quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Camisola/blusa mostarda


O mês de Novembro foi bastante produtivo em termos de tricô, uma vez que consegui terminar (com luvas ...) a camisola em amarelo mostarda, a tal cuja lã comprei online e que não foi grande compra, por vários motivos.
O primeiro foi que o fio - 100% lã - me pareceu áspero assim que lhe toquei.Tenho a certeza que nunca o teria comprado, se , ao vivo, na loja, lhe tocasse, porque, logo eu tão susceptível às alergias de pele, não correria o risco.

Depois, a própria cor não corresponde exatamente ao que imaginava.
Como se estes dois argumentos fossem sem importância - que não são - durante  o tricô, desenvolvi uma alergia nas mãos ... agora não tenho a certeza se foi provocada pelo cabo metálico das agulhas, se pela própria lã.

Enfim, tinha motivos fortes para deixar a obra "jogada às traças", mas persisti e a camisola/ blusa ficou pronta seguindo o método top/down, método de que cada vez gosto mais, dado que tricotando uma peça única, deixam de aparecer as sempre inestétivcas costuras.
Neste método, o que mais me custa são as mangas. Uso o sistema magic loop, mas - convenhamos - é chato, corta o ritmo e eterniza um trabalho que deveria ser rápido.
Bem sei que poderia (e deveria) tricotar com 4 agulhas (como se tricotam meias), mas, depois de experimentar, desaprovo o resultado, porque me aparecem por ali umas carreiras verticais 
(correspondentes à mudança de agulha) que não tolero.

Feita esta divagação, concluo:


Aperfeiçoei o método top/down, através da prática, da repetição.
Sou absolutamente apologista deste princípio - a prática (= TRABALHO) conduzem à perfeição.

Acho que ter sorte exige muito trabalho, isto é, acredito muito mais na transpiração do que na inspiração.

Sem grandes pormenores técnicos, a camisola/ blusa, resultou perfeitamente aceitável, isto é, se não perfeita, muito bem feita.
Repito que não tive a sorte de aprender a técnica na idade em que tudo se aprende, apenas porque o meu contexto não favoreceu a aprendizagem.
Porém, sempre tive uma imensa curiosidade, uma enorme vontade de aprender, de produzir, de criar.
Foi com trabalho, com resiliência, com a repetição do erro que consegui atingir um nível para mim gratificante.


Orgulho-me desta conquista, conseguida a pulso.

A camisola/blusa que "pica" vai ser usada, está a ser usada, porque, para grandes males, grandes remédios - um body macio junto à pele é o caminho para driblar a natureza agreste deste fio.
Resulta. Resulta perfeitamente.
E, mesmo a cor, não sendo exatamente aquela que idealizava, conjugada com castanhos ou animal print, torna-se aceitável, quase bonita.
Não rejeito a cria.
Pelo contrário, até criámos laços de afeto.

Beijo
Nina

30 comentários:

  1. Boa tarde, querida amiga Nina!
    Parabéns pelo empenho e resultado!
    Gosto do tom e aprendi o uso da malha de algodão por baixo dessa para proteger mais do frio.
    Tenha alegrias de flores recém regadas!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. E fizeste muito bem em criar estes laços de afeto, já que a camisola ficou lindíssima. Também adoro o método top down, embora nunca tenha feito em camisla, só em casaco. Será que atino? Quantos pontos puseste na gola e como fizeste a distribuição? Se puderes dizer, ficava muito agradecida.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Nina: agradeci lá no meu blog a tua pronta resposta, mas como podes não ver, deixo aqui a minha gratidão pela tua explicação.Foste ( és sempre) muito querida e simpática. Vou começar a minha e vamos lá a ver como corre.
      Bjs

      Eliminar
  3. Boa tarde Nina,
    A sua camisola está lindíssima e valeu bem a pena o esforço e até o sacrifício quando lhe aconteceu a alergia.
    A malha está perfeita e a cor adoro.
    Beijinhos e use-a com saúde e alegria.
    Feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Adoro a cor, mas não suporto fios agrestes. Tricoto quase sempre com fios de bebé!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito dessa cor e achei a blusa linda! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Nina!
    Está perfeita! Eu tb adoro tricotar, para mim além de terapia era tb uma paixão. Contudo este ano ao experimentar, comecei a sentir uns formigueiros e umas dores nos braços e na cervical.Não imagina a falta que esse hobby me faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Aldina.
      Espero que esse incómodo seja rapidamente ultrapassado, por todos os motivos e também para que possa continuar a tricotar.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada Nina,
      Assim espero também...
      Um beijinho

      Eliminar
  7. Parabéns Nina!
    Está perfeita! Eu tb adoro tricotar, para mim além de terapia era tb uma paixão. Contudo este ano ao experimentar, comecei a sentir uns formigueiros e umas dores nos braços e na cervical.Não imagina a falta que esse hobby me faz.

