quinta-feira, 18 de maio de 2017

Sobras, restos e coisas assim ...


Ouso afirmar que sou perita em lidar com sobras, em dar-lhes destino,  numa louca apologia do aproveitamento.

É que, por exemplo, quando o creme para as mãos chega ao fim, eu que o utilizei perdulariamente, sinto uma absurda compulsão para o espremer até à última gota, apertando o tubo em prodigiosas contorções. Mais ... às vezes dou-me mesmo ao trabalho de, em acesso de loucura, lhes abrir "a barriga" de modo a que nem molécula do produto vá desaproveitada para o lixo.
O mesmo com o champô a que adiciono água  e com a pasta de dentes e com o protector solar e o hidratante corporal e tudo, tudo que venha em frasco ou bisnaga.

Com a comida também!
Não gosto de deitar comida ao lixo!
Preparo torradas e açordas e pudim de pão e pão ralado ...
Faço pataniscas e pastéis de bacalhau e rissóis e empadões ...
Cozinho compotas e geleias e bolos variados sempre que  a fruta permanece esquecida e os iogurtes definham gelados ...

Essa sou eu!
Magnífica!
Perita!
Expert!

Porém...

Porém nem sempre!
Principalmente se me movo no mundo dos fios e das lãs!
Aí falho desastrosamente!

Explico:
Abro uma gaveta...
Não abre, de atafulhada ...
Tanto novelo, tanto resto de fio, tanta desordem, tanta desorganização (  é que além da propensão para rentabilizar as sobras, sou um bocadinho manienta com as arrumações - admito!)

Necessário se torna agir!
Tudo cá para fora - organizemos a desordem!
Escolho fios!
Tudo com a mesma espessura e, já agora, que as cores se acomodem sem briga.

Determino o projecto - numa organizadérrima pasta ... coisas minhas e mãos à obra!


Pois,  teremos,  então, uma série de quadrados que, ligados, formarão colorida manta ...

Só que ...
As sobras não chegam para levar o barco a bom porto, pelo que imperioso se torna ir às compras, abastecer-me de munições que, fatalmente, originarão novas sobras.



Estes que aqui mostro, são já o aproveitamento de sobras e a aplicação de recentes compras  ...


Faço contas, cálculos, engendro equações em que a manta concluída será = X - isto é, o número de quadrados que constituirão o "monumento" final, resultante de uma quantidade de sobras que não para de me decepcionar .


Falemos verdade - isto não são sobras ...

Isto é o início de um movimento ad aeternum, que nunca dá certo, porque nunca se esgota, antes se reproduz numa cadência invencível.

Logo, quem quiser eliminar as sobras de lã que atafulham gavetas só tem um caminho:

- Lixo com elas!
Só que eu - pobre de mim - não sou capaz!
E refém das sobras mais não faço que eternizá-las!


Beijo
Nina



41 comentários:

  1. Que bacana organizada demais ..mas nas lãs eu sou experta, adoro e sempre tenho tudo arrumadinho, sei muito bem o que fazer com elas....esses quadrados sempre dão um bom trabalho com as sobras! Uma boa aventura no meio dos fios . bjsss

    ResponderEliminar
  2. Nina...não me importava de ter ranta sobra de lãs ... mas não tenho nadinha!
    A manta vai ficar linda com esse belo esquema!
    Quanto às embalagens ... infelizmente as minhas mãos tem dificuldade no espremer de modo que ... há muitos anos que as abro todinhas ... para aproveitar ao máximo!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  3. Eu são a mesma coisa Nina, kkkk abro "a barriga" do tubo de creme par aproveitar tudo. As minhas gavetas dos fios, também estão desordenadas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sempre ocupada com coisas lindas.
    Adoro esse tom de verde.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Também tento sempre aproveitar tudinho, mas em relação a restos de lãs ou tecidos nunca tenho esses problemas, pois não sei costurar ....
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Por aqui também se passa o mesmo Nina!
    São restos e mais restos, mas como diz a Mãe, guarda que mais tarde te fará falta.(acho que não vai fazer falta nenhuma) Mas pronto está tudo arrumadinho.
    Certamente vai sair daí uma linda colcha, pelas cores que estou vendo e pelo desenho.
    Beijinho e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Bueno aunque para terminar esas lanas tengas que comprar unas nuevas siempre tendrás una bonita manta para arroparte si hace frio.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  8. Não!!!!! Ao lixo não!!!!! Pelo amor de Deus...
    Nem que seja para encher almofadas...
    Abs.
    M

    ResponderEliminar
  9. Ah Nina, como me identifiquei... em todos os detalhes... dos tubos as linhas, e no meu caso mais os tecidos rsrs
    Mas as suas sobras renderam quadradinhos maravilhosos...
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  10. Oi Nina... estas cores "candy" da manta são encantadoras, vai ficar linda!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  11. Lixo? Não pode ser Nina :)
    Servem sempre para alguma coisa ;)
    Até para forrar uma coroa para a Primavera/ Verão :) Eu também guardo porque um dia serviram para alguma coisa, mas claro que está, também adoro comprar novas :D :D :D
    É giro :)
    Beijinhos e boa continuação com a manta que vai ficar bonita :)
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  12. Acho que é sofrimento geral. Quando queremos acabar com sobras, acabamos sempre por comprar mais material que vai gerar mais sobras... fatal! Mas acho que aí é que está a graça da coisa!

