segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Molho de tomate

Também eu resolvi preparar o meu próprio molho de tomate - tal como fazem e divulgam algumas amigas aqui na net.

Em nome de uma alimentação mais saudável, é de evitar os alimentos processados que aparecem nas prateleiras dos supermercados.
 Na verdade, nunca fui de comprar "comida pré-preparada", mas, às vezes lá trazia uns molhos, uma maionese e outros produtos que me facilitavam a vida.
Agora, resolvi estar atenta e recusar esse tipo de oferta.

Para já, preparei 2 quilos de tomates, seguindo a receita da Bimby, mas nada impede que seja preparada pelo método tradicional.



INGREDIENTES

0 dose/s
  • 40 g azeite
  • 150 g cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 cenoura pequena
  • 500 g tomate maduro c/ pele
  • 1 c. chá de sal
  • 1/2 c. chá de pimenta
  • 1 c. chá de orégãos
  • 32min
    Bimby® 32min
    Total
  • Fácil
    Bimby®
  • Appliance TM31 image
    Receita criada para
    TM31

ETAPA DE PREPARAÇÃO


    1. Coloque no copo o azeite, a cebola, os alhos, a cenoura e programe 5 seg/vel 5
    1. De seguida programe 5 Min/ Varoma/ Vel 2
    1. Adicione os restantes ingredientes e programe 20 min/100ºC /vel 2
    1. Se desejar triture 30 seg  e vá progressivamente até à vel 7.
    1. Guarde o molho no frigorífico até 1 semana ou no congelador até 3 meses em recipientes próprios.




É muito prático e muito rápido.

Usei tomates frescos que comprei em promoção ...

Fervi escrupulosamente os frascos ...

... durante 10 minutos.

Depois foi enchê-los e guardar o belo do molho para ser utilizado.

Aproveitar a promoção dos tomates é um otimo investimento, quer para confecionar o molho, quer compota, que resulta deliciosa.
Atenção, portanto, às promoções.

Beijo
Nina

20 comentários:

  1. ¡Hols, amiga!


    Primero quiero agradecer tu huella en mi espacio, luego comentarte que me gusta la idea de envasar los tomates y también otros productos, como son los pimientos, zanahorias judías, entre otras legumbres que es muy necesario y saludable tomarlas.

    Me ha gustado mucho pasar, gracias por tu buen hacer.
    Te dejo un besito, con mi estima.

    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  2. Interesting post my dear, thank you for sharing :-)

    ResponderEliminar
  3. Ah, essa máquina de fazer comida é tudo, né? Um dia hei de ter uma dessas!!!! Faço da maneira convencional e guardo no freezer em sacos com fechamento hermético.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Boa Tardinha, querida Nina!
    Gostei da receita e só me abstenho da pimenta.
    Vou experimentar amanhã mesmo no almoço para a massa de arroz.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. É trabalhoso mas, sem dúvida, vale a pena! Fica muito saboroso!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Acho que ficou uma delícia.
    Mas eu teria colocado mais alho.
    Aqui, abuso de alho.

    ResponderEliminar
  7. MUY BUENO YO LO HAGO TODOS LOS AÑOS DE MIS TOMATES.
    PERO DESPUES DE LABAR BIEN LOS TARROS LOS PONGO CON EL TOMATE HIRVIENDO Y LOS TAPO.
    ASI ME DURAN TODO EL AÑO.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  8. look like delicious...thank you for your recipe.
    greeting- evi erlinda

    ResponderEliminar
  9. Faço semelhante (não na bimby) e congelo em doses individuais.
    Acaba por ser bem prático.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Nunca experimentei, Nina, embora também já tenha visto por aí. O teu molho ficou com aquele ótimo aspeto caseiro. A ver se me aventuro também. A minha "menina" Bimby ficou com a balança avariada. Também já a tenho há 11 anos. Se calhar chegou a altura de a substituir pela versão mais moderna.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Oi, Nina!

    Este molho deve estar delicioso!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  12. Vou usar a receita para preparar um pesto ao meu marido!
    Hehehehe
    Aliás, meu nome é Tanara e estou voltando pro mundo blogueiro agora! Adorei teu cantinho e espero que visite e siga o meu, caso queira! Fico no aguardo! (: Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá,

    É bom ver que se opta cada vez mais por produtos caseiros, em detrimento de produtos processados.

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina... eu queria ter mais tempo de fazer essas receitas caseiras, já preparei muito molho de tomate, ultimamente não... uma puxadinha na minha orelha, rsrsrs
    Beijoss

    ResponderEliminar
  15. Uma excelente e saudável opção, Nina!...
    E mais uma vez, ficou com um óptimo aspecto! Eu ainda compro no supermercado... mas creio que em breve, vou começar a fazer o mesmo... quando começamos a olhar para os compostos, dos frasquinhos... dá que pensar... :-( e há que começar a ponderar em alternativas caseiras, bem mais saudáveis...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  16. É uma ótima opção, sempre tenho no freezer, mas uso muito os pomodori pelati - italianos, com temperos e manjericão fresco, resultam em um molho delicioso e perfumado.
    Bjx.

    ResponderEliminar