domingo, 1 de maio de 2011

Sogras e Noras




Há uns tempos atrás, mostrei a exuberância garrida de umas flores provenientes de uns bolbos, que, sem exigirem atenções especiais, sobreviveram ao inverno frio e chuvoso, explodindo em girândolas fabulosas , quando nada o fazia prever.
Consultei então, o meu guia de botânica e, embora não absolutamente segura, chamei-lhes Clívia , de acordo com a fotografia publicada nesse manual.
Um dos comentários que então recebi veio da Ana, que me informou que o nome desta planta, em Aveiro, cidade onde vive, é Sogras e Noras, uma vez que as flores nascem, crescem e morrem de costas voltadas.
Agora, que fui abençoada com o nascimento de um novo exemplar, de cor mais escura e ainda mais belo que o anterior e que a seguir mostro, veio-me à ideia a designação popular que me foi transmitida pela Ana.





 Sabendo-se que a cultura popular baptiza  objectos e situações de uma forma pragmática, atribuindo-lhes o nome de acordo com a utilidade e a atitude, estou agora a chegar ao título desta página e às considerações que esse pressuposto me merece.
Lendariamente, tradicionalmente, acredito que as relações entre sogras e noras pudessem ser envenenadas por um azedume ancestral, pela conquista do poder, pela marcação do território, literalmente falando, quando as famílias alargadas conviviam sob o mesmo tecto, na disputa pelo afecto de um varão, filho ou marido, conforme a perspectiva.
Na saga de " O Padrinho", situada temporalmente no século XX, num território marcado pelo descompromisso ( aí nasceu o American Dream, auto-estrada de todas as possibilidades sociais...), sogras e noras não viviam de costas voltadas, não! O que acontecia naquele tradicional clã italiano era bem pior, as noras sobreviviam subjugadas pelas sogras.

Quer-me parecer, contudo, que na actualidade tudo mudou.
Qual rivalidade, qual carapuça?

O que me é dado testemunhar é que os filhos saem, cada vez mais tarde da casa dos pais e se/quando saem, salvas algumas estranhas excepções, o que vejo, da parte das  futuras sogras é um enorme alívio.

Tenho uma amiga, mãe de dois rapazes que não para de suspirar por noras, noras de verdade, daquelas que lhes arrebatam os infantes, que criam ninhos independentes e que lhes dão rumo à vida.

Uma dessas amigas, em desespero de causa, já prometeu festa rija no dia em que os moçoilos se ponham a mexer e deixem de dar trabalho.

Como ficar inimiga da heroína que abraçou tão pesado projecto?
As sogras de hoje são muito cool ( como diz a minha amiga Fífia), perseguem as últimas tendências, fazem plásticas, cuidam do corpo, cultivam amizades, multiplicam projectos!

Definitivamente, as noras são uma benção.
Deus Nosso Senhor lhes dê muita saúde e paciência.

Beijos,
Nina


16 comentários:

  1. Nina,
    A flor é linda. Eu não conhecia pelo nome de "sogra e nora" - bem interessante e engraçado, mas concordo plenamente quando dizes que os filhos de hoje não querem sair da casa da mãe -e as mães loucas para se verem longe dos filhos. Será por serem tão bem tratados pelas mães é que eles não querem arriscar viver sem suas mordomias?
    Um beijo querida, bom final de domingo.
    dinorah

    ResponderEliminar
  2. Que legal o seu post, Nina.
    Um ótimo domingo. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Nina
    Um grande aplauso por tão bem ditas (neste caso, escritas!) palavras.
    A minha sogra era um amor de senhora, e a minha mãe adora o querido genro... e vice versa!
    E eu acho que também sou estimada como sogra.
    Beijos
    Teresinha

    ResponderEliminar
  4. Ah! E quanto às clívias (prefiro este nome)... são lindíssimas!
    Teresinha

    ResponderEliminar
  5. To rindo muito aqui com seu texto!

    Tenho um filho e portanto uma nora. Ele é solteiro e vive comigo, mas minha nora quase vive aqui também!...rs

    Como somos somente nós dois, fico feliz com mais uma filha!

    Deus abençoe sua semana!

    Beijão

    ResponderEliminar
  6. Nina! Que texto tão lindo! Não evitei umas valentes gargalhadas! Não poderia estar mais de acordo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina,

    também conheço pessoas que anseiam por noras.
    Beijo e uma ótima semana,
    Ana Paula
    Salinha do Crochê

    ResponderEliminar
  8. Minha amiga Nina... que saudade!

    linda essa flor... mais esse nome hein! Graças a Deus me dou bem com minha futura sogra, ela é muito amável...

    Beijos e Beijos no seu coração...

    ResponderEliminar
  9. Olá Nina! Acho impressionante os temas que vais buscar e a forma como os abordas! Só tu...
    Neste caso, das sogras e noras... No meu papel de nora acho que fui abençoada com uma sogra fantástica! Quanto ao futuro... Tenho dois rapazes que ainda quero debaixo da minha asa (1 e 8 anos), mas acho que vou pertencer ao clube da tua amiga... e esperar que noras caridosas os levem!

    Já comprei a revista do casaco colorido, comecei a fazer com uma linha castanha que tinha ali... Já cheguei á parte das cavas, mas não sei se estou a gostar muito... O facto de ser colorido pesa muito neste trabalho, assim todo castanho não sei...

    Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Ah! E outra coisa... Pior do que os 'marmanjos' não saírem de casa é quando as noras tb ficam lá em casa... Isso era bonito!!

    ResponderEliminar
  11. Olá, achei muita piada ao nome que deram a tão lindas flores, quanto a mim, não concordo nada, a minha sogra é um senhora com 78 anos, que é uma querida, tenho muita sorte, pois sou tratada como filha e adoro-a.Quanto ao meu filho, por agora ainda o quero perto de mim (mãe galinha lol) mas espero vir a ser uma sogra como a que tenho.
    Boa semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  12. Minha sogra é uma pessoa idosa e meu relacionamento com ela limita-se ao trivial que a boa educação exige, não tenho maiores intimidades com ela, mas gostaria de ter uma pessoa mais presente ao meu lado... Quem sabe eu poderei ser essa sogra moderna para minhas noras?
    Beijo
    Adri

    ResponderEliminar
  13. Olá Nina! Desculpe o atrasso mas esta semana foi de loucos e só agora estou a conseguir por as minha leituras em dia. Já estou a seguir sim, espero ver o resultado do sofá porque adoro makeovers!

    Beijo e bom inicio de semana!

    Mary

    ResponderEliminar
  14. Mary, seja muito bem vinda. Sigo os seus textos verdadeiramente deliciada com o seu sentido de humor, às vezes um pouco caústico, mas sempre hilariante de quem não se leva muito a sério.
    Quero muito aprender...
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  15. Cá-cá, conseguiste, em duas penadas, realizar um filme de terror: tudo ao molhe e fé em Deus!

    Quanto ao colete, acho que vive muito da cor! Não sei se apostaria numa cor só...
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  16. Olá Nina, obrigada pela visita ao meu blog e também por se tornar um cristalzinho, passa lá de novo que que uma ótima novidade, SORTEIO, gostou? Seu blog é maravilhoso, tudo de bom, e sogra para muitos, o nome da flor veio a calhar, não tive muito contato com a minha, pois ela morreu logo que casei, mais a flor é muito bonita.
    Deixa a porta aberta que voltarei sempre.

    Amiga, tenha um semana cheia de LUZ.

    Bjs cristalinos

    ResponderEliminar