segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Segunda-feira, de novo!

Há quem desenvolva forte embirração pela segunda-feira e com razão, pois significa o regresso ao trabalho, às rotinas fora de casa que nem sempre são gratificantes.
Aliás, na minha perspetiva , raramente são.
As  tais rotinas.
O meu lugar preferido é em casa. Desde que sem limitações. Gosto de estar, de trabalhar, de descansar em casa. Daí que as segundas-feiras não ensombrem o meu humor.
Dias virão em que será normal, banal, trabalhar a partir de casa, de uma forma generalizada e não excepcionalmente como hoje acontece.

Há tempos, recebi um e-mail convidando-me para participar num programa televiso - desses que passam durante a tarde e que devem ter chegado a mim através do blog ... - para dar o meu testemunho sobre a "aberração" que é ser (apenas) dona de casa.
Imediatamente respondi que não, que era a pessoa menos indicada para defender o tema, uma vez que, do fundo da alma, toda a vida achei que ser dona de casa, sendo dona da (minha) vida, é uma tarefa muito gratificante (da qual, com grande pena, não pude usufruir) - porque precisava de ganhar o meu próprio dinheiro e só o conseguia trabalhando fora.
 Acabei por não aceitar o convite, não cedendo à insistência da minha interlocutora, por razões várias, entre as quais oa obrigatoridade de me deslocar a Lisboa.

Não preciso sequer de companhia. Sei estar sozinha comigo sem dramas. Aliás considero-me uma excelente companhia.
A liberdade que é não ter horários não tem preço.
E escolher as companhias, tão pouco - lembro bem todos os "sapos" que engoli.
E que não me deixaram boas recordações.

De modo que, voltando ao início de conversa, segunda-feira é bom.
É recomeçar.


Mimos ...

... às orqídeas que começam a florir.

Transplantar begónias ...

Rapidamente agradecerão o carinho.

Agendei para hoje umas atividades de jardinagem - mudar dois vasos que precisavam de um contentor maior e apliquei estacas nas minhas orquídeas que depois de um longo período de hibernação, mostram que vão florir não tarda nada.

A bola de carne transmontana promete e cheira muito bem.

Ao bolo juntei desta vez côco e mirtilhos.
Já provei. Nunca falha. Está ótimo.
Na cozinha houve igualmente grande atividade - logo a seguir ao almoço preparei o bolo da praxe (de iogurte, claro, desta vez com côco) e aventurei-me na preparação de uma bola transmontana, de que muito gosto, mas que, até ao momento me tinha limitado a comer.
Uma amiga facultou-me a receita e logo veremos como me saí.


Comecei novo projeto - uma camisola/ topdown num fio matizado

Diria que este modelo é como o bolo de iogurte - nunca falha ...

Sucesso garantido!

Do fim de semana que foi muito bom - tenho esta mania de gostar ...- ficaram dois ou três filmes, muita leitura, muito chá, um almoço perfeito em Eiras ( já mostrei no Instagram) e também muito tricô junto à lareira acesa.
Nada de especial, portanto.
Apenas o suficiente para eu ser feliz.

Beijo
Nina

28 comentários:

  1. Gosto desses cozinhados! :) As flores estão lindas e a cor da lã da camisola é mesmo bonita. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. O que não gosto é de acordar cedo na segunda hahaha o resto se leva.
    Adorei o bolo.
    Bjos e tenha uma ótima semana;

    ResponderEliminar
  3. Como si ser ama de casa fuera un castigo, felizmente respondiste como respondiste.
    Como siempre, tus recetas me abren el apetito.

    ResponderEliminar
  4. Ninita, como eu aprecio estes fins de semana, em que sem o controlo do relógio nos mimamos apenas com o que mais gostamos! Não me importava nada de ser "só" dona de casa, assim eu pudesse e logo mandava a escola "às urtigas"...
    Mas, precisamos dele (dinheirinho) para vivermos com dignidade.
    Gostei imenso do bolo, gosto sempre (sou gulosa, mas contenho-me) e da bola de carne da minha zona, então, nem se fala! Gosto demais. Podes partilhar a receita?
    A tua camisola está a ficar linda, perfeita, num matizado sóbrio, mas encantador. Logo, logo a vestirás.
    Beijinhos, querida e bom tricô!

