quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Pintei o cabelo




 Há 6 meses que não vou ao cabeleireiro, coisa pouca para quem nunca vai, uma eternidade para quem, como eu, ia todas as semanas. À quinta-feira, às 2 da tarde, lá estava eu. Nem precisava marcar. Tinha lugar cativo.

Geralmente, apenas lavava e secava e de lá vinha muito bem disposta com o resultado. Esclareço que tenho o que se pode chamar um cabelo horroroso. Muito fino, indomável e com tendência a encrespar. Se lavado em casa, aguenta-se 1 ou 2 dias, até que desisto de o domesticar, prendendo-o ou recorrendo a um qualquer artefacto que o deixa sempre mal.

Por isso, às quintas-feiras, às 2 horas, lá estava eu, entregue às mãos da Márcia.

De dois em dois meses dava um toque nas madeixas e cortava as pontas.

Mas isso era dantes. Antes da pandemia. Num intervalo da maldita, em Agosto, trataram-me do cabelo.

Depois, confinei.

O cabelo cresceu, as nuances dissiparam-se e  - confesso- uma manhã, ao espelho, desesperei.

Parecia uma zebra.

Às riscas.


Passei pela farmácia e comprei um produto hipoalergénico, sem amoníaco. 

Recomendava prévio teste. 

Atrás da orelha, 48 horas antes da aplicação.

Esperei 24 e não vi reação.

Apliquei.

A cor uniformizou medianamente.

Não gostei.

Mas ...

O pior estava por vir: dois dias após a aplicação, acordei com picor generalizado. 

Chato. 

Tomei um anti-histaminico e nem assim passou o incómodo.

Conclusão, acho que só de chapéu, gorro, boina ou carapinha assumida.


Beijo 

Nina



18 comentários:

  1. Pois é Nina, conheço gente que foi a correr comprar tinta antes do confinamento:). Agora, a Nina compra uns adereços bonitos e tira umas fotos para a gente ver. Tenho ideia de lhe ter visto uns chapéus de verão que não ficavam nada mal. E depois da Páscoa talvez haja ordem para soltar o pessoal e já pode às duas de quinta estar caída na cabeleireira:).
    Um beijinho

    ResponderEliminar

  2. Decerto que foi falta de prática de pintar o cabelo em casa. Precisa de mais treino, lol
    .
    Tenha um dia feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Problema que deixei de ter há mais de 20 anos quando comecei a achar que os cabelos brancos me ficavam bem.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. Jane Quintela de Carvalho12 de fevereiro de 2021 às 01:09

    oi Nina... no começo da pandemia eu também pintei meu cabelo sozinha, ficou um horror, rsrsrs
    Agora já vou ao salão pelo menos uma vez ao mês, mas acho que tenho que pesquisar sobre uma tinta que dure mais, a que eu uso está deixando meu cabelo avermelhado na frente.
    Daqui a pouco passa todo esse pesadelo... acho que vc fica bem charmosa de lenço no cabelo.
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  5. Durante algum tempo pintei o cabelo em casa, sem qualquer problema, apenas para enriquecer o tom base que é castanho escuro nada mais e sempre sem qualquer problema. Por agora desisti. Uma vez que o preciso lavar dia sim dia não, só vou à cabeleireira para manter o corte e acertar pontas. O confinamento e o encerramento dos cabeleireiros fez com que o corte curto que estava a usar, deixasse de o ser... e agora está a crescer.

    ResponderEliminar
  6. Não me atrevo a uma experiência dessas!
    As louras pintadas, como eu, estão ruças, as morenas têm madeixas! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Imagino teu desespero mas nada que um gorro chapéu etc nao resolva alem de acrescentar um charme. Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Oi Nina,
    Que pena que o produto deu reação! Eu tenho tingido meu cabelo em casa desde o início da pandemia, e tenho usado o tonalizante Casting. Quando a pandemia deu uma tregua, fui á cabeleireira e fiz luzes, mas agora estou confinada como vc.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Nina,
    Pois essas mãos de fada estão a fazer-nos muita falta. O meu cabelo também não é fácil.
    No primeiro confinamento comprei tinta num hiper, segui à risca e correu bem. Só pinto raízes e faço madeixas habitualmente.
    Desta vez encomendei on line uma mousse de cor aproximada ao meu tom e aplico depois de secar o cabelo. Da próxima vez vou aplicar com o cabelo molhado) as instruções são omissas). Como as saídas são tão limitadas, vou tentando orientar-me desta forma.
    Pena ter feito alergia... A Nina tem engenho e arte para dar a volta à questão.
    Um grande beijinho e ótimo fim de semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Prefiro o trabalho de cabeleireira, claro, mas desenrasco-me bem com as tintas de supermercado. Não fica perfeito, mas dão para desenrascar. Tenho a sorte de ter um cabelo muito forte e espesso. Espero que fique tudo bem contigo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Felizmente fui ao cabeleireiro antes do confinamento!
    Mas meu cabelo está a precisar e um corte e aí vai ter de esperar!
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Seguro que te ha quedado estupendo, cuando acabará todo esto!!!
    Besitos