    ResponderEliminar
  13. Olá, querida Nina!
    Que banaca, parabéns!
    Esses quadradinhos rendem uma bela colcha.

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  14. Nina querida, lixo nem pensar! Você vai ver que depois de pronta a manta ela ficará tão linda, que você vai guardar todas as sobras para o próxima.
    Beijos e tenha um ótimo final de semana.
    Ângela

    ResponderEliminar
  15. Lixo nãom,,,,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  16. E porque não doá-las? A uma instituição que as use para ensinar crochet? Por exemplo na escola da minha filha há um clube de crochet a quem tenho doado sobras de fios. E lares de 3 idade? Muitas vezes têm cantinhos de crochet. E até jardins de infância usam esses materiais para fazer outros trabalhos com os miúdos. Bom fsm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, na verdade, não deito nada ao lixo. Mas a sugestão é excelente.
      Beijo

      Eliminar
  17. E que bela organização está a ficar! Adoro! Eu bem que preciso de me organizar mesmo, tirar tudo de todos os móveis, selecionar e voltar a arrumar. Talvez nas férias... Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Deitar ao lixo, não!
    Das tuas mãos saem sempre peças belíssimas e úteis!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Também sou assim com a comido e os frascos, fico feliz por saber que não sou a única a cortar os frascos para aceder aos restos que se encontram no interior! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  20. As peças até que ficaram muito giras! Linhas e lãs não existem cá em casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Nina,
    Vai ficar uma manta linda. Os quadrados são muito bonitos.
    Já recomecei o meu croché...
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Como te compreendo, Ninita... mas deitar ao lixo, nunca! Tens de fazer uma manta com restos sem olhar a cores, isto é o que me acontece com as meias, uso os restos e pronto. E olha que me livrei de quase todos, quer dizer agora não tenho suficientes para mais meias. :)
    Há umas receitas giras de echarpes com restinhos bem pequeninos, vou ver se encontro...
    Beijinho grande querida, e força nessa vontade de aproveitar tudo até ao fim (sou igualzinha!)

    ResponderEliminar
  23. Nina, tenta fazer trabalhos em que gastes apenas as sobras.
    Gosto do esquema deste novo trabalho.
    Também costumo abrir as embalagens de cremes.Aproveito tudo.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. ja, ja
    Yo hago lo mismo con la pasta de dientes. Al champú lo pongo de cabeza para que caiga hasta la última gota. No me gusta mucho echarle agua, siempre queda un poquito al fondo.

    ResponderEliminar
  25. Se não gastar tudo envie para mim que eu pago o frete bjs

    ResponderEliminar
  26. Dearest Nina,
    beautiful patches you crocheted! Thank you very much for your kind words in my blog. In my current post you can read what was the reason for my absence!
    Lots of hugs and kind weekend-regards to you,
    Traude
    http://rostrose.blogspot.co.at/2017/05/retour-von-der-kur-2017-teil-1.html

    ResponderEliminar
  27. Querida Nina,
    vai ao meu blog e encontrarás lá o meu comentário!
    Os teus quadradinhos vão dar uma linda manta.
    Eu estava com saudades de me sentar, de te ler, de ver o que tens feito... e publicar. Foi hoje!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Nina, aproveitar tudo o que muitos jogam no lixo é característica de um povo evoluído e criativo. E, em determinados projetos, o resultado da obra fica bem mais satisfatório e belo, como o qie resultará na junção de todos esses quadradinhos que está fazendo. Quanto a fazer frio aqui, alugumas regiöes do Brasil (sul e sudeste) nessa época do ano a temperatura cai muito. Algumas cidades da serra gaúcha e Santa Catarina costuma até a cair neve, acredita? Mas aqui em Belo Horizonte (ainda sudeste) o inverno é bem, bem ameno. Mas estamos vivendo uns dias frio. Por isso tenho que usufruir desse clima que reina, mesmo que tenho que ir para a cozinha fazer pizza em plena noite de sexta-feira. Adoro, adoro. Bjs

    ResponderEliminar
  29. Aqui também tudo é aproveitado, não podemos desperdiçar, a manta vai ficar linda, me deu inspiração a fazer uma.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  30. Nina, me identifiquei um pouco com você.
    Suas sobras renderam quadradinhos maravilhosos.
    Bjo

    ResponderEliminar
  31. Como você aproveito cremes e shampos até o final.
    Nas coisas que podem, ponho água.
    E sobras de alimentos não faço essa variedades de pratos que você faz, até porque a serviçal nem tem essa ideia, mas aproveitamos tudo, tudo.

    ResponderEliminar
  32. Mas a manta vai ficar linda... e dará conta de uma boa quantidade de sobras!...
    Como vai fazer o remate?...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, tenciono fazer uns pompons! Acho que vai ficar giro!
      Depois mostro.
      Beijo

      Eliminar
  33. já agora: hoje dei com a sugestão desta blogger http://gingerschatz.blogspot.pt/2011/09/tutorial-crazy-patchwork-klimt-blankets.html

    ResponderEliminar