quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Orquídeas


Tenho, no meu terraço, o canto das orquídeas. Em vasos de várias dimensões sobrevivem sem problemas aos rigores do Inverno e ao braseiro do Verão. Dão pouquíssimo trabalho. Uma regadela de vez em quando e é tudo. Ouvi de uma entendida que apreciam este tratamento distante sem grandes paparicos. Assim faço.
Quando, no mercado, as vejo exuberantes de cor, trago-as comigo. E assim, aos poucos, formei uma coleção variada.
Deu-lhes para florescer neste Fevereiro bipolar, com chuvas torrenciais , noites gélidas e dias acalorados.
Fiquei contente. Em festa com o sucesso deste ciclo que autonomamente se repete. Nada ou quase nada faço e elas, tão humildes na sua folhagem sem graça, num repente explodem.
Assim:



Amarelas. Belas e amarelas. Em cachos .


Hesitei.
Apanho-as? Não as apanho?
Apanhei-as.
Uma molhada de 6 ou 7 hastes.
Outras tantas se preparam para florescer.
Eu aguardo.



Se não as tivesse apanhado, ter-se-iam estragado com a chuva de ontem

Assim, alegram os meus dias, os meus olhares, os  meus recantos .

Estas, amarelas resplandecentes, vieram, no ano passado, da Feira de Cerveira,  do horto onde se encontram imensas variedades.

Aguardo as próximas surpresas, porque, como cada uma tem o seu próprio ritmo, florescerão quando florescerem. Sem horário. Livremente. Em todas as cores. Cada uma mais linda que a outra.

Aviso que esta é uma boa altura para comprarem orquídeas.
Valem cada cêntimo e nem são caras. E alegram os olhares e a vida.

Beijo
Nina


26 comentários:

  1. Gosto muito. Claro que fizeste muito bem em as apanhar. Beijinhos 😘.

    ResponderEliminar
  2. Que privilégio Ninita! Eu tenho algumas,todas brancas que nem podem sonhar ir para o meu jardim. Ficam enclausurada na janela interior que dar para a rua a espera que floresçam. Logo que floresçam trago-as para pertinho de mim. Como ficou linda ai ma tua sala. Fizes-te bem! Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Nina: lindas as tuas orquídeas! Confesso que tinha um pouco de medo de tratar delas, sendo eu uma "esquecida" mais apta a tratar de suculentas. No entanto, aprendi que as orquídeas se davam lindamente só em água!!! E não é que dá certo? Tenho a minha submersa e está cheia de botões. Quando estiverem a florir ,hei de mostrar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Adoro orquídeas! É a minha flor preferida.
    Também tenho na minha varanda alguns (bastantes) vasos que me limito a regar e, de vez em quando, pôr adubo na água da rega.
    As tuas, a imaginar por estas que nos mostras... devem ser lindíssimas!

    RE: Fico grata pela presença no aniversário da minha "CASA".

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  5. Lindas,adoro! Enfeitam muito! beijos, tudo de bom! chica

    ResponderEliminar
  6. Oh, que maravilha! Adoro amarelo, adoro orquídeas amarelas. Tão lindas, tão viçosas e tão alegres! Dão cor e vida aos espaços e eu percebo que se colham. Mas não sei se teria coragem de as tirar dos vasos, ficava cheia de pena...
    Adorei o delicioso colorido!

    ResponderEliminar
  7. Deve ser verdade. Mas ainda não comprei nenhuma. Deram-me duas de interior e duas de exterior. Por aqui andam. As de interior ganham o que me parece botão; as outras a ganhar folhas, veremos se este ano florescem. Gosto bastante das de exterior, mas talvez lhes dê demasiada atenção. Ano passado mantiveram-se inalteráveis.