    ResponderEliminar
  5. Ola Nina, grata pelas palavras lá no blog. Bem sei que é mais uma fase. Nestes ultimos 4 anos têm sido recorrentes... O meu segundo filho trouxe uma 'bagagem' com ele que vivida 24 por 24 h acarreta muitas fragilidades. Autismo. Um dia de cada vez. Boas costuras ebons tricots ! E que belas camisolas tens feito! Beijinhos 😚

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Nina,
    Como a compreendo!
    A segunda feira também já foi para mim um dia penoso, muitos anos em que tive de me deslocar para trabalhar em Lisboa .
    Hoje também vou regendo a minha vida de forma mais tranquila. De manhã tenho atividades e passo geralmente as tardes em casa.
    Gostei imenso da sua nova camisola e os bolos ficaram com otimo aspeto. Espreitei a bola de carne no seu Instagram!
    Quanto às suas flores um autêntico jardim dentro de casa.
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina, aqui a segunda-feira foi de retorno ao trabalho, vamos lá para mais um ano lecionando para crianças,não reclamo pois gosto que faço.
    Gostei demais da cor da blusa!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  8. QUE RICOS LOS BIZCOCHOS!!!
    LAS PLANTAS NO ESTAN MAL PARA ESTAR EN ESTA TEMPORADA DE LETARGO;)
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  9. Essa bola está com um aspecto incrível. Nada como dar a volta à ideia de que a segunda-feira é um dia mau. Acho que pode ser um dia tão bom como qualquer outro. :)

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  10. De tudo um pouco. Adorei de coração :))

    Do nosso amigo Gil António:- Nuvens que me lembram os beijos teus.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira .

    ResponderEliminar
  11. Oh I am the same..I worked outside the home for almost 30 yrs..But to me..there's no place like home.I was always happy to set foot back in.And I certainly do not mind being alone at all..granted I have my husband..but I don't need friends.I have my family.
    :)I have to repot my orchids too!!Love the sweater.

    ResponderEliminar
  12. Amo minha casa.
    E voltar para ela após um dia de trabalho sempre foi muito, muito bom.
    Nunca tive problema com as segundas feiras. Nem com as sextas-feiras.
    Aliás, de problemas a gente corre.
    Não nasci para viver sozinha mas sei viver sozinha.
    Ocupo meu tempo o máximo que posso com coisas que me fazem bem.
    Você tem predicados que admiro.
    Além de bonita e chique, cuida de suas coisas com amor.

    O ponto de tricô dessa blusa para de máquina. Você é 10.

    ResponderEliminar
  13. Eita; " o ponto de tricô parece de máquina", de tão bem feito.

    ResponderEliminar
  14. Às vezes imagino-me em casa, com mil e uma tarefas em mãos, sempre em andamento, sem me aborrecer de estar sozinha e sempre idealizando novas enquanto as velhas se vão fazendo... mas não passa de imaginação, porque depois, não pode ser... vou sonhando e imaginando... Mas que há pessoas que não gostam de estar sozinha e não gostam de estar em casa há...

    ResponderEliminar
  15. Nina, No meu caso foi tudo no tempo certo. Tenho a certeza que quando nova(mesmo com horários laborais pesados) ia detestar ser apenas dona de casa. Não só porque queria ganhar o meu próprio dinheiro mas também porque queria uma profissão. Vim para casa na altura certa. Hoje sinto-me bem sem horários. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Querida Nina, gosto de tudo o que apresentas e penso como tu quanto à segunda-feira. Desde que me aposentei, todos os dias são sábado, domingo e feriado! Tudo igual!
    Então não aceitaste o convite para a TV? :)
    Há já algum tempo recebi também convite para dois canais, sic e tvi, para mostrar os meus trabalhos: uma queria vir cá a casa filmar os meus "napperons"!!!; outra queria que eu fosse a Lisboa! Também recusei, assim como não vejo os programas de faca e alguidar que transmitem à tarde. Lá espreito quando é alguém que fala bem! Mas quando vejo desgraças e choros... ufa... vejo o youtube, que agora é uma maravilha na TV!
    As tuas plantas estão lindas e muito bem cuidadas. Agora que impermeabilizaram a minha varanda, não tenho lá vaso nenhum! As plantas morriam cada vez que me ausentava! Só ficavam ervas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. que engraçado as tuas plantas sao iguais as minhas eheheh adoro platas eu limpo as folhas com amaciadore de cabelo elas ficam mt bonitas e brilhantes até fiz um video que poes no meu facebook podes ir ver isa cantinho tb adorei os teus bolos bjs

    ResponderEliminar
  18. Yo tambien soy ama de casa, me encanta estar en ella, coser, cocinar (incluso tengo un blog de cocina) y hacer mil cosas, no me aburro y tambien me encanta salir a comer fuera y salir con amigos y sin horarios, genial!!!
    Besitos

    ResponderEliminar
  19. Receita do Bolinho de banana e aveia.
    02 ovos
    02 banana amassadas
    04 colher sopa de aveia
    02 colher das de sopa de mel
    Canela a gosto.
    Junta tudo e mistura com um garfo mesmo.
    Põe naquelas forminhas de 06 (ou aquelas de empadas) depois de pincelar azeite nas forminhas.
    Forno pré aquecido e deixar por 20 a 30 minutos.
    Muito bom para tomar com café, acho.
    Fiz 07 bolinhos. Dei 02 e ainda tem 02.
    Beijo, amiga linda e chique.