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Adoro!

    Gosto da cor e do modelo!

    Tenho tanta pena de agora não ter tempo para tricotar...

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Ninita, querida amiga, adorei o teu texto, que, como sempre está muito bem escrito e muito explícito. :) Não desanimes em relação à lã, depois de lavares a camisola e a secares na horizontal, fica mais macia. Assim dizem as tricotadeiras mais experientes, li algures. Quanto à cor, eu acho linda e adoro vê-la em ti, está perfeita, conjuga com tons acastanhados, cinzas ou pretos. Ninguém diria que és uma aprendiz, mas tal como dizes, só a prática, o esforço, a dedicação, a persistência (o trabalho) conduzem à perfeição, como em tudo! Por isso eu insisto tanto na aprendizagem das meias (ando a ensinar algumas colegas e insisto e não as deixo desistir face às imperfeições próprias do começo). :)
    Estás de parabéns e só deves sentir-te orgulhosa da obra de arte que continuo a admirar e não lhe encontro defeito algum!
    Beijinhos, até breve!

    ResponderEliminar
  10. Ficou muito bonita e vai lindamente com as calças animal print.
    Boa noite e beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. É uma boa solução . E seria uma pena por de lado uma peça tão bonita, no tom e no feitio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. ME ENCANTA!!
    YO ESTOY HACIENDO UNA CO 8 TAMBIEN PERO ME PARECE QUE ESTA CHICO NO SE SI TENDRE QUE DESHACER.
    TE QUEDA PRECIOSO Y EL COLOR!!
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  13. C'est superbe! Nina..tu as laissé tes cheveux naturels? Cela prend combien de temps pour les cheveux longs? J'en ai envie.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Chère Monique, merci beaucoup pour ton doux commentaire.
      En réponse à ta question, je n’ai pas cessé de me teindre les cheveux. En fait, je n'ai jamais l'intention de faire ça. Bisous

      Eliminar
  14. A camisola ficou muito bonita.
    Vou dar uma dica que me ensinaram, experimentei e resultou.
    Na água de enxaguar a camisola ponha um pouco de amaciador para cabelo. Eu esperei uns minutos antes de retirar o excesso de água. A lã amaciou e ficou agradável ao toque.
    Quando a estava a tricotar tive vontade de desistir, mas tinha sido tingida artesanalmente e eu gostava muito da cor, resolvi pedir conselho à vendedora e ela deu-me esta dica.
    Espero ter ajudado.
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, muito, muito obrigada pela dica. Vou seguramente experimentar.
      Espero que a sua sugestão ajude outras leitoras.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Que linda camisola!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  16. Olá, Nina,
    Gosto muito da camisola, Nina. Espero que com as lavagens, fique mais macia.
    Adorava experimentar o método top down, mas o mágic loop deve "cortar" o prazer de tricotar. Acho que me fico pelos casaquinhos de bebé top down...
    Bjs,
    Guida

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina, eu amo essa cor, já tive um a blusa de lã exatamente assim e usava muito com calça jeans azul escuro...Beijosss

    ResponderEliminar
  18. Pois apesar de todas as peripécias e contratempos... resultou muito bem! Pelo que, não deve de todo, rejeitar a cria... pois esta cor, é uma das tendências da estação... E com um casaco/parka preto, ou castanho escuros... fica perfeito!!! Esta cor sobressai imenso, dos tons escuros... dando um up... e uma alegria nos looks de inverno... por tendência, sempre mais escuros...
    Adorei ver! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Muito bonita.
    Tanto a cor como os pontos em detalhes.
    Nem imagino como se tricote com 4 agulhas se só temos 2 mãos.

    ResponderEliminar
  20. Nina...a camisola ficou espetacular quer no modelo quer na cor!
    Não consigo usar lã que pique mas com as lavagens pode ser que amacie!
    Boa noite!!!

    ResponderEliminar
  21. Valeu a pena o esforço, a camisola ficou linda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Tão bom quando superamos e conseguimos!
    A cor me agradou muito, mas entendo que no seu caso, não era o que esperava.
    Resultou muito bem.

    ResponderEliminar
  23. nicely done Nina - i like your work. I´m sure that looks good on you!

    hugs
    Jennifer
    http://jennifer-femininundmodisch.blogspot.com/2019/02/unterwegs-weihnachtsadventstreffen-2018.html

    ResponderEliminar