    ResponderEliminar
  8. Nina... tenho algumas mas ainda não abriram!
    Essas estão lindas! Bj

    ResponderEliminar
  9. Son preciosas aunque el año pasado lo intenté con una maceta y no me duraron.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  10. O meu jardineiro adorava orquídeas, tenho muitas e variadas.
    As do interior não têm flor e da rua estão lindas.
    Não tenho amarelas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Adoro las orquideas, he tenido unas cuantas pero este año se me perdieron todas, no sé que pudo pasar.
    Besitos

    ResponderEliminar
  12. Passando para agradecer os teu Parabéns "renovados", e aproveitando para dizer que não tenho coragem para cortar as minhas orquídeas.
    Sabes, Nina, como as tenho na varanda, junto à sala, visito-as todos os dias... 😊

    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  13. Muito lindas! Gostava tanto de ter vasos de flores, que substituissem um jardim, de onde pudesse colher alguma para as minhas jarras, mas não tenho. Se quero flores de farra, tenho de comprar... já há algum tempo que não compro... acho que fiquei inspirada e vou comprar hoje um ramo de flores... ou apenas uma. Logo se vê, mas fiquei com vontade...

    ResponderEliminar
  14. De orquídeas não gosto.
    Mas gosto deste amarelo.

    Não conheço a autora do livro que vc cita.
    mas vou vê se tem no Kindle para conhecer alguma coisa dela (Maria Duenas).
    Estou louca para ler "A ridícula ideia de nunca mais te vê" de Rosa Montero.

    Gosto de livro físico, Nina. Mas minha Biblioteca não comporta mais.
    E estou amando ler no Kindle.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  15. Espectacular esta sua produção caseira de orquídeas, Nina... que dá um toque perfeito de frescura, alegria, e beleza, em qualquer cantinho... por aqui, elas não se dão muito bem... um lado da casa, muito sombrio... o outro demasiado quente e seco...
    Já tive algumas... mas pouco floriam... tristemente... acabei por substituir as últimas... por umas versões artificiais, bem realísticas...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. QUE PRECIOSIDAD!!!
    YO TENGO LOS PRIMEROS NARCISOS.
    ESTA FRIO PERO ESTAN SALIENDO Y LAS PRIMAVERAS.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  17. As minhas flores preferidas!
    Belas e amarelas... também são lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Oi Nina... aqui as minhas demoram para florescer, mais um mês e vou ter várias... não penso nunca em cortar, rsrsrs
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  19. Me encanta lo de "febrero bipolar". Acá lo hemos tenido monopolar, caluroso hasta el cansancio. Y con lluvias y destrucción en muchas partes del Perú.

    ResponderEliminar
  20. é a minha flor que adoro as tuas esta linda com essa cor bjs

    ResponderEliminar
  21. Que maravilha! Tenho duas ou três, há muitos anos, mas acho que estão num local que não é o melhor, pelo que agora constato. Vou mudá-las para a varanda e vou ver se arranjo mais, pois é uma flor que a minha mãe aprecia muito (e eu também) e não fazia ideia que eram tão resistentes (apesar das minhas já terem anos).

    Creio que nunca tinha passado pelo seu blogue. Vim aqui hoje através do da Bea.

    Bom domingo:))

    ResponderEliminar
  22. Boa noite Nina,
    Dois apontamentos decorativos de extrema beleza.
    As orquídeas amarelas são lindas e maravilhosamente integradas nesses dois recantos.
    Adorei ver.
    Um beijinho e um feliz e quentinho serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Também tenho minha coleção.Fiz do mesmo jeito que você. Também não resisto. As suas marelas estão deslumbrantes.

    ResponderEliminar
  24. São lindas, ficaram muito bem na jarra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Continuação de uma boa semana... e com muitos motivos, para ficar por casa, bastante entretida... Nina... com a dispensa cheia... nas semanas mais próximas... deixando este bruá virulento, passar... em Inglaterra, já se começa a considerar a hipótese de fechar quase tudo, por dois meses... para não se chegar à situação italiana...
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar