quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Folar de Trás-os-Montes


No último post que publiquei, na última segunda-feira, falei de algumas das coisas que me fazem feliz - tal como acontecia na Música no Coração ... lembram-se?
Eram coisas tão simples como " ... gotas de chuva no rosto e de ter férias quando vem Agosto ...", porque, de facto, as melhores coisas da vida "são grátis ..." como já, um dia, vi gravado numa das Twin Towers em Nova York, quando, nem nos nossos piores pesadelos se imaginava o dia terrível em que desabariam.

Não levando rigorosamente à letra  o "grátis" - porque , realmente, nada o é - interpreto a afirmação como sendo um argumento sábio, isto é, não se pode nem deve adiar a felicidade, aproveitando-se com ganas (como dizem os espanhóis) cada minuto da vida, tempo único e irrepetível que pouco depende do dinheiro.

Por isso - voltando à argumentação inicial - enumerei algumas das coisas que me fazem feliz todos os dias ... as minhas coisinhas que enchem os meus dias.

Então, falei muito por alto numa Bôla de Carne, designação incorreta pois o seu nome próprio é ...
FOLAR DE TRÁS-OS-MONTES.

Já o tinha comido, há muitos anos,  mas não fazia a menor  ideia de como se preparava.

Foi então que uma amiga generosamente me cedeu a receita.
Li, reli e tirei dúvidas.
Esclarecida e convencida embarquei na primeira aventura do Folar, tanto mais que era preparado na Bimby o que, parecendo que não, facilita muitíssimo a tarefa.

Entretanto, recebi pedidos para publicar a receita que, não sendo minha, exigia a anuência de quem ma transmitira. Pedi e obtive-a. Por isso a compartilho.
Ora atentem:

INGREDIENTES

500 g fe farinha T65
150 g de margarina
40 g de azeite
6 ovos + 1 gema para pincelar
1 saqueta de fermento de padeiro seco ou 1 cubo de fermento fresco
1 pitada de sal
Óleo para untar a forma
Presunto, salpicão, chouriço de carne, bacon

PREPARAÇÃO

Deitar no copo da Bimby os ovos, a margarina, o azeite, o sal, e misturar 37 graus/ 2 minutos / velocidade 4.
Juntar a farinha e o fermento e amassar 5 minutos velocidade Espiga.

Retirar a massa do copo, polvilhar com farinha, fazer um corte em cruz por cima.
Cobrir com um pano e deixar levedar em local quente, até dobrar de volume.

Estender (com a mão) a massa, dispondo as carnes. Fazer várias dobras e sobrepor mais carnes.
Colocar numa forma redonda untada com óleo e deixar levedar novamente.

Pincelar com gema de ovo batida e levar ao forno previamente aquecido a 180 graus, durante 45 minutos.

Segui escrupulosamente estes passos e fiquei a observar o crescimento do Folar.

Como cresceu!
Como estava lindo!
Dourado!
Fofo!

Ainda não completamente frio, decidi provar!
Que bom!

Isto foi  2ª feira à tarde!
Em 2 dias, dois gatos pingados, piscos, daqueles que petiscam ,
 mas não fazem jus aos pitéus - concretizando, eu e o meu 
marido - conseguimos a proeza de devorar o folar. 
Tão depressa que não fotografei (na verdade tenho
 duas fotografias no Instagram, mas, a minha competência 
não me permite importá-las para o blog, mas se quiserem
 vê-las estão AQUI e AQUI )  

Não interessa.
Têm que acreditar na minha palavra sem provas documentais.
É incrivelmente bom!


Já me lembrei não sei quantas vezes de repetir o folar.
Hoje. 
O mais tardar, amanhã.
Mas não! 
Não pode ser.
Um por semana parece-me mais que razoável. 
Mais, não!
Mas que me apetece ... lá isso apetece.


Beijo
Nina




20 comentários:

  1. Obrigada por partilhar, vou guardar essa receita para experimentar (mas na versão sem Bimby, vamos lá ver no que dá) :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, Ninita, obrigada querida! Estou a salivar... adoro estes petiscos. Mais do que doces, os salgados são a minha perdição. Estou aqui a magicar na forma de fazer isso sem Bimby... hum... será que vai dar muito trabalho?
    Beijinhos, mil obrigadas, amiga do coração!

    ResponderEliminar
  3. Te ha quedado espectacular!!! tiene que estar riquisimo.
    Besitos

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolas e adoro folar, por isso já me deixou de água na boca! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Já me convenceste, Nina. Adoro massas lêvedas e fui espreitar as fotos do Instagram . Que maravilha!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Querida Nina, ora aqui está uma coisa que, tanto eu, como o meu gato-pingado... adoramos! E é um perigo: é devorada também a alta velocidade!
    A receita das tias transmontanas é idêntica, se a reduzir a metade.
    Já comecei a camisola do F. e parece-me que vai ficar linda! Mais umas carreiras e mostro no blogue. É da mesma cor da que mostraste e leva o mesmo motivo, mas noutra disposição. Vou fazer manga raglan. Pró ano deve estar pronta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gosto bastante desse tipo de folar e esse ficou com optimo aspecto
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Cuidado Homens

    ResponderEliminar
  8. Eu acredito sim Nina, só de olhar no forno já me encheu a boca de água, rsrsrs
    Que delícia esses pequenos prazeres!!!
    Beijosss

    * Eu acredito que vá gostar do livro, lembra muito a escrita de Lucinda Railey

    ResponderEliminar
  9. La misma receta serviría sin carne para una alimentación vegetariana. Tiene una pinta esplendida!!!! Un beso.

    ResponderEliminar
  10. Adoro folar de trás-os-montes!
    Bom fim-de-semana,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  11. Nina, esse folar deve ficar uma delícia.
    Já apontei a receita para dar à filha se ela quiser fazer na bimby.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Lembro perfeitamente deste folar, o quanto é apetitoso e belo. Enquanto lia a postagem de que dele falava, pensei em pedir a receita. E aqui está, anotada, um dia farei. É fácil, sem qualquer dificuldade. E sei bem aonde, aqui comprar o recheio, feito por um português, aqui no Brasil.
    Obrigado Nina, pela delícia compartilhada.
    Um beijinho, um abraço do outro lado do Atlântico e um bom domingo.

    ResponderEliminar
  13. La vida está hecha de momentos, y hay que agarrarlos para que no se pierdan. Por eso, disfrutar de esta receta debe ser una manera excelente de gozar de momentos inolvidables.

    ResponderEliminar
  14. Hum! Gosto tanto!... E esta experiência química... vê-se perfeitamente, que correu muito bem... pois volatilizou-se em 48 horas... :-)
    Nunca fiz em casa... a ver se qualquer dia experimento! Vou anotar a receita!...
    Belíssima partilha, Nina!
    Beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. O que é "farinha T65?".

    Como você aproveito minha vida como posso.
    E sem reclamar dela.
    O que vier é lucro para mim.

    Será que essa Bimby poderosa já tem por aqui?
    Acho que não.
    Só conheci através de amigos portugueses, quando ai estive.

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito desta sugestão, tenho de experimentar qualquer dia. Sou uma fã do folar transmontano :)
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina!
    Folar Transmontano, só de ver já me faz crescer água na boca, adoro folar... eu sou bem transmontana.
    Que delícia! Gostei,já estou a segui-la obrigada.
    Beijinho
    Luisa

    ResponderEliminar