segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Figos



Hoje fui abençoada com esta prenda :




Uma caixa de figos acabadinhos de ser arrancados da figueira - antes que os pássaros  os comam - explicou o amigo que mos ofereceu.
- Obrigada, muito obrigada, repeti, enquanto, imediatamente provava o primeiro e o segundo.
Pequeninos e deliciosos.



Tenho algumas receitas que exigem figos, mas nunca, nunca as faço  ... porque ... os como antes, sem paciência  para esperar, vitima de enorme gula que não  consigo  nem quero controlar.
Como a matéria prima  e, já  se sabe  não  se  fazem  omeletas sem  ovos. Comidos os figos, nenhuma possibilidade de concretizar receitas que os requerem.

Gosto particularmente  da salada de figos com presunto, da compota que se come com queijo e da tarte em que entram igualmente amêndoas, tudo receitas fantásticas  - que, como o nome indica exigem figos, os tais  figos a que não  resisto, com que vergonhosamente, descaradamente  me empanturro.

Aliás,  atrevo-me a questionar que tenha sido a maçã  quem provocou a expulsão  de Adão  e Eva do paraíso  ....

Nã ... para mim foram os figos!
Os figos é  que os condenaram, nunca uma insípida  maçã  (ainda que da sabedoria)
Por mim, sei, com uma sabedoria  de experiência  feita, que seria igualmente  e sumariamente  expulsa!
Sem arrependimento ... de barriga cheia!
Nada a fazer.  Sou verdadeiramente um caso perdido.
Não  lhes resisto!

Beijo
Nina

40 comentários:

  1. Hummmm, que presentão heim amiga. Parecem deliciosos mesmo!
    Aguei!
    Bjssss e feliz semana p/vcs

    ResponderEliminar
  2. Nina, cá em casa também há um comilão compulsivo... de figos!
    Belo presente!
    O ano passado ainda fiz dois frascos de figos em calda, para serem comidos fora da época. Este ano não farei compotas... sou eu a falar neste momento!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aqui é difícil (na minha cidade) encontrar figos assim, prontos para comer.
    Por isso, aproveito nas viagens para come-los.
    Ainda tenho figos seco que comprei por aí.

    Ainda vai demorar para meu portador.

    ResponderEliminar
  4. Milujem figy, aj ja ich mám v záhrade, ale budú zrelé až na jeseň :-)
    Tak dobrú chuť!
    A.

    ResponderEliminar
  5. Já somos duas!
    Abs.
    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Eu também adoro figos e assim fresquinhos e apenas apanhados então!!! Coisa boa esse presente! Valeu!bjs, chica

    ResponderEliminar
  7. Salada de figos acompanhada de queijo feta. Uma delícia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Tal e qual! Adoro figos, talvez seja o meu fruto preferido. Chego a comprar meia caixa na frutaria (serão cerca de 24) que derreto em três "vezadas". Ah, coisa mais boa!
    Adorei o texto, sinto-me em casa, podia ser eu (se tivesse tal dom) a explicitar tão claramente o que me vai na alma. E dou por mim a "ougar"... amanhã vou ver se há, rsrs. :)
    Beijinho grande, Ninita, até amanhã!

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Nina, também adoro figos, mas fico muito inchada, depois de os comer e evito...
    Os que lhe ofereceram têm óptimo aspecto.
    Bom apetite!
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Adoro figos e consolei-me deles, este ano .

    As fotos ficaram belíssimas e "apetitosas".

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Adoro figos, tenho a sorte de ter uma figueira da terra dos meus pais e o meu irmão também me trás uns que tem no Algarve.

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto, tanto, mas tanto que já me estou a babar!

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina!

    Estou contigo... Eu e esta caixa de figos... Mmmm, não quero nem pensar... Hehehe Adoro!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  14. Realmente irresistíveis é que bonitos esses estão! Um fruto lindo e apetitoso, que também não pára muito em casa à espera de uma receita. Beijinhos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  15. Olá, querida Nina!
    Quem resiste a tal delícia? Eu também não...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  16. É um máximo Nina :D :D
    Estou aqui fartinha de rir :D
    Essa história de Adão e Eva :D :D
    São tão bons os figos, também adoro :D :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Adoro figos e este ano a minha figueira de pingo de mel ... poucos deu!
    Levo um para provar!!!bj

    ResponderEliminar
  18. Adoro figos colhidos da árvores e comidos na hora. O meu melhor ano, no que respeita a figos, foi há uns cinco anos em que tinhamos uma figueira mesmo em frente à porta do local onde trabalhava, que era do nosso senhorio. Era comer até rebentar!!

    ResponderEliminar
  19. Un regalo así siempre se agradece, y se usa en preparaciones deliciosas.

    ResponderEliminar
  20. Adoro figos, esses devem estar mesmo deliciosos!
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  21. Eu sei que os figos são muito bons para a saúde (toda a fruta de fato) mas eu tenho que obligarme a come-la, não gosto. Agora, se ela vai dentro de um bolinho...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Oh, dearest Nina,
    I love fresh figs, but here in Austria we don't get them very often. But I remember holidays in Malta some years ago, where we could pick the figs directly from a tree. They were sweet and delicious!
    Lots of hugs, Traude
    http://rostrose.blogspot.co.at/2017/09/oldtimer-surfer-hollerernte-und-noch.html

    ResponderEliminar
  23. Oi Nina... ganhei uma caixa de figos do meu sogro e quase devorei tudo sozinha, rsrsrs eu amo!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  24. Um presentão Ninita! Meu marido e eu amamos,mas só para nós dois seria muito e eu faria uma bela compota para comer com queijos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Oi, Nina!

    Que figos lindos!!
    Eu também adoro...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  26. Concordo plenamente... que maçã seduziria assim?? Figo, está decretado foi a fruta que a Eva comeu! Amo demais!!
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  27. Hum!!!! Não sei não... há umas maças de Alcobaça, que são uma autêntica maravilha, e das quais o Adão, se calhar, nem nunca soube delas!... Digo eu, que como bastantes... mas também não são todas as que me servem... :)
    Agora, esses figos... são mesmo uma tentação, de facto!
    Também adoro figos! E esses, a avaliar pelas imagens... são mesmo de nos deixar água na boca!
    Um pecado... seria não ferrar o dente neles... :-D
    Fez-me lembrar a figueira, do quintal da minha avó, onde nas férias do Verão... era esticar o braço... e comê-los directamente da árvore! Bons tempos!...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  28. Nossa, uma caixa de encher os olhos! Em minha região aqui no Brasil é bem difícil de encontrá-los assim, fresquinhos, mas gosto igualmente dos que são vendidos em calda. Hummmm! Geladinhos são tudo de bom! Lindo final de semana!

    ResponderEliminar
  29. Que delicia!! Impossível resistir:)
    Beijnho

    ResponderEliminar
  30. Adoro figo, e não tenho plantado no mato...vou providenciar. bj

    ResponderEliminar
  31. É uma das minhas frutas preferidas e de todo o jeito, doce, seco, salgado, compota, geleia, fresco. Percebo que por aqui, os pequenos são os melhores.
    Gosto do seco, recheado com nozes e mel ou com foie gras e mel.
    Na salada de rúcula, com nozes, queijinho azul, presunto Parma e crema balsâmico é uma benção para o resto da vida!

    ResponderEliminar