quarta-feira, 18 de julho de 2018

Observando


Desde que seja possível organizar livremente uma viagem, essa é sempre a modalidade que escolho, quero com isto dizer que, eleito o destino, compro a passagem aérea, reservo hotéis e um carro que apanho no aeroporto e lá vou, com a sensação plena de férias em liberdade.
Melhor ainda é optar pelo automóvel a partir de casa, desde que o tempo disponível o permita. Então a liberdade é quase absoluta.

Desta vez, voámos até Marselha e daí seguimos a rota da lavanda previamente estudada e estabelecida.

O quartel general - o hotel onde pernoitámos todas as noites - situava-se nos arredores de Aix-en- Provence e provou ser uma excelente escolha.

No primeiro dia, saímos de Aix-en-Provence em direção a Gordes ...


Esta surpreendente cidade bege, pendurada na encosta de um monte ...


Estava calor, muito calor e as ruelas estreitas ofereciam sombra e uma brisa encanada muito agradável

É uma cidade muito antiga ...

... que nem por um momento cedeu à selvagem tentação do urbanismo moderno.

Por isso, percorrendo estas ruinhas sentimo-nos perdidos algures no passado


As portadas de madeira adequam-se ao clima de extremos - calor sufocante no Verão e frio polar no Inverno


Vêem-se muitos turistas, diria mesmo que só turistas e que os locais se encontram ocupados em atividades que servem esse mesmo turismo.
Muitos franceses, muitos estrangeiros e muitos, muitíssimos orientais.


Longe vai o tempo em que nos cruzávamos com grupos de japoneses de máquina fotográfica em punho, disparando avidamente em todas as direções.
Distinguiam-se à légua por muitos motivos, sendo que um dos mais marcantes era o vestuário terrivelmente desatualizado, principalmente notório nas mulhers.


Hoje tudo mudou. Mudou para melhor.




As mulheres denotam uma preocupação muito particular com a moda. Não que sempre me agrade, que sempre "faça" o meu género ... que não faz, mas devo reconhecer  que ali há preocupação, há modernidade, há estilo.
Esta jovem chamou imediatamente a minha atenção ...



... com  o esquema monocromático, o incontornável chapéu - espertas, sabem que o sol não perdoa e que apressa incrivelmente o envelhecimento da pele -  e a sobreposição de camadas ...

Duas gerações - fácílimo encontrar as óbvias diferenças.


Esta (japonesa?) está espetacular!
Muito branco, sobreposições e capeline imensa ...




Sapatos cómodos e casamento de cores perfeito.
Adoro a saia compridona e semitransparente.



Tratou-se de um desfile muito interessante ...




Não conheço o Japão, mas tenho ouvido relatos acerca das suas mulheres, moderníssimas e verdadeiras fashion victims - aprecio imenso o conceito e dele retiro o que me convem.


Portanto, inesperadamente, nesta viagem, enchi os olhos (também) com estilo e moda.
É que para além de ser muito observadora, sou terreno (muito) fértil para este tipo de influencia - que levo na conta da cultura, que o é!
Moda é também cultura, sem sombra de dúvida!












Mesmo quando o visual é mais contido, percebe-se que houve ali cuidado, preocupação com a comodidade e com um bom resultado visual. Esta senhora, na sua simplicidade, está o que se pode chamar, muito gira!


A poucos quilómetros de Gordes situa-se a Abadia de Senanque, uma beleza imperdível.
Foi aí que pela primeira vez nos confrontámos com uma plantação de lavanda - embora de médias proporções, nada que se compare ao oceano que atrás mostrei. Ainda assim foi chocante vislumbrar o conjunto Abadia / plantação.







O mar roxo, o tal que mexeu com todos os meus sentidos, seria avistado no dia seguinte.
No primeiro, foi assim - algumas dezenas de quilómetros, um calor sufocante, pausas reconfortantes e observação do microcosmos que connosco se cruzou.
Já disse que moda também é cultura, não disse?


Beijo
Nina







28 comentários:

  1. Adoraria passear por ai, é tudo tão lindo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Uma publicação fantástica. Obrigada pela partilha: :))

    Hoje:-Das cartas que eu nunca te enviei.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, querida amiga Nina!
    Apreciei muito o desfile em vários estilos. Agradável de se olhar e o campo de lavanda está lindissimo!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, querida amiga Nina!
    Apreciei muito o desfile em vários estilos. Agradável de se olhar e o campo de lavanda está lindissimo!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Um post muito interessante, e uma cidade linda.
    Gostei do passeio que a sua observação me permitiu.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Suas imagens e seus textos me dão a sensação de que estou passeando com você.
    Na França só conheci Paris e foram poucos dias.
    Lavanda, lavanda! Que beleza! Sentiu cheiro delas?

