quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Para sorrir...


Se estar viva, com saúde e em paz, não fosse o suficiente para trazer um sorriso de orelha a orelha, estampado na face, outros motivos surgiram


Este ...

... aqui aberto, para não deixar lugar a dúvidas. Um IPAD!

E este. Um feto recém- nascido, que promete pujança futura.

O Ipad!
Achei graça, muito cómodo, muito prático. Quase uma agenda grande, cabe em qualquer bolsa. E é ver-me, na pausa do café matinal, consultando o blog e digitando respostas aos comentários.
É certo que já me causou um pequeno dissabor, selecionando palavras que não digitara (perdão, querida Leninha!), mas, jurássica, confronto-me atabalhoada com os fulgores da tecnologia de ponta. A avaliação é muito positiva. Não me vejo a sair de casa desprovida da maquineta. Logo eu que tenho a mania de aproveitar o tempo ao minuto. Repito, tem muitas, muitas vantagens.
Jurássica, volto a repitir ( que o adjetivo caiu-me no goto ...), não domino a coisa.
Digamos que é mais a coisa que me domina a mim, mas, lá iremos.

Outro sorriso rasgado, nasceu perante a oferta desta plantinha. Deu-ma uma pessoa de quem gosto muito. Trabalha aqui em casa há anos e tenho por ela um sincero carinho. Acho que é recíproco.
É uma prenda que não se compra. Divide-se. Havia lá em casa uma planta mãe e ela, a minha querida D. M.J., deu-se ao trabalho de a dividir e replantar. E trouxe-ma. Foi para um lugar de destaque na minha sala que é para onde vai tudo o que transcende o material. Sem problemas decorativos. Só afetivos. Olho para ela e sei que alguém me quer bem. Não tem preço. E provoca sorrisos que é um excelente exercício muscular anti- rugas.

Outro sorriso aflora sempre que, baralhada, me confronto com o acordo ortográfico. Não me tira o sono, só me baralha ... Com hífen ou sem? Duas palavras ou uma? Poderia consultar um prontuário, mas, pura e simplesmente, não estou para isso.
Já sei, sempre soube, que o dicionário é um cemitério de palavras. Sempre soube que a língua é uma entidade viva em permanente evolução. Nunca fiz bandeira do estático. O que me parece ridículo é mudar a norma por decreto.
É anti-natural( lá estou eu com dúvidas...)
Que não me atormentam, que não me tocam.
O erro , a ocorrer, deixa-me indiferente ... quase divertida. Não é, seguramente, esse o tipo de erro que me classifica. Mais depressa classifica os mentores da leizinha  aleijada.

Continuo a sorrir!

Beijo
Nina

42 comentários:

  1. oh nice..
    kisses
    http://color-blockbyfelym.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Malditos hífens. Com a desculpa de simplificarem, só complicaram a vida à criançada!!!

    ResponderEliminar
  3. Nina,
    que bom que estejas feliz!!!!
    Eu, sei que dou erros nessa linda língua portuguesa, mas...vou usando o recurso do próprio computador para corrigi-las....

    abraços de MF

    ResponderEliminar
  4. Nina querida
    Temos sempre tantos motivos para sermos felizes não é mesmo? Sóem estarmos com saúde já uma alegria!
    Estes mimos não tem preço.Ah,o IPAD,que maravilha,ainda não tenho.Estou a ler RIO DAS FLORES(Miguel Sousa Tavares) e lembrei-me de voce,linda noite,bjkas

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo Ipad, tome cuidado porque vicia....rsrsrrs.
    Linda sua planta, ainda mais se tem amor junto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adorei o que vc escreveu
    Vc é uma pessoa muito Especial!

    Um Beijo Grande no seu Coração
    Andrea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andréa, querida, quis visitá-la, embora saiba que o carinho não se agradece, apenas se recebe, eu, mesmo assim, quis visitá-la. Não consegui aceder ao seu blog. Então, é assim, publicamente, que deixo um beijo.

      Eliminar
  7. Hey you! I don't like to support Apple or Microsoft. I don't like proprietary technical systems. Long live Unix and Android!!!
    ;-)
    Have a good time
    Sunny

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelos sorriso e bons motivos pra sorrir. Logo estarás acostumada com o I Pad! Parabéns!beijos,chica

    ResponderEliminar
  9. Usted es una persona con mucho sentimiento. Me encanto lo que usted escribió
    Cariños

    ResponderEliminar
  10. Querida Nina,

    graciosa a plantinha que ganhou (suponho que foi da Da.Maria!) e fica evidente a reciprocidade do "gostar" e o sorriso toda vez que a vê, cheio de razão.
    Acho que estamos todas pensando como você, chega de regra de ortografia, já não iremos prestar vestibular e nem concursos, a maioria de nós está aposentada e estamos escrevendo apenas para nos comunicar e sermos felizes!
    Quanto ao iPed é o máximo em praticidade e tem mesmo esse problema de substituir palavras sem que a gente perceba. Foi assim que obtive resposta por você ter-me visitado no Fuso e me chamado de Luís... achei estranho mas agora entendí e não paro de rir...
    Permita-me dizer-lhe algo sobre os acentos e C c/cedilha: tecle a letra que precisa de acento e segure-a, aparecerá uma janela com todas as formas usadas, daí você escorrega o dedo para aquela que lhe interessa e pronto! Espero eu tenha sabido explicar.
    Por todos estes motivos que descreve e que podem parecer pequenos para alguns, sorria e seja
    muito feliz sempre, mesmo em novembro...

    Beijão,
    Lu...

    ResponderEliminar
  11. ...e sua inspiração hoje está a todo vapor, minha querida...a sua postagem está linda e gostei demais da parte em que fala das lembranças de caráter afetivo...
    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderEliminar
  12. Querida Nina
    Como tu és bonita!
    És uma pessoa doce, com um coração do tamanho do mundo!

    * A plantinha: um mimo!

    * O IPAD: um imbróglio... mas com mais umas experiências ficas licenciada nisso! Já quis oferecer um aqui ao meu querido parceiro, claro que eu é que ia brincar com ele..., mas o nosso filho achou por bem esperar para comprar o último modelo(!!!)... mais adequado (???)! Por enquanto contento-me com o acesso à net pelo meu telemóvel.

    * O acordo ortográfico: há que o seguir, já que nos foi imposto. Tenho 7 netos, alguns em fase escolar, não quero passar vergonhas diante deles. Consulto muitas vezes as novas regras, mas hei de (já não é hei-de!) morrer sem conseguir decorar todas a exce(p)ções. Deixa lá! Já passámos por outros acordos e então ninguém se queixou! Quando vou a S. Miguel, pego nos livros da biblioteca do meu pai e aí é que noto o que realmente tem mudado, ao longo de décadas, na nossa língua, que, por isso, é viva. O latim ficou de vez "morto"... mais ninguém o estudou! Se quem "estudou" e aprovou este acordo tivesse estudado grego e latim, teria ficado quieto.
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderEliminar
  13. Um ipad deve ser muito fixe e com o tempo e a prática a nina já não vai ser jurássica, vai ser super moderna :)

    Acerca do acordo, também não gosto muito, mas já ando a escrever para me habituar.

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  14. Querida, gosto como valorizas as coisas, neste caso um Ipad e um vaso com uma planta oferecida. Tão diferentes e valorizadas com o mesmo carinho.
    Não sei trabalhar com o Ipad (não tenho) mas a minha neta de 5 anos domina bastante bem o bicho (no que é suposto uma criança de 5 anos saber fazer). Daqui a dias já não sentes dificuldade alguma.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Oi Nina , adorei o post!
    Parabéns pelos motivos dos sorrisos!:)
    Gostei do lugar na sala para os "afetivos" :)
    Para os posts só consigo fazer no PC, para visitar e comentar o IPAD é uma beleza:)
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Que bom que está feliz Nina! Logo voce vai se adaptar com seu brinquedinho novo... beijos

    ResponderEliminar
  17. Olá amiga
    parabéns pelos mimos
    tecnologia é tudo de bom,pena que nos toma muito tempo né kkkkk
    Aproveite com moderação,afinal é bom fazer de tudo um pouco e de pouco um "tudo" né
    Bjs fique com Deus
    Bom feriado!!!

    ResponderEliminar
  18. Ai Nina, acho um desperdício não encontrá-la em nenhuma publicação diária. Escreve tão bem e tão gostosamente... Os cronistas do Estadão que se cuidem.
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Esse ipad me dá trabalho com essas correções automáticas! Estou para te falar que não gosto muito não! Rs... Mas aproveite! :) Seu texto é como chocolate... Começo a ler, quando vejo já chegou ao fim e eu quero mais. E é incrível isso, pois você geralmente fala sobre assuntos tão simples, em um lugar que eu diria "gente, comprei um Ipad, gostei muito!" você cria um poema inteiro! Delicioso! Nossa... Você e a Ilaine poderiam lançar um livro que eu comprava na hora! Fã de carteirinha!!! Beijos querida!!!

    ResponderEliminar
  20. Parece que la tecnología vino para quedarse. Se ha instalado en nuestra vida de una manera tan enorme que prácticamente es imprescindible.

    ResponderEliminar
  21. Também tenho um ipad e dá muito jeito!

    ResponderEliminar
  22. Olá Nina! Foi muito simpática.Embora esteja sem tempo para virtualidades não quis deixar de a cumprimentar e de lhe desejar um bom dia. Gostei muito da sua "casita" e vou voltar. Bj.

    ResponderEliminar
  23. O iPad, muito prático, e dentro de pouco tempo, não fazes nada sem ele :)
    A planta oferecida com o coração, promete tornar-se num belo exemplar ;)
    O acordo ortográfico, eu simplesmente não o vou seguir, nunca, jamais e em caso algum. Acho que não tem lógica nenhuma. Vou resistir até ao fim!!
    Beijinhos e um bom dia para ti.

