segunda-feira, 6 de julho de 2020

Eu e os vidros

Moro numa casa com muitos vidros, cheia de vidros. Achei lindo quando a escolhemos. Ele é uma iluminação desmedida, ele é uma paisagem ampla, quase infinita, ele é um espetáculo faça chuva ou faça sol ... ele é uma trabalheira para os manter minimamente limpos. Quase uma impossibilidade absoluta, dado que lá do alto do sexto andar, limpar os ditos vidros configura uma cena em que a própria vida é posta em risco.
Agora, sem ajuda, eu, pessoa dada a vertigens, não arrisco pendurar-me feita acrobata, em nome da limpidez cristalina dos vidros.
O caso é este, sou eu(viva) ou os vidros.
Opto por mim, naturalmente.
O interior é fácil, uma brincadeira de crianças. Basta uma mopa  e num abrir e fechar de olhos, despacho o assunto. Falta o exterior.
Pois...

Foi então que vi um anúncio no Instagram.
Coisa simples - um artefacto composto por duas esponjas que, através de um forte íman permitia que a exterior seguisse o percurso da interior. Para garantir a segurança mínima , um cordel liga as duas esponjas.

Fascinada, convencida que havia descoberto a pólvora, tratei de concretizar a encomenda, por pouco mais de 30€.

Chegou!

Finalmente chegou.

Tratei de a testar.
 Resultado:
- Um fiasco! Um completo, total e absoluto fiasco!
É que os meus vidros são duplos. Não admitem batota. Exigem desvelo , força física, audácia e pessoa intrépida - que não eu!

Portanto ...
Os vidros continuam clamando por limpeza, um brilhozinho que seja.
Portanto ...
Fecho estores, corro cortinas e está tudo bem.

Comprar engenhocas on-line, nunca mais.

Beijo
Nina

20 comentários:

  1. Jane Quintela de Carvalho6 de julho de 2020 às 22:20

    Oi Nina... a nossa futura casa também terá bastante vidros, ai, ai... desejo do marido, não meu, rsrsrs
    Mas se ele me ajudar a limpar está bom, rsrsrs
    Beijosss!!1

    ResponderEliminar
  2. :). Os vidros num 6º andar digo-lhe eu que são um problema para lavar e as persianas idem idem. Mas fiquei fascinada com a sua engenhoca cuja não creio que resulte em vidros de nenhuma ordem (sou uma descrente). E não é a única Nina, quando lavo a persiana da varanda no 6º andar as minhas pernas tremem contra minha vontade, as palermas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, nunca me passou pela cabeça lavar persianas. Que horror! Já bastam as vidraças ( hoje ataquei-a algumas... devagarinho)

      Eliminar
  3. Bom dia de paz interior, querida amiga Nina!
    Amei o desfecho que deu à questão: fecha cortinas e ponto final.
    Eu faria o mesmo... Primeiramente a vida.
    Outra coisa muito certa e o que disse sobre ser um fiasco certas compras virtuais.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Olá Nina, não se aflija, tarde ou cedo voltarão a brilhar, veja antes como o preço a pagar por viver numa verdadeira casa de cristal, onde a luz entra por ela adentro e as vistas inundam os olhos de quem nela mora.
    Eu, que me dou mal com o excesso de calor, no início de casado, vivi num pequeno apartamento com uma sala toda envidraçada, voltada a sul, sem ninguém defronte e com vista para o estuário do Tejo. Como não tínhamos ar condicionado, sofria bastante no Verão, mas à noite, o jantar sabia melhor...
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, é o preço! Vista fabulosa, trabalheira a dobrar. Ainda assim, eu pago de bom grado. Sei que sou uma privilegiada!
      Relativamente à questão que me colocou, infelizmente não posso ajudá-lo. Conheço a pessoa em causa, mas não a cara metade. Um beijinho

      Eliminar
  5. NUNCA comprei nada online. Duvido que alguma vez compre. Segundo dizem e leio, a maioria das coisas que se compram online são... fiascos
    .
    Tenha um dia feliz
    Saudação amiga

    ResponderEliminar
  6. Já me ri! Já tinha visto anuncios dessa geringonça e fiquei sempre na dúvida. Para se manterem a par, os imanes têm de ser tão fortes que dificilmente se moverão... para se moverem, o poder de atração não comporta movimento sem que se separem... é a minha ideia e mesmo em vidros simples, não acredito que resulte... mas isso sou eu que sou pessimista em algumas coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu devia ter desconfiado, mas a vontade de resolver o problema dos vidros turvou-me o raciocínio. Beijo

      Eliminar
  7. ola pois é nao é facil mas deixa la quando chuver lava hahaha estou a brincar te desejo tudo de bom muita saude bjs

    ResponderEliminar
  8. Y yo que pensaba que habías encontrado la solución.
    Por otro lado, me encantan las casas muy iluminadas. Seguramente la luz se luce en tu departamento.

    ResponderEliminar
  9. Detesto limpar vidros e os meus até são fáceis pois são todos portas/janelas com varanda à volta.
    Neste momento já tenho a empregada de volta. Ela entra e eu saiu. Também é so 1 vez por semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá Nina. muito,muito bom o teu texto. Já me fizeste rir. Como se costuma dizer " não há bela sem senão" . Engenhocas on line também não me convencem. Já tive a minha porção de desencantos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Aqui não se limpa os vidros dos janelões nas partes de fora porque temos telas em todas as janelas.
    Mas janelões deixam o ambiente bem claro.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Nina,
    AS vidraças são lindas e dão mais claridade à casa, mas dão imenso trabalho.
    Nada como janelas tradicionais como as minhas.
    As varandas fechadas as chuvas e os ventos se encarregam de as limpar no lado de fora...;))!!
    Como diz a Nina puxam-se as telas e já está;))!!!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Uma tarefa que dispenso!!!
    A casa do Porto é igual... muito vidro mas só limpava os das varandas pois nunca me empoleirei nas janelas nem deixei as empregadas fazer!
    Nada de riscos!!! 😳... Aqui na aldeia as portadas são diferentes e há segurança! Bj

    ResponderEliminar
  14. Já me fizeste rir, Ninita! Não fosse o desgosto, o tempo e o dinheiro gastos e era uma festa. :) Adorei o texto, compreendo a desilusão, mas achei o máximo a solução encontrada: fecham-se as cortinas e já está!
    Beijinho, minha querida continuação de dias tranquilos com saúde.

    ResponderEliminar
  15. Um cabo leve extensível... com um rolo daqueles bem pequeninos de pintura, envolto num paninho (seco ou molhado)... é a minha técnica para limpar o meu aquário da Ericeira! Chamo a casa de aquário, pois as únicas paredes exteriores que não têm vidro, são armários...
    E também eu, sou dada a vertigens... por isso compreendo perfeitamente a sua dificuldade, Nina...
    Este ano, esse será um trabalho que não terei... não posso ir de férias para lá... sítio turístico, em tempo de pandemia... não vai dar para a minha mãe...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Nina, padeço do mesmo problema, vivo em uma redoma de vidro. Mas aqui não há muito perigo porque eles estão têm a proteção do terraço, cercado pela mureta. Já larguei mão de mantê-los limpos durante esse confinamento, jogamos a mangueira de água na parte externa, por dentro marido passou um pano e está bom demais. Já os do andar de baixo, fecho as cortinas e está tudo bem. Beijos

    ResponderEliminar