quinta-feira, 19 de março de 2020

Estado de emergência


Com a implementação decretado ontem, encontramo-nos em estado de emergência por 15 dias, o que, na prática significa que são restringidos os contactos sociais ao mínimo, sendo que o ideal é mesmo eliminá-los e ficar em casa.

No quadro atual, a ideia agradou-me porque clarificou a situação, antecipando medidas que acabariam obrigatoriamente por vir a ser tomadas.

Com uma manhã soalheira, dediquei-me à jardinagem como já há muito não fazia.
Por verdadeiras limitações físicas - é uma atividade que provoca mesmo dores nas costas - trabalhei por setores, continuando amanhã se o tempo o permitir.






Gostaria de renovar as plantações, mas dadas as limitações, adio o projeto.
Entretanto as minhas orquídeas de interior desataram a florescer e uma delas, a mais precoce, já enfeita uma mesa de apoio junto aos sofás da sala.



As mimhas preferidas são as brancas, mas não posso negar a beleza desta, num rosa profundo.

Continuei com a manutenção e limpeza da casa, concluindo que é tarefa capaz de substituir horas no ginásio.
Ainda passei a ferro a roupa disponível e agora sinto o efeito da atividade. Estou estafada!
O que não fiz foi ouvir notícias sobre o Covid 19 e foi um alívio.
Tanta informação é, no mínimo, intoxicante. Não me faz bem. Não me ajuda em nada. Sei todos os procedimentos que devo tomar. Dispenso o massacre noticioso.

Para já, por aqui, todos bem.
Espero que convosco também.

Beijo
Nina

20 comentários:

  1. Também tenho andado a tratar das minhas plantinhas. São poucas e dão pouco trabalho.
    Não posso fazer grandes esforços que a minha lombalgia reclama logo. Tem de ser tudo com calma. E não fazer a minha caminhada não ajuda. Mas é o que há. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom se recolher e fazer nossas tarefas sem pressa.
    Amo cuidar das plantas!
    E assim ajuda a passar o tempo de incertezas que estamos vivendo.bj

    ResponderEliminar
  3. Cuidar das plantas, flores, casa ,cozinhas...atividades que nos ajudam a esses dias de clausura passar! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Nina,
    As suas plantas estão bem cuidadas e agora vai ter um tempo mais alargado para ir fazendo essas tarefas com calma.
    A orquídea rosa integra lindamente a sua decoração. O seu bom gosto sempre a imperar.
    As minhas tarefas vou-as fazendo com bastante calma, bem basta nos outros dias em que tenho as atividades fora.
    As mais exigentes são também como uma verdadeira sauna, porque qualquer coisa me faz transpirar;;))!
    Fique bem, Nina.
    Vamo-nos cuidando.
    Um beijinho e ótimo serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Oi Nina... por aqui também estamos em casa, saindo o mínimo possível. Aqui na minha cidade não tem nenhum caso, nem suspeita. Mas estamos nos precavendo e adotamos todas as medidas ditadas pelo Ministério da Saúde, que está fazendo um ótimo trabalho.
    Beijos e cuide-se!!!

    ResponderEliminar
  6. Hummm...esta tarde também andei no quintal e dediquei-me à poda dos arbustos; como sou preguiçosa não concluí e porque amanhã chove, concluo quando calhar.
    Tenho duas orquídeas em rosa escuro, até julgo que sejam iguais, não acho que a cor seja particularmente bonita, mas deram-mas. A cor que mais gosto é a branca também, comprei uma mas para oferta e lembro-me que esteve tanto tempo em minha casa que floresceu por duas vezes (a condição era que a minha amiga viesse buscá-la). No quintal tenho plantas que chegam para o covid, mas para mim já sobram largamente.
    Pois é, como a mulher a dias não vem tenho de começar a pensar nessa coisa de limpar a casa e passar a ferro. Bolas. Bom, amanhã bebo um café com leite bem mulatinho e atiro-me. E depois o resto vai-se fazendo. Pois se a gente não pode sair de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carregadinha de razão! Tenho as mãos como solas de sapato de tanto as lavar. Beijo