    ResponderEliminar
  24. Brinquedinho novo, hein! :)
    Gostei da planta! É bom partilhar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Ainda não tenho iPad, mas todos elogiam. Um dia me renderei a ele. Plantinha nova é como um filho.... vai "vingando" e a gente curtindo cada vez mais.
    Bom feriado. Será feriado por ai?
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Very very nice - it looks great!! Gorgeous lil' plant too :) x

    ResponderEliminar
  27. Ainda não sou adepta do ipad, porque tenho alguma dificuldade em ver ecrãs pequenos. Já a planta, acho o máximo. O acordo não acho o máximo, mas uma obrigação. Bjs

    ResponderEliminar
  28. Ai Menina nem te conto......
    Eu estava comentando em um blog, quando apareceu uma tela para colocar o numero do meu celular
    Bom.... fechei a tela, e apareceu o seguinte:
    Seu Blog foi removido
    Minhas pernas ficaram bambas, me deu vontade de chorar
    Meu Marido com muita calma, leu como fazia para recuperar o blog, e colocou o numero do meu celular
    Ficamos esperando, então tocou o celular e me mandaram um codigo para colocar no blog e ele voltou
    Tô meio traumatizada ainda
    Mais está tudo bem Graças a DEUS!

    Um Beijo ENORME e um Lindo Feriado
    Andrea

    ResponderEliminar
  29. Adoro o iPad..eu tenho um e para mim é maravilhoso..
    A planta é linda..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderEliminar
  30. Adorei a planta e também o recipiente. Uma planta sempre me faz sorrir. Não tenho Ipad, mas tenho um telefone completo, não vivo mais sem ele. É como um novo órgão do corpo.
    Eu também não estou contente com este decreto, mas nunca nos consultam para alterar as regras gramaticais. As mudanças sempre vêm de cima. Beijos.

    ResponderEliminar
  31. Olá. Ipad´s são bonitos mas caros, e lixados quando se procura um programa para lá meter. um dia penso em comprar um tablet, mas dos mais foleiros. Se bem que preferia um portátil em vez do tablet. mas sim, diz quem tem, que são excelentes. beijos

    ResponderEliminar
  32. De certeza que daqui a uns tempos já estás uma pró no que toca ao iPad! Que esse sorriso permaneça, um beijinho

    ResponderEliminar
  33. Então não é que estou aqui a tentar ver o teu post da iguaria que vejo na foto e não consigo de jeito nenhum!! Eu hein! Está complicado!! :)

    ResponderEliminar
  34. agora quem está sorrindo sou eu!
    minha filha também ganhou um Ipad e volta e meia a vejo dando gargalhadas porque o danado muda a palavra que ela usou.
    Não raro fica uma frase muito engraçada.
    Meus netos dominam a geringonça, deixam a mãe de cabelos em pé, pois sabem mais do que ela...rsrsrs
    adorei seu texto de hoje, muito divertido, e didático rsrsrs
    beijos querida, vida longa para sua plantinha tão linda.

    ResponderEliminar
  35. Qualquer dia vc me conta o que aconteceu
    Não é fácil né amiga?

    Um Beijo Enorme
    Andrea

    ResponderEliminar
  36. Minha querida Nina,

    Também estou de notebook novo, após passar anos convivendo com um jurássico "aparelho" importado, com os acentos trocados e vários outros incômodos com os quais me habituei a agora tenho que aprender o correto...portanto estou com algumas dúvidas, como você. E não há nada a perdoar, você é uma pessoa tão gentil...lapsos acontecem.

    Bjsssssssss,
    Leninha

    ResponderEliminar
  37. Querer é poder!

    Tenho a certeza que se um dia tiver um Ipad acabo por aprender.É tudo uma questão de tempo!

    A planta é linda e está no local certo...o local dos afectos!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  38. Olá, que belos mimos. Eu tenho um iPad, vai fazer agora um ano no Natal, foi a prenda do marido, não sei viver sem ele, vai comigo para todo o lado, e dá muito jeito, ao principio custou um bocado, pois não dá para simplesmente colocar uma pen e passar fotos, ou ligar a camara e passar as fotos, mas depois descobri o Dropbox, no telemóvel, e no iPad, consigo fazer tudo o que fazia num pc normal ;-)
    Vais descobrir ao poucos, e se tiveres duvidas e eu puder ajudar, é só dizer.
    A planta vai ser mais uma entre as maravilhosas que tens, eu para plantas não tenho jeito nenhum, enfim, não podemos saber tudo, mas essa, tenho a certeza que vai ficar forte e linda. Bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  39. Maravilhoso presente o seu IPAD.
    O meu é o 1 e não tem câmera.
    Mas não ligo.

    ResponderEliminar
  40. olá nina,que felizes somos por estarmos vivas e de saúde,
    mas sem as nossa pequenas coisas do quotidiano nossa vida
    seria sem dúvida mais cinzenta,por isso vamos desfrutar
    das nossas pequenas «grandes»coisas beijos

    ResponderEliminar
  41. Nina, adoro que nunca desista de sentir-se bem, que jamais tenha os olhos fechados para as coisas boas que lhe surgem à frente, ainda que o tal mês não seja o favorito. Inspiro-me nisso. De verdade. Obrigada!

    ResponderEliminar