terça-feira, 9 de novembro de 2021

E as moscas?

 Refiro-me às moscas minúsculas, quase invisíveis, mas profundamente irritantes que esvoaçam perto da fruta. Acho que são sazonais, as antipáticas! Porém este ano, persistem em enervar-me, as parvas. São as alterações climáticas, por certo, que, produzindo estes verões tardios, com dias ensolarados e quentes, que lhes baralham as ideias - a elas, às moscas da fruta.

Já desisti da minha composição colorida e perfumada na mesa da cozinha. Desisti! Rendi-me derrotada.

Agora toda a fruta permanece no frigorífico ou fechada na despensa. Ainda assim, as infelizes perduram. 

Não sei que lhes faça. Limito-me a detestá-las. Para mais, li algures, que cada uma pode reproduzir 500. É muita mosca para uma pessoa só.

Que fazer?

Que fazem?

Que aconselham?

Inseticida, não! Está-se mesmo a ver que não! Não quero cá inseticida na cozinha.

Terei que aguardar os rigores do Inverno?

Aí, sei que não sobrevivem, mas, convenhamos, em pleno século XXI é decepcionante concluir que não vencemos as moscas da fruta.

É isto que hoje me cabe dizer.

Fico à espera de sugestões, soluções, sortilégios.

O que vier será bem vindo.

Muito agradecida.


Beijo

Nina


11 comentários:

  1. Deixo aqui o que tenho guardado... Essas mosquinhas são mesmo chatas!

    Como acabar com mosquitinhos de banheiro:

    Lave as paredes e o piso com desinfetante. ...
    Coloque bicarbonato de sódio e vinagre nos ralos e na pia. ...
    Jogue água sanitária nos ralos e no vaso com certa frequência. ...
    Mantenha a tampa do vaso abaixada e os ralos fechados sempre que possível.


    E na cozinha:Como acabar com os mosquitinhos das frutas com truques simples


    Evite guardar frutas muito maduras. ...
    Jogue sempre os restos de comida no lixo. ...
    Faça uma armadilha com açúcar, vinagre e detergente. ...
    Use plantas aromáticas para afastar os insetos. ...
    Limpe os locais mais críticos da cozinha com vinagre.


    beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela resposta tão completa e pelas sugestões. Vou investir nessa armadilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. eu uso uma toalhinha bordada sobre a fruteira, mas e claro que tira o visual das frutas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia, Dalila, mas o ideal seria exterminar as malvadas. Beijinhos

      Eliminar
  4. Ainda não desisti da fruteira no meio da ilha mas que me irritam, irritam!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Nina,
    Embora tenha uma grande cesta com fruta em cima da mesa, as mosquinhas são raras, graças a Deus!
    Apenas sacudo quando, por vezes, vejo alguma!
    No caso de maçãs e peras vou vendo se têm manchas e serão essas as primeiras a gastar.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte, Ailime Está visto que as diabas preferem o norte. Beijinhos

      Eliminar
  6. Minha filha tem a mesma luta!
    Temos o cuidado de estar atenta e sobretudo ter pouca quantidade de fruta exposta ao ar livre!
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Jane Quintela de Carvalho23 de novembro de 2021 às 15:26

    Oi Nina, pensa na raiva que eu tenho dessas moscas, de todas as moscas, por aqui temos muitas e como nossa casa é em uma chácara imagina o tanto de insetos. Haja paciência!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  8. Cortar rodelas de limão, e colocar em pratinhos em pontos estratégicos na cozinha! Em cada rodela de limão, espetar uma série de cravinhos da India! Foi uma pessoa de um café, na Ericeira, com bolos em exposição, que me ensinou o truque para evitar moscas de toda a espécie...
    Não custa experimentar... :-)) Mas acho que resulta... e bem!... A pessoa em causa tem dos cafés mais imaculados, que costumo ver... sem seres alados, muito inconvenientes, esvoaçando... :-))
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Por aqui, por ter o clima frio, ainda não tive o desprazer de encontrar as ditas.
    A minha lida no momento tem sido combater as formigas do pequeno pomar. Não quero usar veneno por conta da cachorrinha. Tenho pesquisado muito a respeito, mas ainda não coloquei nada em prática.
    Bjs

    ResponderEliminar