      Eliminar
  7. Também já fui jardinar.
    No dia que regressei ao R. Unido e fui trabalhar, para descobrir que me tinham dispensado. Não estava com o espírito lá em cima, como pode imaginar... Estava sol (uma raridade). Fiquei pelo jardim a apanhá-lo e a pensar em soluções e estratégias. Devia voltar a Portugal e fazer a quarentena lá? Ou ficar no UK onde os casos de virus devem ser sete vezes maiores do que o que andam a anunciar e cuja quarentena imposta mais tarde ou mais cedo deverá também demorar 10 vezes mais tempo?
    O que fazer sem ordenado por meses e meses?
    Fui jardinar. Ajuda.
    Peguei na pá, enfiei-na na terra.
    E só de escutar aquele som, zap, uma pessoa já se sente melhor. E depois vem o cheiro da terra, as minhocas aparecem...
    A simplicidade a atenuar as preocupações.
    É por isso que adoro a natureza e nela sempre busco refúgio e tranquilidade.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite!
    Eu, notícias, também não oiço.
    Nem tenho televisão...


    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  9. Oi querida. Tá difícil não receber informações.sobre o Coranavirus. Um verdadeiro bombardeio de coisas de todo lado. Mas faz bem qdo deixamos um pouco.de.lado esse assunto. Claro continuar obedecendo os requisitos necessário da secretaria da saúde. Foi bom vim no seu cantinho.

    ResponderEliminar
  10. Ontem também andei na horta!
    Hoje a chuva não vai permitir!!!
    Sempre bom ter um jardim urbano 👍
    Bj Nina

    ResponderEliminar
  11. Estou de quarentena. Estamos de quarentena,né?
    Sinto falta da Academia que também fechou as portas.
    Quanto a máscara não uso porque estou dentro de casa mas se precisar vou fazer para usar.
    Usar máscara foi uma coisa que fiz nos mais de 10 que trabalhei em Emergência. Deve ter adiantado de alguma coisa.
    A máscara não impede o Covid-19 mas impede outras pequenas coisas que não irão se somar caso contraia esse "vírus desgraçado".
    E é importante manter as nossas defesas em ótimo estado.
    Só não estou fazendo serviços domésticos em casa porque o calor continua grande.
    E calor, não suporto.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  12. Isso mesmo! Cuida das tuas flores, pois o mundo ainda vai precisar muito de toda e qualquer beleza!

    ResponderEliminar
  13. Com esse lindo e cuidado jardim apetece-me desafiar-te: quando houver fotos de modelo, faz o favor de as tirares aí. :) Adoro as promessas de coloridas e cheirosas flores!
    Quando à covid19, já se sabe, todo o cuidado é pouco. Vamos aguentar com coragem! Força, querida amiga!

    ResponderEliminar
  14. Adorei o seu jardim, muito bem organizado, Nina!
    Tal como a vista encantadora que o seu terraço, deixa adivinhar!
    Tinha uma orquídea assim, na minha cozinha... tive que a substituir por uma artificial... pois nas outras divisões da casa, ainda duravam menos... decididamente, as orquideas não se aguentam muito por aqui... no momento tenho mais lírios da paz, e dracaenas de várias espécies... e são as que se aguentam mais, dentro de casa...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Aqui está a prova do que se pode fazer estando em casa. Os canteiros ficaram bem bonitos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Com terraço (para as plantas) e escadas interiores (por trás da orquídea) fiquei na dúvida entre penthouse e duplex. Uma coisa não tenho dúvidas, a Nina para além de fada do lar tem um lar de sonho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim! Obrigada pelo seu comentário. Não sou fada do lar (gostaria de ser), mas gosto muito de estar em casa. E gosto muito da minha casa que é o reflexo de toda uma vida, o reflexo de quem nela habita. Fique bem.

      Eliminar
  17. As notícias são mesmo um massacre. Em todos os canais repetem, repetem, repetem. Será que não existem mais noticias para dar? Se calhar não

    A jardinagem alivia a mente mas cansa o corpo, lol

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. Por aqui também estamos na quarentena.
    Que legal as suas práticas de jardinagem.
    Por aqui estamos fazendo coisas gostosas na cozinha e também trabalhos como tricô, fuxicos.

    Seguimos cuidando de nós e dos nossos contra esta pandemia.

    Abraço.

    ResponderEliminar