Jane Quintela de Carvalho11 de agosto de 2021 às 12:31

    Oi Nina... volte sim, volte com suas postagens cheias de alegria, dicas, imagens bonitas, o mundo precisa disso.
    Beijinhossss!!!

    ResponderEliminar
  14. Hallo Nina...
    nach langer, langer Zeit dachte ich eben, schau doch mal wieder auf diese schöne portugiesische Seite.
    Ich habe ja schon lange keinen Blog mehr, da sich die
    Gesetze hierfür in Germany sehr geändert haben.
    Sehr schade, aber man kann nichts machen.
    Es ist sehr vielen Bloggern so ergangen, die neuen Vorschriften waren nicht ok.

    Ich lese so gerne, was du schreibst, dann habe ich das Gefühl, ich sitze neben dir.
    Dabei kann ich deine Sprache nicht :-)

    Ich freue mich aber sehr auf dein Wiederkommen, das ist wie -nach Hause kommen-.

    Ich wünsche dir noch einen schönen Tag.
    Hier, in Norddeutschland (Bremen) ist seit 2 Tagen Herbststimmung, mit Sturm, Regen und wenig Sonne.
    Und kühl ist es, nur 16 Grad

    Liebe Grüße von Sophie

    ResponderEliminar
  15. Concordo consigo. De facto os outros ambientes virtuais são mais rápidos ou instântaneos. Prestam-se mais ao publicar e se alguém comentar comentou e se não comentou seguimos em frente sem preocupações de maior. O blogue também não exige resposta de ninguém, mas exige muito mais de nós e é muito mais cheio de tudo, mais recompensador. Eu ando pelo facebook (pouco na verdade) e Instagram para o imediato, para o dia a dia (embora as publicações tenham mais do que um dia de espaço entre uma e outra) mas nada chega ao blogue. E embora com grandes intervalos entre as publicações, é sempre um prazer voltar e ver quem volta...

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha!!!!! Vi que há vários posts que escreveu e ainda não li. Comecei por esse, lindo, sincero, desabafo. Amo sua escrita, minha escritora predileta. Bjs

    ResponderEliminar