terça-feira, 15 de outubro de 2019

Doce/compota de abóbora


Gosto de aproveitar tudo o que é da época e que a natureza oferece. Ora, neste momento,  as abóboras são o que mais da época se pode arranjar.
Na D. Fátima, na Apúlia - a minha fornecedora de hortaliças e ovos ( todos com duas gemas) - encontrei, há 15 dias a primeira abóbora. Era enorme, pesadíssima e dividi-a com uma amiga. Não sei qual a qualidade, mas amarelinha por dentro, foi descascada, cortada em pequenos cubos, congelada em porções e tem sido usada em sopas juntamente com uma enorme variedade de outros vegetais. Garanto que, quase sem recorrer à batata, se conseguem sopas fantásticas, devidamente apreciadas por nós que quase só com ela compomos o jantar - por isso, desde as férias, 4 quilos já lá vão.

No último fim de semana, a oferta da D. Fátima foi diferente. Tinha abóbora própria para doce, carnuda e cor de laranja intenso.





Depois de descascada, utilizei 2 quilos - o restante congelei - aos quais juntei 4 paus de canela, a casca de uma laranja e 1,5 quilo de açúcar.
Numa panela deixei que repousasse e criasse líquido.
Depois, foi levar ao lume e quando começou a ferver, reduzir para calor brando. Deixei que fervilhasse devagarinho. De vez em quando espreitava e dava-lhe uma volta com a colher de pau.
Quase me esqueci do preparado. Até que começou a cheirar muito bem.
Estava pronto.
Guardei em frascos esterilizados.
Esta manhã provei, com pãozinho, ao pequeno-almoço.
Está divina.

Portanto, feitas as contas, neste princípio de Outono preparei marmelada, compota de marmelo, doce de tomate e doce de abóbora.
Nada mau, portanto.

Marmelada


Doce de tomate - a tampinha foi presente de Liliane, do blog Paulamar
Compota de marmelo
A compota de marmelo fica lindamente como recheio de tortas. Aquecida, acompanha gelados e compõe uma sobremesa de truz. Com queijo, também. Resumindo é maravilhosa servida com o que quer que seja.

Como uma boa formiguinha tenho a despensa muito bem  fornecida e, o melhor de tudo, é que nada está preparado com corantes ou conservantes,já para não falar  no sabor, que é absolutamente único, impossível de encontrar na mais exclusiva loja gourmet.

Beijo
Nina


21 comentários:

  1. Nina, essas compotas são, acima de tudo, uma enorme demonstração de amor à sua família. Alimentos sem corantes, sem conservantes, sem sabor artificial que imita comida de verdade. Doces caseiros são as melhores e mais saudáveis sobremesas. Ontem fiz ambrosia e, ao preparar o vidro para armazenar, lembrei imediatamente de ti! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Hmmmm...Que delicia de doce, um dos predileto0s do maridão! Ficaram lindos os teus! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nina,
    Que bom aspeto os seus doces/compotas.
    Ontem também fiz marmelada e ficou ótima de sabor. Sabe mesmo a marmelo. O apreciador daqui gostou bastante. Ficou apenas ligeiramente mole com a vantagem de se espalhar melhor:))!
    Beijinhos e uma boa quarta feira.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. É a loja gourmet da Nina:). Também já fiz compotas: de morango, melão, ameixa (a minha preferida por ser meio ácida). Não ficaram mal de todo. E sim, concordo, o sabor é muito superior a tudo que se compre por aí. E já tenho uma abóbora menina para fazer doce um dia destes. Mas já não tenho quase nada. Vou dando a quem não as faz e precisa de uns docinhos para amenizar a vida que é às vezes ingrata.

    ResponderEliminar
  5. Ya me imagino el sabor de algo con tanto color.

    ResponderEliminar
  6. Que bom todos esses doces caseiros. Gosto imenso de doce de tomate e de abóbora. Mas só muito de longe em longe é que me atrevo a provar. Muito bom conseguires comprar os teus produtos diretamente ao agricultor. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! Este doce deve ser ótimo! A cor é linda e, pelos ingredientes, imagino o sabor!
    Bjn
    Mácia

    ResponderEliminar
  8. Riquisimas!
    Esos sabores son irrepetibles, no se parecen en nada a los que compramos, hay que aprovechar y tomar productos naturales. ¡Buen provecho!
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro compota com abóbora e com nozes é tão bom!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  10. Não tenho feito nada mas gosto... se gosto!!! Bj

    ResponderEliminar
  11. Com umas torradinhas, hummm :))

    Hoje :-Iludem-se os meus pensamentos .

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderEliminar
  12. I agree no preservatives..pretty jars..we know all made in a clean environment:) Bravo!

    ResponderEliminar
  13. Qué suerte tienes al poder llevar pruductos de la huerta a la mesa!
    Cariños Nina

    ResponderEliminar
  14. Nina querida, que bom vê a tampinha que lhe mandei.

    Acho que nunca comi doce de abóbora.

    E como você congela? Cortada crua?

    ResponderEliminar
  15. Gosto de quase todos os doces, mas os mais mais são o de abóbora, tomate e gila e o mais mais destes é o de abóbora ()que neste caso se chama - na minha terra - abóbora moganga ou mogango). Mas quando digo que gosto de doces, não é de doces industriais, é de doces caseiros, e se feitos por mim, melhor ainda. Os seus têm todos muito bom aspeto, mas no meu doce de abóbora não uso tanto açúcar (uso em açucar, metade do peso da abóbora já cozida) e isto porque gosto de comer este doce como um doce de colher e com mais açucar seria impossível. E com tanta conversa, lá terei que ir fazer doce de abóbora este fim de semana. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Te ha quedado una compota estupenda, seguro que riquisima.
    Besitos

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina... que delícia!!! Ontem comi doce de abóbora em pedaços, durinho por fora e cremosos por dentro, doce caseiro e nem sei como se faz para ficar tão bom, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  18. Ninita, não sou fã de compotas, nem de doces (só gosto do de tomate), e adoro marmelada. Gosto sobretudo do aproveitamento que fizeste dos ingredientes que vieram diretamente do produtor. Não há nada que se assemelhe em sabor, em textura, em odor, em cor... vais ter um inverno de formiguinha com a despensa bem recheadinha. :)
    Beijinho, querida, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  19. bem que comia com uma boa de fatia ficou mesmo com cor linda bjs

    ResponderEliminar
  20. Aqui quase na hora do café, imaginei com bolachinhas quase nada doces, delícia!
    As fotos atestam o capricho, meus parabéns!

    ResponderEliminar