    ResponderEliminar
  13. Nina, bom que aí está frio, uma boina, gorro ou chapéu lhe cairá muito bem. Os salões estão fechados? E se usar máscaras, não tocar em nada iu mesmo chamar a Márcia para ir em casa. O que acha?
    Eu já pinto meu cabelo há anos, só de vez em quando faço luzes lá em SP. De resto só vou retocando as raízes com muito cuidado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Sei do que falas. Antes do confinamento pintei e cortei, mas já tenho umas raízes horríveis. Até evito olhar para o espelho. Comprei uma tinta no supermercado mas tenho algum receio.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Raramente vou arranjar o cabelo e limito-me a manter o corte.

    Há muitos anos que o tenho na cor natural, ou seja , faço parte da "peste grisalha".

    Tentei há décadas ir todas as semanas, pois é extremamente oleoso, felizmente liso, mas a oleosidade aumentou.

    ER assim vamos...

    Bom fim de semaana e abraço :)

    ResponderEliminar
  16. Perdoa, mas fartei-me de rir! Não há por aí um xuxu para apanhares o cabelo? É muito fácil de fazer e num instante podes ter meia dúzia, a combinar com as diferentes fatanas. :)
    Bem, tenho sorte com o meu cabelo. Tenho muito e forte! Também não vou ao salão vai fazer 1 ano, o cabelo cresceu, perdeu o corte e normalmente anda à sua vontade. Depois de comprar a prancha rapidamente o estico e fica muito bem, aguentando a normal semanita. Ultimamente para dar uso aos xuxus, opto por apanhá-lo e apesar dos cabelos brancos gosto de me ver. Não há nada como nos adaptarmos às novas situações sem dramas... como costumo dizer, haja saúde e tudo se aguenta. Estou certa de que terás um lindo chapéu, um lenço ou até uma fita que disfarça as riscas e podes desfilar com orgulho e elegância o teu novo cabelo. Beijinho, até breve, minha querida, tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  17. Nina, sempre aquela (estúpida) tendência para (sor)rir com a desgraça dos outros! Desculpa, querida, mas achei graça ao modo hilariante como descreveste essa tua desgracinha! Então e a fotografia para a gente apreciar esta tua arte de cabeleireira?!
    Por aqui já cortei (eu) o cabelo. O meu marido deu uma ajudinha sob minha orientação. De tinta não preciso, mas o que me preocupa é que estou a ficar careca... a sério! Uso mousses de volume, mas é uma ilusão: o cabelito vai caindo na mesma!
    Fico a aguardar a tal fotografia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Desde que a minha cabeleira, se foi embora, há alguns anos, para abrir o seu próprio cabeleireiro bem longe daqui... passei a pintar e cortar em casa. No caso, uso o 4, Chocolate ou Cacau (de vez em quando mudam o nome) da Garnier. Costumo deixar uma pequena madeixa na frente ao natural, para fazer o mesmo efeito que a Stacy London usa... e para quando alguns branquitos despontarem, o efeito ficar ainda bem mais natural, e o seu aparecimento não ser tão dramático, logo a precisar de retoque!
    No meu caso não costuma dar reacção, mas creio existirem agora muitas cores novas, também de outras marcas, com produtos bem menos agressivos.
    Também já corto o meu cabelo faz tempo! Posso dizer que neste momento... já não sinto muitas saudades, da minha cabeleireira de antes!... Não tenho muita paciência, para passar uma manhã ou uma tarde numa outra cabeleireira, aqui próximo, que nem sempre, faz exactamente as coisas como eu gosto... quando eu no máximo em três quartos de hora, corto, pinto, e seco em casa... e exactamente como eu quero...
    Eu talvez não tenha alergia, porque sigo os hábitos, de quando não pintava... lavar o cabelo todos os dias, porque o meu cabelo, apesar de volumoso, é fininho, oleoso, e um martírio para pentear a seco... além de que quando pinto, também não sigo os tramites usuais... lavo, coloco montes de amaciador... e só depois pinto... o cabelo manuseia-se facilmente, com o pente a deslizar facilmente, e às vezes quando quero mais rapidez, nem uso o pincelzinho para espalhar a tinta... vai à la dedo mesmo... com luva de plástico, claro...
    Pintar e cortar, deixou de ser problema, em termos capilares, por estes lados, faz tempo... e não tenho tido muita reclamação, confesso!... :-))
    Beijinhos! Esperando que já tenha melhorado por completo, da reacção ao produto, Nina...
    Ana

    ResponderEliminar