    ResponderEliminar
  20. Nina, muito sábia a sua frase "nada de especial, portanto. Apenas o suficiente para eu ser feliz." também sou da sua opinião, gosto de ficar em casa, ser a dona da cada e de casa, fazer o que quero, quando quero. Meu trabalho me faz muito feliz porque o realizo dentro de casa, com pessoas que escolho, pessoas amigas e muito queridas. Para pessoas como você e eu, nunca vamos nos sentir sozinhas e entediadas, pois estamos sempre buscando pequenas alegrias. Bjos

    ResponderEliminar
  21. Como te compreendo, Nina. Adoro estar em casa e também a minha própria companhia, o "me time" como costumo dizer. O não ter horário é do melhor que pode haver. Suspiro pelo dia em que me poderei aposentar.
    Quanto aos teus cozinhados estão todos com ótimo aspeto e a camisola está a ficar linda!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  22. Olá Nina, compreendi não teres publicado, quando o fiz o propósito nem foi esconder-me ;o) Directamente no blog não o faço porque também não sou de me alongar muito a coisas que dizem respeito aos meus filhos. Mas faz-me falta por vezes abrir um pouco as portas, falar de sentimentos concretos e não falar de forma abstracta sobre estados de espirito ainda pra mais porque isto tem sido uma caminhada onde, apesar de ter o meu marido e alguma familia presente a vida é vivida de forma intensa sem grande espaço para falar sobre como se sinto e como as coisas me afectam. A máscara de forte muitas vezes cai, especialmente em dias mais dificeis de gerir. Os passatempos são uma mais valia mas com muita pena minha não conquista muito espaço do meu dia. A horta é um gosto e para evitar que as plantas morram é uma boa obrigação para sair de casa e pensar noutras coisas ;o) Beijinhos e obrigada pela teu carinho. Um abraço de Nina para Nina, já que essa é a forma como eu e o meu marido (ele Nino) nos chamamos à quase 18 anos.

    ResponderEliminar
  23. Não vou negar que nem todas as segundas-feiras são prazerosas, mas tento de verdade fazer com que sejam "recomeços", exatamente como você falou.
    Sobre ficar em casa, adoro. Meu horário é super flexível e, tirando visitas a obras, posso trabalhar de casa. Acho ótimo, me sinto muito mais feliz do que se estivesse em um escritório. E, na verdade, a casa em si já rende atividades suficientes, mas me faz feliz.

    ResponderEliminar
  24. Eu como trabalho maioritariamente a partir de casa (excepto reuniões com clientes, workshops, eventos e pouco mais), acabo por muitas vezes nem ter a noção de quando é segunda quinta ou sábado.
    Acho que a neura à segunda-feira vem um pouco de a maioria das pessoas não gostarem dos seus trabalhos e por isso a segunda acaba por parecer um castigo.
    Já a minha embirração natural é com os domingos. Não sei porquê, é o meu dia da semana que menos gosto.
    O ser "dona de casa" é uma verdadeira profissão. Ainda mais uma tão prendada, que faz tanta coisa e de raiz :) Desde comida e bolos, camisolas e casacos, atenção às flores e plantas, só isso já é muito trabalhoso. Para não falar da gestão geral da casa.
    A camisola está a ficar linda! Adoro a cor :)
    Não tenho passado por aqui, que pouco tenho ido ao blogue (falta de tempo mesmo, não de vontade...), mas agora já nos podemos "encontrar" no Instagram :)
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  25. Não preciso repetir o que comentei em alguma postagem anterior. Simples é ser feliz.
    Eu também gosto de ficar só, gosto e muito. Chamo de solitude, porque voluntariamente, amo ficar só, amo a minha companhia. Amo a minha rotina, que chamo de rotina, pela organização que planejo e sigo, mas que em nada é rígida. Ao menor apontamento, sou flexível.
    Gosto de ficar em casa e de sair, ir as ruas, aos mercados, aos cafés. Simples assim.

    ResponderEliminar
  26. E em casa, há sempre tanto trabalho non stop... que não compreendo como não é devidamente valorizado...
    Fiquei encantada, com as suas flores tão bonitas e viçosas... as suas aventuras culinárias... a bôla... ficou um espanto, se foi a sua estreia, Nina... e a sua camisola de malha... com o seu talento habitual, no universo do tricot... será um sucesso garantido, depois de pronta...
    Beijinhos, Nina! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  27. Olá Nina! É pelo que vejo a felicidade é isso mesmo!! Gostei dessa bola, transmontana como eu... Bjinho

    ResponderEliminar