segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Destralhando, arrumando, costurando ...


A minha vida, desde que cheguei de férias, tem sido uma canseira!
Organizar tralhas seguindo o método dos três lotes  - reaproveitar, doar, deitar ao lixo.
Parece fácil, mas não é. 
Hesito, vacilo, adio decisões. 
Esta a minha natureza.

Decidi também acabar T-O_D-O-S os projetos iniciados, quer seja costura, croché, ou tricô.
É que não existe organização possível com pendências adiadas.
Pronto!
Decisão assumida.

Foi na sequência desta determinação que dei com um monte de retalhos já cortados e muitos já costurados, destinando-se a uma colcha.
Este é uma trabalho imensamente gratificante porque cresce rapidamente e rapidamente estará concluído.
Não é a primeira colcha que faço. Acho que é já a terceira. Ganhei alguma experiência, mas, com plena noção das minhas limitações, não me arrisco em altas cavalgadas. É tudo muito simplezinho - quadradinhos estampados ligados entre si,  debruados a branco.




Os tons são suaves com predomínio do bege.

Não comprei qualquer tecido, o que é uma vantagem. Tudo são sobras. Sobras transformadas em colcha útil, leve e quente, equivalendo a caixas e cestos vazios de restos.


Está pronta.

Pronta, mas apenas a parte divertida. O pior está para vir - costurar a manta térmica.



Comprei-a esta tarde.


Em relação à primeira que fiz, houve um progresso que me facilita a vida - a manta térmica já vem forrada, portanto a sanduíche de três camadas, fica reduzida a duas...


Ainda assim é complicado!


Muito alfinete ligando as duas camadas, muito pano, muito trabalho.


Depois de pronta, o que será em breve, que agora que lhe peguei não a largo, vai para a minha cama.
Gosto destas colchas, mais do que dos edredons convencionais, porque são mais leves, mais confortáveis e são únicas na sua imensa simplicidade.
Têm caixas atulhadas com sobras de tecido?
Façam uma colcha!

Beijo
Nina


23 comentários:

  1. Acho tão lindas as colchas assim com esses quadrados de tecido! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Essas colchas ficam lindas e tu és habilidosa e decidida! Gosto disso! Estás sempre pronta a algo fazer e fazes! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Bem criativa!!! Gostei muito .
    Um abraço carinhoso meu.

    ResponderEliminar
  4. Não sei costurar, com muita pena minha, mas adoro destralhar ;) Mas gosto deste tipo de trabalhos. Ficou muito bonita. Parabéns! beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Está muito bonita Nina. Gosto dos tons e da maneira como organizaste os quadrados. O teu quarto vai ganhar nova vida.
    A minha constipação já está boa mas passei o fim de semana a fugir dos ambientes com ar condicionado.
    Beijinhos minha linda.

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo, Ninita! Um dia hei de fazer uma colcha, quando tiver um atelier com muito espaço só para as minhas tralhas, eh!
    Até lá, vou-me contentando no meu pequeno cantinho com peças mais pequenas que em termos emocionais e afetivos têm o mesmo impacto... são concorrentes ferozes dos antidepressivos (risos).
    Beijinho, querida, coragem na árdua tarefa. Essa colcha está, mas vai ficar ainda mais deslumbrante!

    ResponderEliminar
  7. Nina. Que colcha tão bonita. Em costura são um zero a esquerda não entendo mesmo nada. Somente pregar um botão e não mais q isso. Parabéns. Adoro o seu blog. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. QUE LINDAS TELAS!!
    QUEDA PRECIOSO PERO MUCHA PACIENCIA.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  9. Querida Nina: é mais fácil dizê-lo do que fazê-lo, rsrs. Não tenho jeitinho nenhum para a costura, mas admiro quem faz trabalhos lindos como esta manta. Feita por ti tem logo outro significado e deve ser bem confortável.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Lindo. Também estou assim, tiramos uma semana de férias e cheguei trabalhando muito. E agente vem com muita energia e ideias novas.
    bjos boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá, querida Nina!
    Gosto muito de trabalhar com retalhos.. fica tão lindo o resultado!
    O seu está belo!
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  12. Oi, Nina, como vai? Achei um barato sua determinação em terminar tudo o que está iniciado hahaha, houve um tempo em que eu também acumulava pilhas e pilhas de trabalhos começados e não terminados. Fiquei encantada com seu empenho em terminar a colcha em patchwork, eu cheguei a fazer duas, sem a facilidade da manta acoplada, rsrsrs. Você conhece a técnica log cabin? É bem rápida para se feita e usa todo tipo de retalhinho reto. Abraços!

    ResponderEliminar
  13. Não tenho tecidos mas gostava de os ter para fazer um belo projeto como o seu!
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Já fiz Nina, para aproveitar retalhos. Fiz duas até. Pequenas porque eram tecidos muito diferentes para juntar. Mas acho que tenho mais para fazer, se me apetecer, que os tecidos multiplicam-se na gaveta!

    ResponderEliminar
  15. Estou com umas ideias de costuras mas vou esperar a Emília que é não faz costura finas e delicadas, mas no geral, bem que me serve.

    ResponderEliminar
  16. Un proyecto precioso con unas telas muy bonitas.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  17. Vai ficar giríssima!... E sabendo que foi feita por nós... tem logo outro valor bem especial!...
    Está muitíssimo bem feita! E os tecidos, ligam entre si muito bem!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Nina, a tua colcha está a ficar linda. Os tecidos são bonitos.
    Também gosto de as fazer e deixei uns quadrados feitos a aguardar outros para uma colcha assim forrada como a tua. Não vou unir os quadrados com tiras, que até dão um ar bem engraçado, mas vou juntá-los apenas. Já tenho algumas, são muito confortáveis, como dizes, e tenho duas jovens que muito as apreciam!
    Aqui já comecei uns quadrados básicos de croché que também só faço ao serão. O tempo está muito quente e abafado, apesar de já ter chovido torrencialmente. Logo a seguir faz um dia lindo de sol!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Nina,
    Já estava com saudades dos seus trabalhos e entusiasmo.
    Essa colcha fica linda!
    Eu bem gostava mas não sei costurar.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. E ficou bonita, gostei das cores. Muito capricho Nina, parabéns!

    ResponderEliminar
  21. Tão bonita Nina :)
    Estas colchas ficam sempre bonitas, dá trabalho mas ficam lindas :)
    Já tinha saudades deste cantinho :)
    Continuação :) Beijinhos grandes

    ResponderEliminar