    ResponderEliminar
  7. Fotografias fantásticas. Gostei das paisagens e também da "passagem dos modelitos". A rapariga de rosa/salmão tem muita pinta.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Que lindo passeio.
    Tenho muito respeito pelo vestir moderno ou não das japonesas, sempre vestidas como mulher rs vestidos, saia, me encantam.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Nossa que passeio maravilhoso !!! E obrigada por compartilhar estas lindas fotos, olhando para elas nos faz sentir que estamos aí também, apreciado toda esta beleza .
    Beijos
    Ângela

    ResponderEliminar
  10. Que post tão giro e tão divertido, Ninita! Adorei as curiosidades sobre moda e sobre cultura... acho que vou voltar atrás, fiquei presa às cores, ao calor (que adoro), às vestes e principalmente aos chapéus de aba larga. Os meus (tenho dois) são peça fundamental nos meus passeios de verão. Adoro-os!
    Ah, ainda não estou de férias... dia 23 começam... viva! :)

    ResponderEliminar
  11. Magnificent photos..That last one is amazing.How neat we walked the same streets.And I love people watching too..How cute was she?:)♥LOve Gordes..love Aix..love Provence!

    ResponderEliminar
  12. Fotos simplesmente maravilhosas!
    Dá uma vontade de sair pelo mundo!...

    ResponderEliminar
  13. Nina querida, que delícia viajar através dos seu olhos.
    E para concluir você nos oferece este mar roxo. Obrigada.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Nina ... nunca me lembrei de reparar nos looks dos turistas :=)
    ...
    Gosto dos olhares e foi muito bom passear através dos seus registos!!!
    bj

    ResponderEliminar
  15. Bonitas imagens...até me senti a viajar um pouquinho também, ainda que virtualmente!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Também gosto de observar. Quando vou passear a algum lado, ou apenas uma viagem em trabalho, aqueles momentos habituais que por vezes nos levam para o meio de muita gente, também gosto de além do sitio, se for novidade, observar as modas dos que passam ou estão por lá. E já tenho tirado algumas ideias! Gostei muito das fotos. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  17. Que post lindo Nina. Sim,moda também é cultura. Eu sou como tu,fivo bem atenta sos detalhes. O belo é congortabel para os olhos e encanta-me sempre. Senti falta do teu look neste post. Olhares lindos amiga,adorei! Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Querida Nina: Aix-en-Provence!Este post trouxe-me bonitas recordações. No meu ano de finalista ( há uns anos valentes) fomos a Marselha e ,claro, a Aix-en-Provence que é linda! Adorei viajar contigo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. 20 de julho dia da amizade.
    Não poderia deixar de vir aqui neste dia tão especial.
    Agradecer a você por fazer parte dos amigos que seguem o meu blog e que sempre que pode passa lá e deixa uma palavra de carinho, um elogio comentando a postagem um oi que para mim é muito significativo. Que seja escrito no momento da visita ou colado, não importa para mim, o importante é ter sido lembrada por você.
    Amigo é aquele que te toca com ternura através das palavras.
    Aquele que te abraça, mesmo longe.
    Aquele que te apoia nos teus sonhos e aquele que critica os teus erros, não para te desmotivar, mas, porque quer em teus caminhos a luz plena.
    Ser amigo é ser luz, ser amigo é transferir o melhor que há ao próximo.

    FELIZ DIA DA AMIZADE!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar
  20. Was für hübsche Gassen! Ich bin ganz verzaubert von dem Charme des Städtchen. Auch die Sonnenhüte sind wunderbar inspirierend! Besonders der Strohhut der jungen Frau in gelber Bluse und weißem Rock ist wundervoll! So einen hätte ich auch gerne. Herzlichst, Nicole

    ResponderEliminar
  21. Maravilhoso, este tour, na rota da lavanda!
    Reconheci os sapatos de uma das turistas, azuis, de um anúncio que vi algures num outro blogue... esses sapatos são tão, mas tão confortáveis e super originais...
    Adorei uma vez mais, poder viajar um pouco através das suas imagens, Nina!
    Esse lugar é lindo, mesmo! Beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Boa noite Nina, aqui do sul acompanhando a sua viagem linda.
    Isto por aqui está excelente.
    Beijinhos
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Que pena nao estavas mt longe de mim Pois nao é mt longe dai aqui onde estou nimes adorei as tuas fotos sao lindas bjs

    ResponderEliminar
  24. As fotos são fantásticas, um bom lugar para passar férias.
    Gostei dos looks das turistas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Nina, que maravilha de imagens, da cidade, das pessoas que a visitam, seu olhar é muito atento e observador, você fareja a beleza.. amei!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  26. this looks after a real cool holiday! i like these shots a lot!

    thanks for sharing!
    hugs
    http://jennifer-femininundmodisch.blogspot.com/2018/09/vorstellung-meiner-2-neuen-perucken-my.html

    ResponderEliminar